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Comportamento do Consumidor

Geração X fomenta serviços em supermercados brasileiros

Conveniência direciona decisões de compra. Operações financeiras, programas de fidelidade e sistemas de pontuação promocionais são algumas das preferências mais populares

Por Branded Content - 06/04/2018

Os consumidores mais maduros têm um hábito em comum nos supermercados, que pode ser percebido à medida que se tornam mais velhos. De acordo com Marcos Gouvêa de Souza, Diretor Geral e Fundador do Grupo GS& Gouvêa de Souza, quanto mais idade um consumidor adquire, maior a tendência para que ele passe a buscar por serviços agregados, principalmente da área financeira.

Entender as motivações por trás desse movimento não é tão difícil. O primeiro aspecto tem a ver com a disposição física dos integrantes da geração X, que estão chegando aos 50 anos ou ultrapassaram essa marca. Esses consumidores preferem algo que possa atendê-los prontamente, ao invés de eles mesmos buscarem a solução – ou como diz o ditado, “preferem comprar a casa já pintada e não a tinta”.

Equilíbrio entre o digital e offline
Apesar de mais experientes, os consumidores dessa geração são os mais equilibrados entre os antigos e em relação aos novos hábitos de consumo no supermercado. Plataformas digitais como sites, aplicativos e totens no ponto de venda chamam a atenção deles, como também outros meios mais tradicionais –  entre eles promoções em tempo real divulgada por locutores ou encartes de produtos.

As novas tecnologias, inclusive, são apreciadas por eles, de acordo com o estudo “X da Questão” feito pelo Grupo Abril. A maioria desse público se mantém conectada a serviços de bancos, além de utilizar a internet para pesquisas em geral e compras online. Seja para encontrar uma empresa, ver comentários sobre ela ou seus produtos, além da opinião de quem já comprou

Optar cada vez mais por serviços no varejo é uma peculiaridade da geração X, principalmente pela capacidade de conveniência.

Serviços do varejo
Serviços como cartões de bandeira própria e programas de recompensa são algumas das ferramentas mais comuns empregadas pelos supermercados para estimular a fidelidade e diversificar o portfólio. Tais apostas cresceram ainda mais em meio à crise econômica dos últimos anos.

O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, passou a oferecer serviços de viagens por meio da loja virtual Nova Pontocom. Já o Carrefour, disponibiliza assistência técnica para produtos de informática que podem ser pagos com o cartão da rede.

Para mais informações sobre o maior evento mundial de supermercados, acesse o site APAS Show.

(Crédito imagens: Depositphotos)