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Páscoa 2018: tradição reforça as ações e lançamentos

Vendas de formatos de chocolates que remetam à origem da data apresentam tendência positiva. Brincadeira de caça ao ovos foi tema de campanhas de shoppings e da indústria

Por | 29/03/2018

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Imersos na crise econômica enfrentada pelos brasileiros em 2017, os consumidores passaram a fazer escolhas mais tradicionais, e na Páscoa não foi diferente, especialmente para presentear as crianças. Os chocolates tradicionais foram eleitos como uma das alternativas favoritas dos brasileiros em 2017, especialmente quando os presenteados eram adultos - esta preferência se repete em 2018 e pode ser vista nos lançamentos das marcas.

As vendas dos demais formatos de Chocolates (barras, caixas de bombom, embalagens promocionais, entre outros) apresentaram tendência positiva, crescendo cerca de 10% na Páscoa de 2017 em relação a 2016. De acordo com os estudos provenientes do Painel de Consumidores da Nielsen, 33% dos brasileiros não compraram nenhum tipo de chocolate para presentear na data comemorativa em 2017. Daqueles que desembolsaram, a região da Grande Rio se destacou nas compras de Ovos industrializados, enquanto o Sul e o Centro Oeste compraram mais de fabricação caseira.

As vendas de ovos de Páscoa apresentaram uma queda de volume de, em média, 14,5% no ano passado, abaixo da celebração em 2016, em que as vendas haviam retraído cerca de 30%. Avaliando os segmentos, esse cenário de baixa ocorre tanto em produtos para adultos quanto para crianças, sendo maior nos itens de preço superior, como, por exemplo, embalagens com brinquedos. Lançamentos também tiveram destaque positivo na data, tanto em ovos quanto em outros formatos de chocolates, como os coelhos e ovinhos.

Setor
A tradição de trocar ovos de chocolate, além de ser uma forma de carinho, ajuda a movimentar e a aquecer a economia no período. Reconhecida como a principal data sazonal para o setor de chocolates no Brasil, a Páscoa, este ano, gerou mais de 23 mil empregos temporários, tanto para a indústria como para os pontos de venda, garantindo uma oportunidade significativa de renda aos brasileiros.   

Em 2017, foram produzidas mais de nove mil toneladas de produtos de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos de Páscoa, segundoa Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Apesar do volume ser menor do que o observado em 2016, o setor está otimista que os números deste ano comprovarão o amadurecimento da indústria e sua capacidade de organização em uma economia mais estável.

 A indústria preparou mais de 120 lançamentos de produtos de Páscoa para a data, com opções de ovos para cada perfil de consumidor, para que todos possam presentear com variedade de escolha. A data é conhecida por ser um momento de celebração para as famílias e, principalmente, por resgatar as memórias de infância, entre elas a caça aos ovos de chocolate.

Essa brincadeira foi mote para diversas ações, como a que a Mondelez organizou a caçada em São Paulo com início na Ilha Musical, espaço localizado dentro do Parque Villa-Lobos. Pistas e mapas foram distribuídos no dia 25 de março aos participantes para encontrarem centenas de ovos escondidos. Participando do evento, o público contribuía para uma Páscoa mais solidária: a cada ovo encontrado, a Lacta doará outros para diferentes instituições.

Já a Lindt montou dois pontos de caça aos ovos, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. A tradicional brincadeira ganhou uma releitura chamada Jardim Mágico do Gold Bunny, uma atração na qual as famílias poderão interagir com o coelho em tamanho gigante. Além disso, em um labirinto, crianças de 4 a 12 anos poderão brincar nos obstáculos como piscina de bolinha, cama de gato e escorregador. Aqueles que participaram, levarão para casa um presente exclusivo que contém mini ovos e um livro de colorir.

Tradição
As origens e tradicionalismo seguem nas ações e lançamentos. A Puratos, companhia belga de produtos para padarias, confeitarias e chocolates, lançou uma campanha de Páscoa focada no mercado autônomo de produção de ovos de páscoa caseiro. A ação criada pela agência Bamboo, traz o conceito "Seu momento de encantar" e está dividia em três pilares que interagem com o consumidor. O primeiro sobre os pdv´s, o segundo é de aulas e degustações e, por fim, o terceiro no digital.

