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Captação de dados transforma operação de varejo

Sistema de inteligência desenvolvido pelo SAS consegue reunir dados e informações de cada consumidor e transformar em ofertas assertivas de acordo com o histórico de vendas

Por | 12/06/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O segmento de varejo no Brasil ainda observa de longe a tecnologia se transformando em soluções para a operação de uma loja. Apesar de ainda ser pouco viável para a maioria das redes, devido ao preço de custo e de implementação no ponto de venda, essas tecnologias já começam a mostrar do que são capazes.

Quem já começa a fazer a diferença no mercado varejista é a SAS, empresa de business intelligence que transforma os dados em insights. A partir disso, são identificadas novas perspectivas sobre o negócio, problemas e falhas na operação e também as oportunidades que podem resultar no desenvolvimento da empresa.

Segundo Fernanda Benhami, Gerente de Customer Intelligence da SAS América Latina, um recente projeto feito para uma empresa de varejo americana teve como objetivo orquestrar os dados colhidos em canais diferentes mas que não convergiam. "O foco foi levar para o cliente a experiência de contexto no momento de compra, seja no cartão de fidelidade, no aplicativo mobile ou no e-commerce", disse ao Blog APAS Show.

Tecnologia identifica oportunidades
Devido à grande quantidade de informações e dados que não se cruzavam, o projeto teve início em 2012 e terminou cinco anos depois com a mudança do processo de negócios do varejista. Com a aquisição de tecnologia foi possível criar uma solução de gestão de ofertas integradas. "Conseguimos coordenar as ações da jornada do cliente para saber o momento certo de se comunicar, oferecer algo em tempo real. Tudo isso enquanto ele estiver na loja. Seja pelo aplicativo ou por estar conectado ao wi-fi da loja", explicou Fernanda.

De acordo com a gerente, o projeto piloto proporcionou aumento de 10% nas vendas das lojas onde foi implementado. A primeira medida para atingir esse resultado foi identificar quem eram os consumidores que só compravam pelo aplicativo ou site da companhia, sem ir até a loja. A metodologia de captação de dados do SAS via streaming identifica quem está nas lojas e quais os melhores produtos para oferecer desde que seja de interesse do consumidor ou que esteja com grande estoque na loja.

Uma das tecnologias implementadas nas lojas foi o beacon, dispositivo de proximidade que permite localizar smartphones com uma alta precisão em ambientes fechados.

No ponto de venda foram eleitos os departamentos onde foram colocados os dispositivos: sapatos femininos, cosméticos e fragrâncias e bolsas femininas. "No momento em que uma cliente entra na loja, ela recebe um link com as ofertas relevantes. Nossa solução identifica cada uma por meio dos beacons e mostra quanto tempo está em um departamento e como ela se movimentou dentro da loja. Tudo em tempo real", conta Fernanda.

Venda a partir de devolução
Dentro da solução do SAS os dados capturados dos consumidores geram um cálculo de ofertas de acordo com o perfil que pode definir produtos baseados na idade do cliente, no local onde mora, nos produtos que consome com frequência, etc. Outra forma de rentabilizar a companhia com base nos dados coletados de seus consumidores é em relação à devolução de produtos.

A ferramenta identifica o produto devolvido e, ao mesmo tempo, o cliente e seu histórico na loja. "O sistema de inteligência consegue oferecer cupons de descontos para produtos similares que podem complementar a compra inicial. Desse modo, são abertos espaços para vendas adicionais a partir de uma troca e o cliente se sente acolhido", ensina a gerente do SAS.

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