Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

Dados apontam que os proprietários de pequenas e médias empresas reconhecem os benefícios vitais da tecnologia de automação – apenas 5% encaram como ameaça

Por | 12/09/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

As pequenas e médias empresas já estão utilizando tecnologias de automação para gerenciar e expandir seus negócios, segundo o estudo "Pequenas e Médias Empresas na Era da IA", feito pela Intuit. Esses empresários estão vendo a tecnologia de automação de forma positiva, com 54% afirmando vê-la, principalmente, como uma oportunidade. Embora o medo da inovação tecnológica seja frequentemente referenciado como a barreira subjacente para a adoção de Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), apenas 5% dos entrevistados disseram que veem a automação como uma ameaça.

Poucas PMEs acreditam que a tecnologia levará a perdas de emprego e quase um terço (31%) afirma que a automação permitirá que elas aumentem seu número de funcionários. Sobre as mudanças no mercado de trabalho, 59% afirmam que não haverá diferenças e apenas 1% acredita que haverá perdas significativas de emprego.

O estudo também constatou que, dentre os pesquisados, 66% já usavam tecnologias de automação para ajudá-los em uma variedade de funções, incluindo finanças e faturamento (29%), marketing (28%), vendas (27%), atendimento ao cliente (25%), operações (15%) e produção (9%).

A pesquisa revelou ainda que os proprietários de pequenas e médias empresas reconhecem os benefícios vitais dessa tecnologia, como: mais tempo para realizar tarefas (79%), ajuda no atendimento ao cliente (77%), impulso para a inovação (74%), além das melhorias que estão sendo conduzidas pela tecnologia de automação de ponta, incluindo análise de Big Data (24%), Processamento de Linguagem Natural - PLN (17%), Machine Learning (12%) e Inteligência Artificial (11%).

No futuro, as PMEs esperam ter benefícios contínuos com a automação. Nos próximos cinco anos, os entrevistados disseram que os principais motivos pelos quais a automação terá impacto positivo em suas empresas incluem eficiência nos negócios (73%), produtividade (68%), inovação (62%), capacidade de resposta às mudanças do mercado (60%) e receita (59%).

Leia também: Tecnologia no Marketing: por que você precisa dar muita atenção? - conteúdo exclusivo para assinantes.

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss