Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Qualidade de vida: saúde é fator essencial para consumidores

Segurança financeira e tempo de lazer também são apontados como relevantes, segundo levantamento da GfK. Menos da metade dizem que crianças são parte de uma boa vida

Por | 02/03/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A GfK, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa de comportamento de consumo do mundo acaba de identificar quais itens as pessoas consideram essenciais para se ter uma "boa vida". Pela ordem das principais citações, para 78% dos 23 mil entrevistados em todos os 17 países pesquisados,

O principal item para uma boa vida é ter uma boa saúde. Essa é uma afirmação de consumidores de 17 países a respeito de aspectos essenciais para viver, que foram ouvidos em uma pesquisa da GfK. Em seguida, 70% citaram que segurança financeira também é um elemento essencial, seguido por tempo de lazer para 64% e um "casamento feliz" para 60%.

Por outro lado, itens como educação universitária, citado como elemento fundamental apenas para 23% dos entrevistados, ficou atrás de "Roupas bonitas / acessórios / joias", citados por 24% dos ouvidos no estudo. Exatamente na metade das preferências de 50% das citações está "ter um trabalho interessante", atrás de "casa própria", citada por 54% das pessoas.

Quando é feito um "corte" por idade, o estudo apresenta algumas curiosidades. A educação universitária tem maior ressonância na "boa vida" entre os grupos etários mais jovens do que entre os mais velhos. Adolescentes lideram com 29%, caindo para 26% dos entre 20-29 anos de idade e 23% daqueles com idade entre os 30 e os 40 anos, com queda maior para aqueles com 50 anos ou mais de 60.

Esta tendência de diminuição da popularidade dentro de cada grupo de idade consecutivamente mais alto também é vista para os fatores de: roupas realmente bonitas, acessórios ou joias, ter os mais recentes produtos eletrônicos e ter um carro de luxo ou um segundo automóvel.

Números brasileiros

Entre os 17 países avaliados, o Brasil está entre eles e possui uma participação que segue a média global na maioria das avaliações. Acaba se destacando em alguns itens que o coloca entre os três primeiros nas citações. É o caso, por exemplo, do item "enriquecimento espiritual", citado por 47% dos entrevistados brasileiros, à frente de todos os outros países.

Já no item "viagem a lazer" o Brasil fica atrás apenas da Argentina citado como elemento essencial para 67% dos brasileiros e 71% dos argentinos. No fator "casa própria", o Brasil fica em terceiro lugar entre os países, todos da América Latina: Argentina com 69%, México com 67% e Brasil com 65%. Confira o quadro abaixo com os três primeiros países em cada um dos fatores.

A pergunta da pesquisa era: "Quando você pensa na Boa Vida - a vida que gostaria de ter - qual das coisas desta lista, se houver alguma, são parte dessa Boa Vida, para você, pessoalmente". Os países incluídos foram Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Holanda, Rússia, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA.

Leia também: A influência da internet nos hábitos alimentares do brasileiro - pesquisa exclusiva para assinantes do Mundo do Marketing.





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss