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A importância da sinergia entre canais nos supermercados

Lojas físicas passam a conversar com aplicativos e programas de fidelidade, a fim de ajudar no encantamento do consumidor. Interface deve facilitar jornada de compra

Por | 28/02/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O varejo supermercadista está encarando uma mudança provocada pelo comportamento do consumidor. Nesse novo momento, os ambientes digital e físico se conectam, embasados em um conceito chamado "omnicanalidade". Basicamente, a proposta desse novo modelo de loja é entender mais sobre o que cada consumidor procura e, com a ajuda da tecnologia, proporcionar uma experiência agradável no supermercado.

Experiência na palma da mão
O smartphone é uma das principais ferramentas para as empresas criarem um relacionamento com seus clientes. Por conta disso, aplicativos que facilitam a decisão de compra de quem está dentro ou fora da loja vem conquistando espaço nas telas dos aparelhos.

Por meio dos apps, as redes de supermercado podem educar o seu consumidor e oferecer conteúdo para ajudá-los de alguma forma. Receitas para diferentes tipos de alimentação, informações sobre os produtos, indicações e contraindicações para cada pessoa, entre outras funcionalidades.

A oferta de descontos e entrega de compras são funções dos aplicativos que mais se destacam nesse segmento. No aplicativo do Carrefour, por exemplo, os usuários de São Paulo podem consultar preços e conferir seis opções de entrega em horários determinados. O serviço será ampliado para outras regiões de forma gradativa.

Sinergia em vendas
Apesar do sucesso dos aplicativos e do e-commerce, ainda é no ponto de venda físico que a maioria das compras são feitas pelos brasileiros, segundo a pesquisa "Global Shopper Study", da Zebra Technologies. Quando se trata de compras em supermercados, 80% dos brasileiros recorrem ao ponto de venda físico.

Por isso, é preciso que ambos os ambientes - online e offline - conversem entre si para melhorar a experiência do consumidor no supermercado. A interface digital - sites, blogs, aplicativos e totens -  deve fornecer argumentos para facilitar a evolução da jornada de compra do consumidor, enquanto a loja física precisa estar preparada para que o produto de interesse do mesmo esteja disponível.

Variedade de canais
Imergir no universo omnicanal implica em compreender o comportamento do cliente em diferentes canais e entender as influências que incidem na decisão de compra. Diferentes abordagens de venda de seu produto podem ser um fator da vantagem competitiva frente à concorrência.  

Sites, aplicativos, programas de fidelidade, ponto de venda, stands, entre outros são alguns dos muitos canais possíveis para estabelecer uma relação com o consumidor. Contudo, o que fará a diferença é o modo como você integrará esses canais para estabelecer o contato com seu cliente.

Para mais informações sobre o maior evento mundial de supermercados, acesse o site APAS Show.

(Crédito imagens: Depositphotos)

 

 

 

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