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Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

Motoristas se planejam para não ingerir álcool quando irão dirigir, mas acabam cedendo à pressão dos amigos, problema conhecido pelo termo Peer Pressure

Por | 12/09/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Mais da metade (68%) dos adultos bebem álcool antes de dirigir e em 49% das vezes, esses motoristas se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos. Esse é um dado levantado pela Heineken em um estudo feito em em dez países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México). A pesquisa também avaliou que 51% dos entrevistados não compreendem os riscos em torno da escolha em beber antes de dirigir, sendo que 64% deles mudariam seus hábitos se tivessem outras opções disponíveis de transporte e locomoção.

Além disso, o estudo revela que 46% dos consumidores dizem que conhecem as leis de trânsito e sabem os limites de concentração de álcool no sangue e, em análise mais profunda, apenas 18% sabem corretamente quais são estes limites. A pesquisa encomendada pela Heineken mostra que, no Brasil, 87% das pessoas se planejam para não beber quando irão dirigir, mas acabam cedendo à pressão dos amigos, problema conhecido pelo termo Peer Pressure.

O estudo também apontou que 65% dos motoristas brasileiros estão acostumados a beber e dirigir, sendo que 49% destes afirmam ter seu próprio limite de tolerância ao dirigir alcoolizado. Por fim, um a cada três entrevistados brasileiros que dirigem embriagados compreendem como cultural consumir bebida alcoólica antes de guiar o veículo.

Com o intuito de reforçar as mensagens de que bebida e direção nunca devem se misturar, a Heineken iniciou em agosto a veiculação no Brasil, em TV aberta, TV a cabo, além de conteúdos para plataformas digitais, a campanha "No Compromise", estrelada pelo ex-piloto e campeão mundial de Formula 1, Nico Rosberg.

O filme criado pela Publicis Itália explora situações da rotina do ex-piloto alemão e sua busca pelo centímetro ou décimo de segundo que levam um piloto a ser um verdadeiro campeão e como não ceder à pressão de amigos ao recusar beber uma única cerveja, respondendo que está dirigindo. A marca prepara para novembro o lançamento de uma segunda etapa dessa campanha, que visa transformar a pressão dos amigos (peer pressure) em pressão ao incentivo para tomar a decisão correta no que diz respeito à bebida e direção.

O estudo analisou condutores de ambos os sexos e com idades entre 25 e 54 e faz parte da iniciativa "When You Drive, Never Drink", que há três anos se dedica a mudar positivamente o comportamento cultural de seus consumidores. O intuito da pesquisa é desempenhar um papel ativo na discussão sobre consumo responsável e mudar positivamente o comportamento de seus consumidores.

Leia também: Cervejas especiais - mercado promissor para pequenos empreendedores - conteúdo para assinantes.

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