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Coca-Cola Brasil investe mais de R$ 1 bilhão em embalagens

“Mundo sem resíduos” prevê dar destino correto a todas as embalagens da empresa globalmente até 2030. Garrafas e latas ganharam novo design e gramatura

Por | 23/01/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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A The Coca-Cola Company anunciou sua nova política de embalagens, com um objetivo ambicioso: ajudar a recolher o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, até 2030. O compromisso é o mesmo para todos os países onde atua. No Brasil, a empresa vai chegar ao fim de cinco anos (2016-2020) com investimento de R$1,6 bilhão para garantir a entrega desse objetivo, com ações em três frentes: design, coleta e parceria.

Atualmente, a Coca-Cola Brasil destina corretamente 51% das embalagens produzidas e trabalha para chegar a 66% até 2020. Em 2016, esse percentual era de 36%. Esse avanço aconteceu por causa do aumento de participação de embalagens retornáveis, uso de resina reciclada para a confecção de novas garrafas (Bottle to Bottle) e apoio a mais de 200 cooperativas de reciclagem em todo o país.

Como parte da visão de crescimento consciente, a empresa está investindo em infraestrutura, entre ampliação de linhas de retornáveis, equipamentos de fábrica, compra de vasilhames e engajamento do consumidor, e também em cooperativas de reciclagem. Do total de R$ 1,6 bilhão previsto entre 2016 e 2020, R$ 1,2 bilhão representa o investimento de hoje até 2020. 

Entre as iniciativas da empresa, as ações de reuso de embalagens estão voltadas para o objetivo de dobrar, em cinco anos (2016-2020), a participação de retornáveis no portfólio, chegando a 30%. Na frente de redesenho, atualmente, as garrafas de plástico tem cerca de 20% menos peso do que as produzidas há 10 anos. E, desde 2008, a marca investe continuamente na capacitação de cooperativas de reciclagem e em iniciativas de inclusão dos catadores.

A estratégia de embalagens sustentáveis no Brasil conta com uma visão completa da cadeia produtiva. Na lógica da chamada economia circular, nenhum componente de um produto deve ser encarado como resíduo. As embalagens são desenvolvidas considerando todo seu ciclo de vida e são 100% reaproveitáveis, ou seja, podem e devem voltar ao ciclo industrial.

"Mundo sem Resíduos"
Para reduzir a quantidade de insumos utilizados, de 2008 a 2016, a empresa reduziu a gramatura das embalagens PET em 20%, em média. Ela também aumentou o uso de matéria-prima reciclada nas embalagens produzidas. Mais de 60% da composição de novas latas de alumínio e de garrafas de vidro é proveniente de embalagens recicladas.

Juntas, representam 31% do volume de material colocado no mercado, anualmente. E 35% das embalagens PET também já são compostas por resina reciclada. Hoje, cerca de 20% do portfólio é composto por embalagens retornáveis (RefPET e vidro). Esse formato oferece ao consumidor uma opção mais acessível e sustentável, uma vez que cada garrafa é reutilizada até 25 vezes, e não gera resíduos ao final de seu ciclo de uso.

Desde 2008, a empresa investe em cooperativas de catadores de materiais recicláveis, tanto em infraestrutura quanto em metodologia e gestão, em linha com o que prevê o Acordo Setorial de Embalagens, assinado em 2015.  Em 2017, a Coca-Cola Brasil anunciou sua nova plataforma em reciclagem, o Reciclar pelo Brasil. Em parceria com seu principal concorrente, passou a coinvestir de forma mais eficiente e gerando um aumento de até 25% nos aportes recebidos por elas.

Coordenado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), o programa Reciclar pelo Brasil impacta, inicialmente, 110 cooperativas e 5 mil famílias. Ao todo, a empresa apoia 200 cooperativas. A meta é ampliar essa aliança já em 2018, com outras indústrias parceiras.

Promoção Coca-Cola Fan Feat
Além da parte de sustentabilidade, a embalagem também reforçando a comunicação da marca com o público jovem por meio de artistas. A promoção Coca-Cola Fan Feat faz parte da campanha da marca que traz imagens e versos de canções de nove artistas brasileiros: Anitta, Luan Santana, Ludmilla, a dupla Simone e Simaria, Pabllo Vittar, Projota, Solange Almeida, Valesca e Thiaguinho em suas embalagens. Os fãs escolherão três artistas para formar um novo feat. - Ou seja, um trabalho em parceria.

Cada embalagem é um voto em potencial. O trio de eleitos gravará uma música inédita e um videoclipe, e serão as estrelas de um show ao final da campanha. Os 100 eleitores de cada artista vencedor que mais votaram ganharão ingressos para assistir ao show, com um acompanhante. Os 10 mais engajados de cada artista terão acesso a outros prêmios, como assistir à gravação do clipe e encontrar com o artista no dia do show, produzido e transmitido ao vivo pela Vevo Brasil, que assina a curadoria e gestão artística da campanha.

A partir da segunda quinzena de janeiro, a ação apresenta uma novidade que promete engajar ainda mais os participantes: usuários do Facebook poderão aderir à promoção por meio de um sistema de inteligência artificial através do Messenger. ​A iniciativa, desenvolvida exclusivamente para o ambiente mobile, dará aos usuários a oportunidade de escolher os protagonistas d​o feat sem sair do Facebook por meio do ChatBot, indo além da mecânica tradicional de inscrição via hotsite.

Como um atendente virtual, o participante pode se cadastrar, votar, e receber um conteúdo exclusivo do seu artista favorito. Tudo isso seguindo as orientações ​do bate-papo em tempo real. O voto é realizado por meio de tecnologia de reconhecimento de imagem. Basta usar a câmera do celular para tirar uma foto da embalagem de Coca-Cola com a imagem do artista. O sistema computa automaticamente o voto para o artista desejado, tornando a própria embalagem do produto uma forma de acesso à promoção. ​Para ganhar os prêmios, o consumidor precisa enviar a nota fiscal de compra das embalagens.

Leia também: Embalagem: de um invólucro até uma diferenciação de mercado - estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

 

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