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Marcas investem em ações sobre Outubro Rosa

Mês dedicado à ações afirmativas sobre a prevenção ao câncer de mama recebe o apoio de dezenas de empresas. Conscientização ganha destaque no calendário do Marketing

Por | 26/10/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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O mês de outubro sempre foi associado ao mês das crianças nas ações de Marketing> No entanto, há alguns anos as empresas vem trabalhando em campanhas em prol da prevenção ao câncer de mama durante esse mesmo período. O Outubro Rosa já faz parte do calendário de diversas marcas, que apoiam institutos ou mesmo lembram as consumidoras de fazer o auto exame anualmente.

Em 2017 diversos setores trabalharam essa temática. As marcas geram conteúdo viral em suas redes sociais e blogs, de modo a obter maior relacionamento e engajamento com seu público. Na página do Facebook da Hope Lingerie, a empresa entrou no clima da campanha. Há uma modificação no perfil e uma foto com um fundo de cor rosa, um laço e a frase: "todos unidos pela mesma causa". Mais do que um fundo cor de rosa, a causa vem reforçando as questões de saúde da mulher.

A ACTE Sports se uniu ao Move4cancer nesta luta e fará a doação de produtos ao Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho - entidade filantrópica no Brasil que está voltada 100% para o atendimento do SUS. Os itens serão utilizados para a recuperação e fortalecimento de pacientes.  Além disso, em todo o mês de outubro, a marca oferece 15% de desconto nas compras de produtos rosa realizadas por meio de seu e-commerce como estímulo para suas clientes apoiarem esta causa. Entre os produtos disponíveis, está a linha assinada pela personal trainer Cau Saad, além de itens como: par de bolas tonificadoras, corda de pular, medicine ball, squeeze térmico, luvas e capacete para bike.

Já a Usaflex elaborou a campanha "Passo a passo em direção à vida", criada pelo Grupo Rái, que reforçará a importância da prevenção em adesivos de vitrine distribuídos pelas lojas e vendedores usando um lenço cor de rosa simbolizando o combate ao câncer. Além disso, a marca preparou interações em mídias sociais e doação para cinco instituições, uma em cada região do Brasil, que tratam a doença serão realizadas ao longo do mês.

Incentivos
O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre preparou uma ação especial para as suas seguradas que realizarem exames de prevenção. A iniciativa prevê descontos que variam de 25% a 48% nos laboratórios parceiros da empresa. Na cidade de São Paulo (SP), o Laboratório Femme concederá desconto de 48% para a mamografia e a colpocitologia (conhecido como papanicolau) a seguradas do Banco do Brasil Seguros e Mapfre Seguros. Já as seguradas que residem em São José dos Campos (SP) poderão fazer o exame de colpocitologia no Laboratório Sabin, por R$ 25,00. Em Salvador (BA), a mamografia pode ser realizada no Image Memorial pelo preço de R$ 100,00 cada. O Unimagem, de Fortaleza (CE), cobra R$ 104,00 no exame de mamografia. O LabPasteur e o Laboratório Gaspar disponibilizam a colpocitologia por R$ 63,00.

O laboratório Pfizer, em parceria com o Instituto Oncoguia, prepararam a campanha "Saúde Sem Mistério - 10 Mitos Sobre o Câncer De Mama", que está mobilizando centenas de pessoas em várias capitais brasileiras neste Outubro Rosa. Ao longo deste mês, a ação tem ajudado a levar informações sobre a doença para locais com acentuada circulação de pessoas, como terminais de metrô, trens, ônibus e parque. A ideia é conscientizar a população de que, neste outubro, é preciso ir além de vestir rosa e espalhar conhecimento pelo país, como forma de auxiliar efetivamente no combate à doença.

O RIOgaleão e a 99 homenagearam o Outubro Rosa com uma ação, que beneficiará não só as mulheres, mas todos que utilizarem o aplicativo pela primeira vez. Até o dia 31 desse mês, os passageiros que fizerem a primeira corrida do Aeroporto Internacional Tom Jobim com os táxis ou com os carros particulares (99POP) cadastrados no aplicativo da 99 ganharão R$ 20,00 de desconto nas corridas. Para se beneficiar do bônus, o cliente deve utilizar o promocode VIAJANTEPODEROSA e pagar a corrida com cartão de crédito cadastrado no aplicativo ou no Paypal. Caso o valor ultrapasse o limite indicado, o usuário só paga a diferença.

