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O Boticário apresenta novo modelo de loja em Salvador

Companhia busca oferecer novas experiências de marca para o consumidor em seu principal canal de vendas, mostrando que há espaço para descobertas no varejo físico

Por | 02/05/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Boticário apresentou um novo formato de loja que expressa sua grande aposta na evolução do varejo físico - a oferta de experiências para o consumidor. Inspirada em uma botica, como a que deu origem à marca há 40 anos, mas agora com códigos contemporâneos. A nova loja do Salvador Shopping (2º Piso), em Salvador (BA) será a primeira do Nordeste. A cidade foi escolhida para a inauguração da primeira unidade do Nordeste pela grande relevância da cidade para a marca.

Também serão inauguradas duas unidades em Curitiba, replicando o conceito da loja aberta no Rio de Janeiro, em dezembro de 2017. A ideia da marca é que seu principal canal de vendas também conte para o consumidor as histórias mais emblemáticas do Boticário e revele a alquimia por trás do desenvolvimento dos seus produtos.

Por meio de conteúdo com interatividade aliado a uma estética visual criada para conduzir o visitante às histórias da marca, o novo modelo chega para ser uma experiência complementar ao que as mais de 3.750 lojas da rede oferecem hoje. As diferenças começam já na fachada. A ânfora, ícone da marca e da perfumaria nacional, ganha destaque em um gradil criado exclusivamente para o novo projeto.

No interior, fica evidente a possibilidade de experimentação de todo o portfólio da marca. A bancada de maquiagem é maior do que nas demais lojas, convidando as consumidoras a testarem tudo das linhas Make B. e Intense. A exposição da perfumaria prioriza os ingredientes, as matérias-primas de alta qualidade e as técnicas exclusivas de produção de cada uma das fragrâncias.

O consumidor poderá conhecer, por exemplo, o processo artesanal do enfleurage, usado para a extração do óleo essencial do lírio, principal ingrediente da linha Lily. Ou ainda, saber como é armazenado o álcool vínico que dá origem ao Malbec.

Neste formato de loja, o caixa deixa de ter um local fixo e as consultoras passam a centralizar o contato com a consumidora durante toda a experiência de compra - finalizada em um terminal de vendas individual. Pelo equipamento, a consultora também tem acesso a todas as informações do Clube Viva O Boticário, como histórico de compra e preferências de cada cliente, tornando o atendimento ainda mais personalizado.

A mudança também libera mais espaço para áreas de experimentação. A bancada de caixa foi substituída por uma mesa de relacionamento, onde estão também as embalagens que finalizam as compras - e as caixas de presente icônicas da marca. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura be.bo, dos arquitetos cariocas Bel Lobo e Bob Neri.

Sustentabilidade
O novo modelo de loja traz ainda importantes ganhos em termos de sustentabilidade. O mobiliário modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos. Seu projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das necessidades de aço, alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED, projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante com mais economia. A redução do consumo energético pode chegar a 20%, em média.

Além disso, a nova loja será um laboratório para testes de materiais alternativos mais sustentáveis, como tintas e vidros criados a partir de material reciclado. Parte do material de papel e plástico para visual merchandising também está sendo substituído por telas multimídia na unidade do Salvador Shopping. O espaço para recebimento de embalagens vazias continua em destaque na nova loja. Com exclusividade para esse modelo de ponto de venda, a marca lança também uma ecobag especial, criada a partir de material reciclado, que prometer se transformar em objeto de desejo.

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