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7 dicas para os lojistas faturarem mais durante o Dia das Mães

Investimentos em plataformas, segurança, pagamento, experiência do cliente, anúncio e redes sociais são algumas iniciativas fundamentais para alavancar vendas do setor

Por | 04/05/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio e as perspectivas para a data são positivas. Segundo o levantamento Google Consumer Survey, feito em março de 2018, 72% dos brasileiros celebram a data. Em 2017, 77% dos consumidores compraram presentes para o período e a expectativa para este ano é que esse número seja de 85%. Ainda em relação à pesquisa, o ticket médio para compras no ambiente online deverá ser de R$ 200,00.

Os consumidores têm sido atraídos cada vez mais pela rapidez e comodidade das lojas virtuais. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o setor varejista representa hoje 3% do mercado, ajudando os lojistas faturarem cada vez mais. Um levantamento da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), mostra que o comércio eletrônico deve crescer em 2018 em torno de 15% com um volume de mais de 220 milhões de pedidos e faturamento de R$ 69 bilhões. Em 2017, o mercado faturou R$ 60 bilhões e teve crescimento de 12%.

Assim como as outras datas comemorativas do calendário brasileiro, o Dia das Mães traz grandes expectativas para os varejistas que desejam alavancar suas vendas, uma vez que o movimento de compra aumenta gradativamente. Confira sete dicas para tirar o máximo proveito da data:

1- Invista em uma plataforma de venda personalizada

De acordo com o Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce, é preciso investir em uma plataforma de vendas personalizada e organizada para atender as necessidades específicas dos clientes, para que eles encontrem os produtos facilmente. Além disso, é necessário que ela tenha estabilidade para segurar a alta demanda sem que haja problemas de travamento na navegação e sobrecargas.

2- Segurança

A sazonalidade e o consequente aumento no número de vendas podem trazer consigo um problema indigesto para o lojista: compras de origem fraudulenta, feitas com cartões de crédito clonados. Segundo Tom Canabarro, co-fundador da empresa de antifraude Konduto, itens de valor elevado ou maior poder de revenda, como aparelhos eletrônicos, roupas de luxo e passagens aéreas, são os mais visados por estes criminosos.

No ambiente on-line, o e-commerce é quem arca com o prejuízo no caso de compras fraudulentas com cartão. Por isso, o lojista precisa se proteger com soluções de alto nível tecnológico, que combinem todas as principais técnicas de análise de risco (como verificação de dados cadastrais e de pagamento, fingerprint, monitoramento de comportamento de navegação, inteligência artificial, dentre outros) a fim de não apenas barrar transações suspeitas, mas também não interferir na experiência de compra do cliente legítimo.

3- Aposte em soluções que facilitem o pagamento

Como o movimento do varejo cresce consideravelmente em datas comemorativas, é normal que as companhias do setor enfrentem problemas com suas demandas financeiras. Soluções Full Banking, como a da iugu, por exemplo, tem se consolidado no mercado como alternativas para diminuir a barreira na implementação de pagamento digital, oferecendo serviços personalizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. Serviços financeiros 360º que contemplam todas as etapas de uma venda, desde o processamento de pagamentos e antecipação de recebíveis, até a conciliação financeira, diminuem o custo da operação e são mais eficientes.

4- Experiência do cliente

Garantir uma boa experiência de compra para os consumidores é muito importante, principalmente durante as datas sazonais. Esse momento pode ser determinante para a fidelização desse cliente, já que em alguns casos essas pessoas optam em realizar a primeira compra nesse período. Uma das ferramentas utilizadas nesse caso são os reviews, De acordo com a Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox, primeira e única certificadora de reviews no Brasil, é preciso apostar na sinceridade para vender mais, evitando que sejam publicados comentários de pessoas que não tenham adquirido o produto, proporcionando transferência entre as marcas e clientes, mesmo que sejam comentários negativos.

5- Invista na presença online!

Anúncios e reviews online são o segundo canal que mais influencia a decisão de compra, seguido das redes sociais (Facebook, Twitter,etc). Além disso, entre 2015 e 2017, o crescimento médio das buscas pela data subiu 51%, contabilizando 10 milhões de procuras, segundo dados do Google (Search e E-bit). Por esse motivo, ter uma estratégia focada na presença online é essencial.

Especializada em gestão de campanhas criativas e inovadoras com foco em resultado, aliando mídia online com um formato de consultoria, a GhFly é uma agência referência em marketing digital e líder em performance. Com escritórios em Curitiba e São Paulo, a GhFly possui em seu portfólio grandes organizações como Novo Mundo, Havan, Madero, Imaginarium, Grupo Sage e Vtex.

6- Adote formatos diferenciados de anúncios

Outra estratégia que pode ser adotada em datas sazonais é a utilização de anúncios digitais em formatos diferenciados para atrair a atenção dos consumidores. A Cazamba, empresa de tecnologia em mídia, é referência em inovação no engajamento de marcas com seus consumidores por meio dessa tecnologia. Fundada em 2013, a empresa está entre as três maiores audiências do ranking de redes da ComScore no Brasil, e presta serviços para diversos anunciantes, entre eles o Itaú, Samsung, Boticário, Honda, Nissan, Natura, Canon, Volkswagen, McDonald´s, Red Bull, HBO, Fox e Caixa Econômica Federal, entre outros.  

7- Seja visto em múltiplos canais de vendas

Para os lojistas que não aderiram ou não têm muita facilidade ao utilizar lojas online, uma alternativa é utilizar as diversas plataformas de marketplace para ganhar visibilidade. Uma dela é a Epicom, que disponibiliza produtos em múltiplos canais, utilizando uma solução única para gestão de todos e que estruture os dados (organize o catálogo) para os vendedores. Dessa maneira, lojistas do mundo físico e virtual enviam seus catálogos para ambientes com grande fluxo de visitantes, potencializando suas fontes de receita.

Leia também: O que se fala sobre bebês nas redes sociais - pesquisa exclusiva para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

Dia das Mães, Varejo, Datas Sazonais

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