Em prol da conscientização, a Cabify, plataforma de mobilidade urbana, irá reverteu R$ 1,00 para a Fundação Laço Rosa, em todas as corridas finalizadas no dia cinco de outubro.  Os deveriam inserir o código LACOROSA no aplicativo para ganhar quatro corridas com 30% OFF, com desconto máximo de R$10 por viagem. A ação é válida para todo o município do Rio de Janeiro.

Já a Pirelli levou seus pneus P Zero com o composto ultramacio na cor rosa para a etapa do Texas, da Formula 1. Normalmente identificado pela cor roxa na sua lateral, ele foi o escolhido para demonstrar o apoio da fabricante italiana a campanha de prevenção de câncer de mama que, todos os anos, afeta milhões de mulheres e homens em todo o mundo.

A Innovate Pilates e Fisioterapia promoveu a "Caminhada e Corrida contra o Câncer" com o objetivo de engajar a sociedade no combate ao câncer, através de informação e adoção de hábitos saudáveis de vida. O evento aconteceu no Parque Villa Lobos (SP) no dia 22 de outubro.

A rede de centros médicos Dr.consulta realizou na Avenida Paulista - em frente ao Shopping Center 3 -, a ação Flores para Lembrar. Na ocasião, foram distribuídas 10 mil flores que tiveram uma tag com frase "Dê essa flor a alguém que você ama para lembrá-la sobre os exames preventivos". O objetivo era estimular as mulheres a realizarem seus exames periódicos e intensificar o combate, em especial, ao câncer de mama.

Além da ação Flores para Lembrar, neste mês a Dr.consulta ainda inaugura mais dois Centros da Mulher em São Paulo, um na unidade Ibirapuera e outro na unidade Mooca. A rede já conta com um a unidade dedicada à saúde da mulher, que está localizado no segundo piso do centro médico da Teodoro Sampaio, em frente ao metrô Faria Lima.

Shoppings
Os shoppings também aderiram à campanha e elaboraram diversas ações. No Rio de Janeiro, o West Shopping promoverá ações de conscientização junto aos seus clientes e colaboradores e iluminará sua fachada na cor rosa. Em parceria com a Coordenadoria de Saúde - CAP 5.2, de Campo Grande, no dia 27/10 (sexta-feira) de outubro, profissionais da saúde percorrerão o mall distribuindo material informativo ao público sobre a prevenção do câncer de mama. Os clientes que desejarem mais informações, serão direcionados a um lounge, localizado no primeiro piso, onde um enfermeiro estará presente para orientar sobre a doença e a maneira correta para se fazer o agendamento da mamografia junto às Clínicas da Família. As ações acontecerão das 10h às 20h. Ainda no mesmo mês, em parceria com a instituição, será ministrada uma palestra gratuita sobre prevenção da doença às funcionárias do empreendimento.

Já a Loja do Bem do Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, clientes, lojistas e funcionários que passarem no espaço poderão escrever cartas de amor e carinho destinadas às pacientes com câncer de mama. Uma maneira de demonstrarem solidariedade e apoio às pessoas que lutam contra a doença. Para isso, a Loja do Bem ganhou uma iluminação cor de rosa e uma cenografia delicada.

No espaço, uma escrivaninha com bancos, papéis e canetas estarão à disposição do público para escrever as cartas, ou as trazerem de casa, e depositarem nas prateleiras dispostas no local. A Loja do Bem está localizada no segundo piso do Center Shopping Rio e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. Além dessa iniciativa, a loja preparou oficinas em que as peças produzidas serão doadas ao "Grupo Amigas do Peito", junto das cartas, em uma cerimônia realizada no Hospital Federal Cardoso Fontes.