Nas lojas e distribuidores de todo o Brasil, os chocolates da marca terão uma comunicação visual diferente com Woobler, faixa de gôndola, cartaz para forração e folheto com dicas de Páscoa. Além disso, na compra de produtos da marca os consumidores ganharão uma sacola colecionável disponível em quatro modelos diferentes com personagens que remetem a doces. Os pdv´s também terão promoters que realizarão degustações e ações com os chocolates para apresentar a qualidade dos produtos.

Outra ação importante da campanha é o calendário de cursos para quem deseja aprender a preparar ovos e presentear ou ganhar uma renda extra nesta Páscoa. Com o tema da campanha "Seu momento de encantar" a programação vai até março, com cursos ministrados em todo o Brasil por Chocolatiers convidado pela Puratos.

Já a Casa Carandaí, empório gourmet do Rio de Janeiro, fechou parceria com a Cacau Noir: o local será o único da cidade a comercializar produtos da marca fora das suas lojas oficiais, e também o único ponto de venda no bairro do Jardim Botânico. A Cacau Noir traz de volta às origens da data. Em vez de coelhos, a marca apresenta as galinhas, afinal a partir delas que surgiu o costume da troca de ovos. Outra inovação da Cacau Noir para a data, são as embalagens de seus produtos que terão estampas exclusivas desenvolvidas pela La Estampa.

No empório será possível encontrar os principais chocolates da coleção e também outras especialidades da marca. Entre os destaques: caixa com seis ovos crocantes com duas unidades de ovinhos com 60% de cacau, duas com 30% de cacau e duas unidades de chocolate branco (todos crocantes); além da caixinha de seleção especial com quatro ovos pequenos, sendo um deles 80% de cacau com nibs, 70% de cacau com flor de sal, 60% com amêndoas e 30% de praliné de avelã. A galinha de arame dourado com ovos de chocolate ao leite também tem destaque no portfólio.

Shoppings
Os shopping resolveram apostar mais na brincadeira de caça aos ovos para entreter os consumidores. Uma das ações mistura os ambientes on e off-line. É o caso do Partage Norte Shopping Natal, que neste ano terá uma caça aos ovos onde as pistas serão dadas no aplicativo oficial do empreendimento, além de vouchers premiados. A ação acontece até o dia 29 de março e premiará dois ganhadores por dia. 

No Partage Shopping Parauapebas haverá confecção de máscaras, brincadeiras e gincanas valendo prêmios da Cacau Show. No domingo de Páscoa, 1º de abril, a brincadeira continua. As crianças são convidadas a irem vestidas de coelhinho para participar da atividade "Quantos ovos tem?". O primeiro participante que acertar a quantidade ganhará um ovo de chocolate da Cacau Show.

Já o Partage Shopping Mossoró, em parceria com a Unimed Mossoró, realiza uma programação gratuita, voltada para o entretenimento de toda família, com teatrinho infantil, oficinas e brincadeiras, no dia 31 de março. E para celebrar o domingo de páscoa, o empreendimento recebe a peça "Chá da Alice e os Coelhos", encenado pela companhia Era Uma Vez, a partir das 17h. O Partage Shopping Campina Grande apresenta o show `Páscoa Mágica: Um Conto de Amor´, no dia 31 de março, às 14h, na praça de alimentação. No Partage Shopping Rio Grande, a Páscoa também será comemorada com espetáculos teatrais voltados para os pequenos.

No Rio de Janeiro, o Américas Shopping traz no sábado, 31 de março, a atração `Faz e Conta - Especial Páscoa´, com diversas atividades gratuitas, como apresentação de bandinha ao vivo, teatro e uma animada caça aos ovos. No mesmo dia, o Shopping Grande Rio promove um `Clubinho´ especial com a oficina de ovinhos decorados de chocolate. Serão 12 turmas, com 10 crianças em cada, em aulas de 25 minutos. Os pequenos poderão enfeitar seus próprios ovinhos de Páscoa e levar para casa.

Ainda no mesmo dia, o novo espaço do mall, o `EcoLab - Laboratório Ecológico´, oferecerá uma oficina sustentável para a garotada. Os participantes aprenderão a confeccionar sacolinhas temáticas com materiais recicláveis. E no domingo de Páscoa (01/04), uma verdadeira `caça aos ovos´ movimentará o Shopping com muitas brincadeiras e diversão para toda a família, às 16h e 18h.





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