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Carrefour passa a comercializar alimentos fora do padrão estético

Novidade no Brasil, programa de conscientização é voltado à redução do desperdício de itens de hortifruti. Frutas e legumes serão disponibilizados com descontos a partir de 30%

Por | 01/11/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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O Carrefour lançou no Brasil o programa Únicos, iniciativa voltada à comercialização de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, são mais de 10 tipos de frutas e legumes com descontos a partir de 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados "feios", aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil.

A iniciativa colabora com a redução do desperdício no país, um dos líderes mundiais em produção de alimentos, enquanto cria uma nova possibilidade de uso desses alimentos já que, na maioria dos casos, esses produtos podem nem chegar à casa dos consumidores devido aos requisitos estéticos aplicados pelos produtores, distribuidores e comerciantes atualmente. A partir desse mês, o programa Únicos estará disponível em alguns hipermercados da rede em São Paulo, todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado.

No local, serão expostos diversas variedades de frutas, verduras e legumes, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate, comercializados em pacotes fechados. Em fase de implantação, o programa está disponível inicialmente em dois hipermercados da rede na capital paulista, localizados nos bairros Pinheiros e José Bonifácio, este situado na conhecida Estrada do Pêssego.

A iniciativa integra o principal pilar da Plataforma de Sustentabilidade da companhia no Brasil, o combate ao desperdício de alimentos, que conta com diversas iniciativas como o Movimento "Desperdício Zero", que contempla ações de conscientização, internas e externas junto a colaboradores, clientes e parceiros, além de iniciativas para conter e minimizar o desperdício de recursos naturais, principalmente de alimentos, em sua operação.

Além desse projeto, o Grupo Carrefour Brasil já adota iniciativas semelhantes no Atacadão, formato de cash&carry da companhia. Desde 2015, a rede comercializa alimentos fora do padrão estético por meio do programa "Sans Form", onde frutas e legumes "feios" são vendidos também com desconto. Atualmente, a iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Leia também: Capitalismo Consciente: tudo o que você precisa saber para sobreviver - estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

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