Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Google cria ferramentas para PMEs usarem na Copa e Dia dos Namorados

Estabelecimentos do setor gastronômico ganham visibilidade com duas novidades voltadas às datas sazonais. Negócios precisam estar presentes on-line para aproveitar momento

Por | 07/06/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Copa pode significar muitas coisas: churrasco, músicas temáticas, bandeiras hasteadas e gritos eufóricos. O evento também pode indicar uma oportunidade para pequenas e médias empresas, tais como bares e restaurantes. São nesses estabelecimentos que muitas pessoas escolhem torcer para o seu país ou acompanhar outros jogos ao lado da família e amigos.

A possibilidade de crescimento sazonal devido ao evento se deve, principalmente, ao novo comportamento do consumidor. Segundo dados do Google, cresceu em 141% o número de pesquisas de lugares próximos aos usuários em suas plataformas em janeiro de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado.

Isso é equivalente a 24 vezes o número de pesquisas de 2016. Bares, restaurantes e cafés lideram as buscas por "Perto de Mim" no Google. Apenas os restaurantes atingiram a marca de 157% de aumento nas pesquisas se comparados os meses de Janeiro de 2017 e Janeiro de 2018. Já em relação a 2016, o número atual é mais de 200 vezes maior. 

Nesse cenário em que a escolha começa pelo celular, é fundamental que os negócios tenham uma presença on-line para aproveitar momentos como a Copa. Pensando nisso, a equipe do Google Brasil trabalhou com o time global de Google Meu Negócio para que os estabelecimentos cadastrados na plataforma exibam um novo selo de "Bom para assistir a esportes", no campo Destaques, a partir do dia 14 de junho.

O selo ficará visível para os usuários direto na busca do Google por meio das sugestões de locais próximos ou na proximidade do endereço pesquisado. Os interessados em marcar seus negócios com o selo devem acessar a aba de informações no painel do Google Meu Negócio, ir para a seção "Atributos", navegar em "Destaques" e clicar em "Bom para assistir a esportes". Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio da nossa Central de Ajuda.

Além do selo para o Google Meu Negócio durante os jogos, o Google também disponibiliza uma funcionalidade que promete facilitar a vida dos usuários e poderá ser bem útil em outra data especial: o Dia dos Namorados.

Muitos brasileiros escolhem passar o dia ao lado da pessoa que amam em um jantar a dois. Um levantamento recente do Google comprova este dado e afirma que no ano passado, as buscas por restaurantes atingiram o seu pico histórico na data e foram equivalentes a três vezes o valor da média de pesquisa anual, apresentando um crescimento de 50% em relação à mesma data do ano anterior. Em parceria com o Restorando, o Google anunciou uma nova ferramenta permitindo que o usuário faça uma reserva no restaurante pesquisado a partir do perfil do estabelecimento na Busca ou no Maps.

O recurso gratuito pode auxiliar os usuários a identificar estabelecimentos de maneira mais rápida, além de dar credibilidade aos restaurantes com essa funcionalidade e com as informações completas disponíveis na plataforma.

Leia também: Era da Conveniência. Mudanças, oportunidades e ameaças - estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss