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5 inovações do Google Brasil em anúncios

Tecnologias criadas pela equipe local para alavancar campanhas de publicidade já são usadas em diversos países. Ações para Black Friday foram tidas como cases de sucesso

Por | 06/09/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Desde que a empresa iniciou sua operação local em 2005, o Brasil tem sido uma fonte de inovação para o Google. Além das contribuições expressivas dos engenheiros do nosso Centro de Engenharia em Belo Horizonte, o país tem gerado diversas inovações também em nossas soluções de anúncios oferecidos para empresas. Muitas dessas tecnologias foram criadas pela equipe de vendas em colaboração com o gTech, time de engenheiros de inovação comercial baseados em São Paulo.

Confira, a seguir, cinco inovações do Google para publicidade criadas no Brasil:

Blasts
Os Blasts são estratégias desenvolvidas pelo Google, focadas em atingir o maior número possível de pessoas em um curto espaço de tempo. Pensadas em conjunto com as agências, elas combinam formatos e plataformas, adequando a distribuição da mídia ao objetivo do anunciante.

O trabalho começa com uma extensa captura de dados, incluindo informações off-line, que são usadas para gerar insights e definir o melhor mix para cada campanha nas plataformas YouTube, Google Display Network e Display & Vídeo 360.

O primeiro Blast foi feito em maio de 2017 por uma empresa do segmento automotivo e atingiu 23,3 milhões de pessoas ao combinar formatos populares de anúncios do YouTube, como TrueView in Stream, TrueView in Display e Masthead - o anúncio que fica em destaque na home da plataforma. Hoje, a estratégia foi aperfeiçoada e é possível atingir mais de 50 milhões de pessoas com um único Blast, em um único dia e usando somente YouTube.

AudiencePRO
Desenvolvida pelo time de gTech em 2016 e exportada para o mundo todo, a tecnologia permite que os anunciantes combinem dados de navegação de seus sites com dados do Google para gerar insights sobre perfis, gostos e interesses dos diferentes grupos de consumidores de cada marca.

Usada inicialmente por uma empresa do segmento de beleza, a tecnologia permitiu a análise das diferenças de interesse e comportamento entre os consumidores de cada linha de produtos. Depois de usada por vários anunciantes brasileiros foi utilizada por anunciantes em todo o mundo e, desde agosto deste ano, foi incorporada como uma funcionalidade do Google Display & Video 360.

GooP Ads
Uma inovação tecnológica desenvolvida em 2016 no Brasil tornou possível que um fabricante acompanhasse a venda dos produtos nos quais ele fez um investimento de publicidade digital em ação conjunta com um varejista. O acompanhamento acontece por meio de uma central de controle personalizada que exibe dados recebidos em tempo real diretamente do site de e-commerce do varejista.

Apelidada de GooP Ads (contração de Google e verba cooperada), a tecnologia experimental usa um sistema de programas e tags inteligentes para monitorar a jornada do consumidor que está comprando um produto da marca parceira, desde o clique feito em anúncios do Google Ads até a conclusão da compra no site do varejista. Foi a primeira vez que o Google lançou uma tecnologia desse tipo no mundo e hoje ela é usada em outros países da América Latina.

Black Friday
Desde 2015, o Google conta com um time multidisciplinar (incluindo engenheiros) dedicado para apoiar anunciantes na otimização de seus resultados durante a Black Friday. A preparação começa seis meses antes da data, quando são planejadas as soluções e definidos os níveis de serviços a serem entregues. As ações são intensificadas três meses antes, quando diversos serviços têm início, como verificar se os sites dos clientes estão preparados para monitorar corretamente o resultado das vendas, auxiliar na preparação de aplicativos e melhorias de velocidade dos sites em dispositivos mobile.

O time fica à disposição durante toda a semana anterior à data, já que as vendas disparam dias antes, e durante as 24h da Black Friday. Graças ao trabalho do time de gTech, os anunciantes brasileiros podem contar com consoles exclusivos (dashboards) que usam big data para oferecer insights em tempo real e ajudar empresas a impulsionar suas vendas, detectando, por exemplo, os itens mais buscados, tendências de busca que indicam intenções de consumo, e se as ofertas do cliente são competitivas em comparação com o mercado em tempo real.

Director Mix
A tecnologia, criada por engenheiros do Google no Brasil em 2014 sob o codinome Vogon, permite customizar partes de um anúncio em função do interesse do usuário. Por exemplo, o anunciante pode criar uma peça que "brinque" com o usuário que gosta de assistir vídeos de comédia e apresentar uma mensagem bem-humorada do tipo: "PREzão da Claro dura mais que piada antiga", como a operadora fez na campanha para promover seu plano pré-pago.

O Santander usou a tecnologia no ano passado, ao se tornar o primeiro banco a se apropriar da Black Friday. A tecnologia Director Mix foi usada para viabilizar a comunicação de 37 ofertas a partir de um único conceito criativo. A estratégia resultou em 637 vídeos que foram automaticamente criados a partir de uma matriz de decisão que levou em conta o perfil do consumidor, seus potenciais interesses, disposição para compra de serviços financeiros e o conteúdo assistido no YouTube. Essa foi a primeira experiência de uso do Director Mix a usar o recurso do YouTube TrueView for Action.

Leia também: Consumidor demanda integração de mídias - pesquisa exclusiva para assinantes.

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