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Comportamento do Consumidor

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Pesquisa encomendada pelo Google mostra consolidação da Black Friday no Brasil. Brasileiro está disposto a comprar produtos de maior valor, como eletrodomésticos e viagens

Por Redação - 15/08/2018

Em um curto período de vendas, a Black Friday 2017 alcançou um faturamento de R$ 2,1 bilhões somente no meio on-line, com um crescimento de mais de 10% em relação a 2016. Com isso, o festival de ofertas se consolidou como a segunda melhor data para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Ela se tornou uma das principais datas sazonais do quarto trimestre, ganhando maior adesão dos consumidores, segundo a pesquisa “O comportamento do consumidor on-line na Black Friday”, feita pelo Google.

Em 2018, 99,5% dos consumidores on-line entrevistados afirmaram que conhecem a Black Friday - em 2014, segundo a pesquisa Hello Research, só 27% conheciam a data. O volume de pessoas que já compraram nesse período soma 70%. Só na Black Friday 2017, os brasileiros fizeram 3,8 milhões de pedidos, gerando R$ 2,1 bilhões em vendas no meio on-line, de acordo com dados da e-Bit.

O gasto médio no ano passado foi de R$ 1.178,00 - o que mostra a disposição do brasileiro em aproveitar a data para comprar produtos de maior valor. Ainda em 2017, os consumidores que participaram da Black Friday compraram em 3,9 categorias - como eletrônicos, viagens e beleza - alta de 15% em relação a 2015.

Do total de 1.500 entrevistados (que inclui quem comprou e quem não comprou no ano passado), apenas 9% disseram que não comprariam neste ano. Analisando somente a intenção de quem comprou em 2017, só 2% afirmam que não vão comprar neste ano, o que mostra que poucas pessoas que compram em uma Black Friday deixam de comprar novamente no ano seguinte. A categoria de smartphones foi a mais popular, seguida por TVs e eletroportáteis. Porém, outras categorias ganharam relevância, como roupas, perfumes e tênis.

Buscas
Em 2017, o volume de buscas por produtos no Google registrou crescimento de 57% em relação ao volume médio das sextas-feiras de novembro de 2017, antes da Black Friday - categorias como eletrônicos e eletroportáteis chegaram a apresentar variação de mais de 300%. Os consumidores começam a pesquisar cada vez mais cedo sobre a data e a pesquisa on-line é o método preferido para 86% dos entrevistados. Mesmo para as pessoas que não compram on-line, a pesquisa na web é o método escolhido pela maioria (53%).

Confiança nas promoções ainda é o principal motivo para não participar da Black Friday segundo 37% dos entrevistados. Por outro lado, 75% dos que compraram dizem que gastaram o valor que esperavam ou menos. No Brasil, a consolidação da Black Friday no e-commerce ao longo dos anos levou à expansão do festival de ofertas para o mundo off-line: a compra on-line com entrega na loja física, por exemplo, teve pico de buscas em 2017; 78% das pessoas voltaram a comprar numa mesma loja após uma primeira experiência de compra durante a Black Friday.

Período de maior compras
O recebimento do 13º salário impacta diretamente nas compras de final de ano - 48% das pessoas usarão o dinheiro para organizar suas finanças pessoais e 35% para realizar compras, de acordo com pesquisa do Google. Nessa data, os consumidores procuram por produtos nas categorias de roupas e calçados, móveis e artigos para casa.

Ao contrário da Black Friday, em que o consumidor compra produtos para si mesmo, no Natal o foco das compras são presentes. Além disso, somente 15% das pessoas que compraram na Black Friday 2017 disseram o produto seria oferecido como presente de Natal.

Outro período importante para as vendas é o início do ano, quando os brasileiros buscam por mais promoções e descontos. Nesse período, o foco dos consumidores é arrumar a casa: eletrodomésticos, móveis e decoração têm mais buscas no Google em janeiro do que em dezembro.

Previsões 2018
A Black Friday abre a temporada de compras do quarto trimestre - que inclui a chegada do 13º salário, Natal, Saldão e Ano-Novo - em um momento em que a confiança do consumidor e o consumo das famílias voltaram a aumentar. O cenário de recuperação econômica, com a taxa de desemprego e a taxa de juros em queda, favorece os prognósticos para a data em 2018, que ajudou o quarto trimestre a concentrar a maior fatia do faturamento do varejo brasileiro.

A pesquisa do Google foi encomendada pela empresa e realizada pela Provokers, ouviu 1.500 consumidores on-line, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do País, ao longo de julho de 2018. A principal novidade do estudo é mostrar ao mercado a oportunidade de estender o bom momento criado pela Black Friday para as datas de compra que vêm na sequência, entre elas a chegada do 13º salário, Natal, Saldão e Ano-Novo. O estudo mostra que os consumidores brasileiros se comportam de maneira diferente em cada data da temporada de compras do quarto trimestre, além de trazer insights sobre o perfil de consumo ao longo do período.