Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Com 7,5% do volume das pesquisas globais no YouTube e na busca, país fica atrás somente dos Estados Unidos. Cuidados com o cabelo ficam na lista dos assuntos preferidos

Por | 20/08/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Brasil é o segundo maior país do mundo em volume de buscas no Google sobre Beleza no Google, com 7,5% do total. Os brasileiros fazem bilhões de pesquisas sobre assuntos como cabelo, maquiagem, cuidados com a pele entre outros, com um crescimento anual médio de 19% nos últimos três anos, segundo pesquisa feita pelo buscador. O volume só é maior nos Estados Unidos. A China, que seria um potencial, não foi considerada.

Nos últimos três anos, os cuidados com o cabelo ficaram no topo das buscas do Google, com participação de 48,2% do total. Esse segmento também é o que apresentou maior crescimento médio anual nas pesquisas no período, com 22%. Outra categoria de destaque é maquiagem, que representa 26,4% do volume de buscas, seguida por cuidados com a pele, perfumes e cuidados com as unhas.

Para gerar esses insights, o Google considerou dados internos de pesquisas na busca e no YouTube, além de realizar três Google Consumer Surveys (ferramenta de pesquisas on-line) com participação de mais de 2.500 consumidores brasileiros com idade acima de 18 anos. As Consumer Surveys foram realizadas entre os meses de junho e julho de 2018.

Alta demanda e potencial para vendas
As empresas do segmento ainda têm dificuldade em aproveitar todo o potencial das oportunidades de negócio que surgem desse forte aumento no interesse por beleza. Nos últimos três anos, o crescimento das vendas do setor foi de apenas 3% no Brasil, segundo dados da consultoria Euromonitor, bem abaixo do crescimento médio de 19% do volume de buscas.

Ainda segundo a Google Consumer Survey, 70% das pessoas se informam sobre beleza na internet antes de consumir produtos e 20% delas dizem que a rede é fundamental para ficar por dentro dos lançamentos. O Google e o YouTube aparecem na liderança entre as plataformas mais usadas para se descobrir informações sobre beleza, sendo usados por 4 em cada 10 consumidores on-line.

O relatório mostra também que 40% dos entrevistados disseram que cuidar de si mesmo é a atividade mais valorizada no dia, sendo que 80% dos consumidores on-line acreditam que buscar sobre produtos de beleza na web facilita sua vida na hora da compra. Já 80% dos brasileiros conectados acreditam que o cuidado pessoal é uma forma de relaxar. No total, 75% das buscas partem de termos genéricos, como shampoo ou pele oleosa.

Aqueles que buscam promoções de produtos de beleza na internet são poucos, apenas 10%. Os temas de maior procura mesmo são as específicas - elas crescem cada vez mais - pele oleosa (39%), morena (32%) e tipos de cabelo (28%). Além disso, 45% das mulheres sentem dificuldade em achar o produto de beleza ideal. Talvez por isso, 74% dos consumidores on-line não são fiéis a uma marca.

(Crédito imagens: Depositphotos)

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss