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Meta de engajamento pode alavancar experiência no supermercado

Estratégia já é realidade no exterior. O vendedor, que “empurra” produtos para o consumidor, a fim de aumentar a comissão no final do mês, não é mais a bola da vez

Por | 21/03/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Esqueça aquela máxima de vendedor "empurrar" produtos aos consumidores, a fim de aumentar a comissão ao final do mês. Em outros países, já é possível encontrar empresas que investem em metas de engajamento, cujo objetivo é envolver, de fato, o cliente e proporcionar uma experiência prazerosa de compra.

E, claro, os consumidores são os mais satisfeitos com o "novo modelo de incentivo". Oferecer valor é entregar algo que não é esperado, é envolvê-los no propósito da empresa e trazê-los para perto da marca.

Como forma de buscar esse engajamento de forma natural, muitas empresas apostam na entrega de conteúdo relevante para o cliente. Em contrapartida, recebem dados como e-mail, telefone, datas especiais e preferências, que podem ser usados para as ações e estratégias futuras, além, claro, de estimular o relacionamento em troca de um benefício real.

Ambiente digital
Mohan Sawhney, presidente da Fundação McCormick, da Escola Kellogg de Administração (renomada instituição dos Estados Unidos, cujo um dos professores é nada mais, nada menos do que

Philip Kotler), destaca que um dos pontos básicos para melhorar o engajamento entre marca e consumidor é não se perguntar como vender, mas, sim, como ajudar o consumidor.

O ambiente digital e as redes sociais propiciam um bom espaço para estimular o relacionamento. Quando o consumidor se envolve com uma marca no mundo virtual, por exemplo, a empresa tem em mãos a oportunidade de torná-lo um "discípulo da marca", que propaga a mensagem e anseios da mesma a todos os contatos na rede.

Engajar o consumidor por meio de conteúdo ainda significa criar um relacionamento, de fato, útil. Ou seja, dar informações sobre os produtos, oferecer receitas, entre outras soluções para a rotina. Ou seja, dar ao cliente algo além do que o negócio, por si só, já ofereceria.

Cenário brasileiro
Ainda é pouco comum no Brasil possuir metas de engajamento para equipe de vendas. No entanto, o cenário deve mudar nos próximos anos, à medida que os consumidores se mostrem mais conscientes das escolhas no supermercado.

Para evoluir neste sentido, as empresas nacionais devem se preocupar em oferecer conteúdo relevante, ferramentas e soluções aos consumidores - e não apenas comunicar produtos e promoções.

Ações de engajamento social e entretenimento, por exemplo, dão bons resultados. O que se vê com frequência, do pequeno ao grande varejo, são jogos on-line, quiz, postagens em redes sociais. Um formato dá certo e consta entre os mais populares pelos consumidores.

Para mais informações sobre o maior evento mundial de supermercados, acesse o site APAS Show.

(Crédito imagens: Depositphotos)

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