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VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Companhia quer ajudar os criadores a ganhar mais dinheiro e construir comunidades mais fortes. Premieres, merchandising e assinaturas são algumas novidades

Por | 25/06/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Neal Mohan, Chief Product Officer do YoutubeAs estratégias voltadas às plataformas de vídeos são uma realidade para as empresas. Não estarem presentes nelas significa perder uma grande oportunidade. O Youtube é uma dessas que vem se destacando pelo alto poder de rentabilidade tanto para criadores quanto marcas. Durante o VidCon 2018, a companhia anunciou que chegou a marca de 1,9 bilhão de usuários conectados que acessam a plataforma todos os meses, em todo o mundo. Os números são maiores quando consideradas as cifras monetizadas - e esse é um tema que envolveu o lançamento de novos produtos.

Ao longo do último ano, o Youtube dobrou a construção de produtos e ferramentas de que a comunidade de criadores precisa. Não só para prosperar no YouTube, mas para continuar a desenvolver a plataforma de vídeo do futuro. Durante a palestra no Vidcon Neal Mohan, Chief Product Officer do Youtube abordou algumas novidades:

Os próximos grandes passos para a monetização do criador de conteúdo
O YouTube permite que os criadores de conteúdo se conectem com a comunidade deles e lhes dá a oportunidade de ganhar dinheiro enquanto fazem o que amam. Graças aos anunciantes, os criadores de todo o mundo conseguiram criar empresas, criando uma economia global totalmente nova, com um crescimento incrível. O número de criadores que ganham cinco dígitos por ano aumentou em 35% e o número de criadores que alcançaram seis dígitos aumentou 40%. Como nos anos anteriores, a grande maioria das receitas é proveniente de parceiros de publicidade. O Youtube continuará investindo nesse campo, mas também quer pensar além dos anúncios. Segundo Neal Mohan, "os criadores devem ter tantas formas e oportunidades de ganhar dinheiro quanto possível".

Por isso, a empresa está trabalhando em novas ferramentas que não apenas ajudam os criadores a interagir melhor com seus fãs, mas também permitem que eles ganhem dinheiro ao fazer isso. Essa é uma ideia que começou em 2017 com o Super Chat, um produto que permite aos fãs comprar mensagens que se destacam dentro de um chat ao vivo. "Temos visto um tremendo sucesso com o Super Chat e, desde então, expandimos para Ticketing, Merchandise, Channel Memberships e muito mais. Também estamos reunindo criadores e marcas para formar parcerias de marketing exclusivas por meio do FameBit", contou Neal no evento.

Associações de canais
Com o Channel Memberships, os espectadores pagam uma taxa recorrente mensal de US$ 4,99 para receber selos exclusivos, novos emojis, postagens somente para membros na guia Comunidade e acesso a regalias personalizadas exclusivas oferecidas pelos criadores, como livestreams, vídeos extras ou mensagens exclusivas. O Channel Memberships já está disponível para um grupo seleto de criadores de conteúdo no YouTube como patrocinadores. "Vimos muitos criadores de conteúdo encontrarem sucesso com esse novo modelo de negócios. Assim, em breve expandiremos isso para canais qualificados com mais de 100 mil inscritos no YouTube com o novo nome Channel Memberships. Esperamos trazê-lo para ainda mais criadores nos próximos meses" afirma Neal.

Os criadores de conteúdo que já experimentaram esse recurso no YouTube viram resultados animadores. Desde o lançamento em janeiro, o criador de comédia Mike Falzone mais que triplicou sua receita no YouTube. E a dupla de viajantes Simon e Martina construíram uma comunidade mais unida e renovaram uma minissérie exclusivamente para seus membros, em mais de 30 países da Finlândia para as Filipinas.

Merchandising
O Merchandising faz parte dos negócios de muitos criadores há muito tempo. A partir disso, o Youtube criou um produto que permite que eles façam exatamente isso. De camisetas com um logotipo até capas de telefone com a cara de um criador, a companhia se uniu à Teespring para que os criadores de conteúdo possam escolher entre mais de 20 itens de mercadorias para personalizar e vender por meio de uma prateleira em seu canal. Isso estará disponível para todos os canais qualificados com base nos EUA, com mais de 10 mil inscritos.

Um exemplo é a prateleira de mercadorias de Joshua Slice. O criador de Lucas, o Aranha, recentemente transformou seu herói em uma pelúcia vendendo mais de 60 mil unidades, gerando mais de US$ 1 milhão em lucro em apenas 18 dias, segundo a Teespring.

Apresentando estreias
O Youtube também está trabalhando em novas formas de ajudar os criadores a fortalecer títulos exclusivos e aumentar engajamento. As transmissões ao vivo e a guia "Comunidade" permitem que os criadores superem apenas o vídeo para criar conexões ainda mais profundas com os fãs por meio de GIFs, fotos, enquetes e texto. As ferramentas estão chegando a todos os criadores qualificados com mais de 10 mil inscritos.

Além disso, O Youtube introduziu uma nova maneira de os criadores de conteúdo enviarem conteúdo para o YouTube chamado Premieres. Com as estreias, os criadores poderão lançar vídeos pré-gravados como se estivessem ao vivo. Quando os criadores optarem por lançar um Premiere, será criado automaticamente uma página de destino pública para criar antecipação e gerar novas interações. Quando todos os fãs aparecerem para assistir à estreia, eles poderão conversar um com o outro - e com o criador - em tempo real via chat ao vivo. É como se a comunidade inteira de um criador estivesse em um único teatro assistindo ao último upload deles.

As premiações também desbloqueiam novos fluxos de receita. Pela primeira vez, os criadores de conteúdo podem usar o Super Chat nos uploads tradicionais do YouTube e aproveitar os benefícios dos membros do canal que anteriormente só estavam disponíveis em vídeos ao vivo. As estreias estão começando a ser lançadas para os criadores de conteúdo e estarão disponíveis em breve.

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