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Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Instalações advindas de anúncios dobraram no Brasil segundo pesquisa inédita. Facebook é o primeiro lugar na lista de mídia que mais gera downloads por meio de anúncios

Por Redação - 14/08/2018

Com o crescimento exponencial de apps novos – games, shopping, viagens, financeiras, social media e muito mais – o mercado de anúncios pagos para atração de usuários passou a movimentar mais de três bilhões de dólares por ano no Brasil. No mundo, são 142 bilhões de dólares circulando na indústria mobile só com campanhas de aquisição e uso de apps. Na América Latina, são 4,8 bilhões de dólares gastos com publicidade em aplicativos. O Brasil representa cerca de 70% desse valor.

Pesquisa inédita apresentada durante o evento MAMA – Mobile Attribution & Marketing Analytics – que reuniu em São Paulo os maiores aplicativos e empresas mobile de diferentes mercados como iFood, Facebook, Twitter, entre outros – traz resultados sobre o amadurecimento dos apps do ponto de vista do Marketing. O estudo foi feito pela AppsFlyer, plataforma de mensuração de aplicativos do mundo, presente em 98% dos aparelhos de celular do mundo.

Em junho de 2016, 18% das instalações de apps no Brasil eram não-orgânicas (advindas de anúncio ou posts pagos, contra 82% orgânicas. Dois anos depois, 37% das instalações de apps são não-orgânicas e apenas 63% orgânicas. Aplicativos estão investindo mais em publicidade para atrair instalações.

O levantamento mostrou também que o Facebook é o primeiro lugar na lista de mídia que mais gera downloads para aplicativos por meio de seus anúncios. O Google vem em segundo lugar - essa dobradinha não mudou desde 2016, o que cresceram foram os investimentos. As instalações advindas de anúncios em vídeo cresceram 180% de 2016 para 2018.

Além disso, para retenção de usuários, os aplicativos também precisam desembolsar em mídia paga. De 2017 para 2018, houve aumento de 62% em campanhas de retargeting de usuários. E mais:  pagar por cliques está ficando mais caro: de 0,88 centavos de dólar por instalação era o preço em 2017, agora está em 0,92 (média), para iOS.

Se por um lado, aumentam os investimentos, também aumentam as fraudes. No Brasil, cliques e downloads falsos fazem a indústria perder 82 milhões de dólares apenas de janeiro a maio de 2018, pagos a resultados fraudulentos.

Leia também: Uso de vídeo em mídia programática – conteúdo exclusivo para assinantes.

(Crédito imagens: Depositphotos)