Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Dia da mulher 2018: ações de empoderamento

Marcas apostam em comunicação inclusiva com transmissão de valores como força, determinação e luta. Campanhas também levantam questão de sororidade e jornada tripla

Por | 08/03/2018

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Embora esteja longe de ser uma das datas campeãs de vendas, o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta, dia oito, é um dos momentos em que as marcas mais apostam em comunicação para se aproximar das consumidoras. Com o feminismo em pauta, o teor das ações foge da questão de valorizar pela beleza ou aspectos mais frágeis. Dessa vez, muitas utilizam como mote a força, garra e luta com que diariamente as mulheres enfrentam seu dia a dia.

Para dar ainda mais força para as vozes femininas, a Mauricio de Sousa lançou a música tema do projeto Donas da Rua, que reforça conceitos como respeito, igualdade e união. O hit é cantado pela personagem mais empoderada e querida dos quadrinhos, a dona da rua em pessoa, Mônica, e conta com a participação especial do Cebolinha, mostrando que, para construirmos um mundo mais igualitário, é importante contarmos com o apoio de meninas e meninos.

O lançamento da faixa celebra o aniversário de dois anos do projeto Donas da Rua, que trabalha a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades, com apoio da ONU Mulheres. A música já está disponível nas plataformas Google Play, iTunes e Apple Music.Além do lançamento, a MSP comemora a ocasião com uma exposição no Conjunto Nacional que compõe a Semana de Arte HeForShe. O evento traz as personagens meninas da Turma da Mônica interpretando personalidades que se destacaram em vários campos, como Artes, Esportes e Ciências, em painéis que apresentam a biografia de cada uma.

Já a Gillette Venus lançou a websérie Ser Mulher #FazTodaADiferença. Os vídeos debatem diversos assuntos relacionados ao universo feminino, defendendo que o lugar da mulher é onde ela quiser. A cada semana, um novo episódio será divulgado em um dos canais do YouTube das embaixadoras de Gillette Venus. No vídeo "+ que migas, friends", Gabie Fernandes e Thalita Meneguim, do Depois das Onze, falarão sobre a amizade de longa data e importância da não competição entre as mulheres.

Maju Silva trará toda sua espontaneidade no episódio "Eu, GRL PWR", abordando questões de empoderamento feminino e seu processo de autoaceitação. Já em "Amor só de mãe", Maisa revela quais são os melhores conselhos que ela já recebeu e a inspiração que sua mãe sempre transmitiu. No vídeo "Trabalho de mulher é onde ela quiser", Jéssica Lopes, do Femme Fataly by Jéh, a youtuber conta a experiência de ser mulher em uma profissão predominantemente masculina. E para encerrar a websérie, Evelyn Regly revela a importância de ter momentos individuais na relação a dois no episódio "Tudo junto e misturado".

Representatividade
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Seven Boys promove ao longo de toda a semana a campanha Seven Girls que envolve, inclusive, a mudança do icônico logotipo da marca para uma versão feminina. Além da mudança da marca, a campanha abrange também a produção de conteúdo específico sobre o tema nas redes sociais da empresa.

O mote da marca "A criança dentro de você", também segue alterado durante a campanha para "A menina dentro de você" e orienta a produção de posts que relembram mulheres que marcaram e influenciaram positivamente diversas gerações. A motivação para esta ação está alinhada à campanha permanente da marca para este ano, intitulada "Com todo mundo junto é mais divertido", que apoia a diversidade em mais diversos seus aspectos como ferramenta para a construção de um mundo melhor.

Já a nova campanha da Propeg para ONU Mulheres coloca como protagonistas os movimentos das mulheres que se unem para pedir igualdade de direitos. Sob o mote "O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres", o filme dá visibilidade a outras marchas e manifestações que vêm acontecendo no mundo atualmente.

Nos últimos anos, movimentos como #MeToo #EuTambém #NiUnaMenos, #HeForShe, #BalanceTonPorc #BeatMe, #8M, entre outros, vêm encorajando mulheres a afirmarem suas posições e a cobrarem a formulação e implantação de políticas em prol de um planeta igualitário, com as mesmas oportunidades para todos os gêneros. A campanha será veiculada na internet e nas redes sociais da ONU e contará com a presença da embaixadora da entidade, a atriz Camila Pitanga, além de outras mulheres que ganharam destaque por suas atividades. 

Confira o filme "O tempo é agora": 

A Getty Images criou uma galeria que ilustra como deseja que as mulheres sejam mostradas nas narrativas visuais. Com base na frase "Você Não Pode Ser O Que Você Não Pode Ver", que expõe de maneira sucinta como as mulheres estão subrepresentadas nas imagens divulgadas diariamente, a empresa vem desenvolvendo há anos ações para quebrar estereótipos e criar uma visão mais inclusiva das mulheres na mídia, na publicidade e até na própria indústria de conteúdo. Em parte graças a este esforço, as jovens já começaram a encontrar reflexões mais precisas sobre si mesmas nestes locais.

A empresa ressalta que as marcas passaram a diversificar as modelos de suas campanhas e fotos editoriais. Combinando uma visão autêntica e inclusiva ao ilustrar mulheres na complexidade da vida moderna, a empresa passou a criar uma narrativa visual para desafiar o status quo. Além disso, fez parcerias com as organizações Lean In, Refinery29, Muslim Girl e STEM para criar estágios voltados ao público feminino dentro da indústria.

Descontos
Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher, Looke realiza uma promoção especial para todos seus usuários envoltos do público feminino ou que se sintam parte deste universo. Assim, com a ação cerca de 5.635 filmes terão 50% de desconto no aluguel nesta quinta-feira.

Disponível a uma locação por cadastro, para obter o valor reduzido pela metade em produções como Liga da Justiça, Thor - Ragnarok e com indicações ao Oscar, o consumidor deverá inserir no ato de pagamento o voucher promocional DIADAMULHERNOLOOKE.  A promoção no site do Looke acontecerá exclusivamente no dia 08 de março, da 00h01 até às 23h59 com todos os títulos para aluguel permitindo o desconto de 50% no ato da locação.

Já o salão de beleza Jacques Janine, do Shopping Rio Sul (RJ) fechou parceria com a marca de cosméticos Adcos para a semana da mulher. No dia 9, sexta-feira, todas as mulheres que fizerem os serviços de pedicure, manicure e escova, de 12h às 18h, ganharão uma máscara facial para rejuvenescimento. A tarde de beleza oferece brownies e prosecco e a cliente concorre a um kit Adcos.

A rede Werner Coiffeur investiu no conceito de sororidade, ou seja, a união entre as mulheres, baseado na empatia e companheirismo. Para isso, lanço a campanha "Se juntas já causam, imagina juntas". A promoção "Você corta o cabelo, e sua amiga ganha 50% de desconto no corte" estimula as clientes mulheres a se unirem para cuidar da beleza nesta data.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss