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Engajamento é fundamental para o sucesso do e-mail marketing

Terceira edição do estudo anual da Return Path mapeia métricas que afetam a capacidade de entrega das mensagens. Índice de spam cresce pelo terceiro ano consecutivo

Por | 13/04/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Nos últimos anos, os sinais de engajamento dos assinantes tornaram-se um fator crítico na filtragem de e-mails indesejados, principalmente por parte de grandes provedores, como Microsoft, Google e Yahoo!, segundo dados da Return Path. Constantemente, esses provedores têm buscado melhorar a experiência do cliente e refinar sua capacidade de entregar apenas mensagens desejadas na caixa de entrada dessas pessoas.

De acordo com a terceira edição do relatório "As métricas ocultas da entregabilidade de e-mails", da Return Path, a pasta de spam tem recebido mais mensagens - pelo terceiro ano consecutivo, o índice de mensagens entregues na caixa de spam aumentou, passando de 12% em 2015, para 12,5% em 2016 e agora 13,5% em 2017.

Já os consumidores demonstram mais atenção às mensagens classificadas erroneamente - eles estão mais dispostos do que nunca a resgatar mensagens da pasta de spam, como demonstra o aumento da taxa "não é spam", de 0,03% em 2015, para 1,04% em 2016 e 1,77% em 2017.

Isso significa que se há menos spam, há mais leitura - as indústrias com a menor taxa de mensagens marcadas como spam (bancário e financeiro, fabricação e distribuição e seguros) também superaram quase todas as demais no quesito leitura, importante para medir o engajamento dos assinantes.

Além disso, a taxa de spam varia por indústria - a quantidade de e-mail entregue na pasta de spam variou significativamente entre as indústrias. Por exemplo, de apenas 3,5% para os remetentes em fabricação e distribuição para 23,7% para educação, instituições sem fins lucrativos e governo.

Outro ponto favorável, é que há mais leitura antes da exclusão - o estudo mostra uma ligeira queda na taxa de leitura de e-mails, de 22,2% em 2016 para 21,5% em 2017. Porém, também houve queda no índice de pessoas que deletam as mensagens sem terem lido: de 12,5% em 2016 para 11,9% em 2017.

Os dados de engajamento são fundamentais, porque fornecem insights interessantes para que profissionais de Marketing melhorem o relacionamento com os clientes, aumentando as chances de conversão das campanhas. Apesar disso, muitas marcas se dividem entre as que não acompanham essas métricas ou nem sabem que elas estão disponíveis.

O estudo de entregabilidade de e-mails feito pela Return Path apresentou taxas de sete métricas de e-mail marketing: entrega em pasta de spam, leitura, exclusão sem leitura, resposta, encaminhamento, reclamação, e marcação como "não é spam". Cada uma dessas ações diz muito sobre a receptividade de clientes e auxilia os profissionais a definirem e redefinir estratégias de campanha

Leia também: 8 boas práticas para aumentar a efetividade do e-mail Marketing - conteúdo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing.

Return Path, E-mail Marketing, Engajamento

 

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