No mês dedicado à luta contra o câncer de mama, a Livraria Leitura do Américas Shopping promoveu um bate papo com a escritora Anna Barreto, autora do livro "Encontrando a Alegria em meio a dor", obra que relata sua experiência com o câncer de mama. Os clientes do Center Shopping Rio podem aproveitar ofertas de diversas marcas que apoiam o Outubro Rosa. Na Arezzo, parte da venda das sapatilhas `Ráfia Bow´ será destinada à ONG Américas Amigas; na Kiko Tattoo, as mulheres mastectomizadas contam com o serviço gratuito de reconstituição das aréolas dos mamilos; e no Werner Coiffeur, os clientes que doarem 20cm de cabelo terão desconto de 20% no pagamento em dinheiro. As doações serão direcionadas à Fundação Laço Rosa.

O Partage Shopping Betim, localizado em Minas Gerais, firmou uma parceria com a PUC Minas. Alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e direito estiveram no shopping para dar instruções ao público sobre saúde e direitos da mulher. Além disso, a fachada do empreendimento ficou iluminada com a cor rosa.

Em Natal, o Partage Norte Shopping recebe a exposição fotográfica "Mulheres Bonitas", de 25 a 29 de outubro, que conta com imagens de mulheres que estão em tratamento ou que já enfrentaram a luta contra a doença. O Partage Shopping Mossoró, em parceria com o SESC, a Associação de Apoio Ao Portador de Câncer de Mossoró e Região e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer promoveu um desfile no dia 15 de outubro, onde todas as modelos convidadas foram mulheres que passaram por tratamentos quimioterápicos e intervenções cirúrgicas, como a mastectomia. O objeto da iniciativa era sensibilizar todos os clientes sobre a importância do diagnóstico precoce, em especial as mulheres.

Varejo e Serviços
O Hareburger lançou um sorvete em comemoração à Campanha Outubro Rosa. A rede de fast casual vegetariano - lança a novidade rosa em parceria com a Gelados da Tribo. Feito com morango e beterraba, a criação ficará em cartaz ao longo do mês e no dia 25 de outubro, teve toda a venda revertida para uma instituição que apoia a causa. A ideia é colaborar com o tema de forma criativa e informal, bem no espírito da marca.

Desde 2015 a Enjoy desenvolve uma t-shirt exclusiva em parceria com a Fundação Laço Rosa e parte do lucro da venda é revertida para os projetos da instituição. A t-shirt desse ano custa R$ 99,00 e mantém o estilo feminino, com estampa de flores e a cor característica da causa. Já a Loungerie lançou uma campanha em parceria com a Clinique em prol da causa do Outubro Rosa. As marcas uniram forças para desenvolver um kit especial. O resultado é uma caixa contendo um sutiã e uma calcinha de renda da linha Sweet Lace - best sellers da Loungerie - disponível em vários tons de rosa, e também um batom da Clinique disponível nas versões líquido e bala, de acabamento mate ou laqueado, oferecidos em tons de rosa e vermelho. Toda a renda será revertida para a Fundação Laço Rosa. O kit pode ser adquirido por R$99,90 durante todo o mês (ou enquanto durarem os estoques) nas lojas da Loungerie.

A Mahogany lançou uma nova linha para mulheres sofisticadas: a Make Me Fever Rose. Durante o mês de outubro, quem adquirir a fragrância Make Me Fever Rose ganha um batom Glam Rose, e a marca doa outro para o Instituto De Bem com Você - A Beleza contra o Câncer, associado ao Look Good Feel Better®, instituto coordenado no Brasil pela Abihpec. Já para quem adquirir qualquer batom na cor rosa que faz parte da ação, a Mahogany vai doar duas unidades. São sete cores selecionadas: Peach, Rosa, Vip, Pink Grao, Lilac, Darling e Pink Satin.

Já a Maybelline reverteu R$ 1,00 a cada compra realizada nos quiosques da marca para instituições de apoio à causa. Mais de 40 entidades devem ser beneficiadas pela campanha e, em cada quiosque, o consumidor poderá consultar qual a destinação das doações. A ação foi até 16 de outubro e todos os itens dos quiosques estiveram disponíveis para a campanha.

A Pandora lançou a campanha DO Pink. Em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), a marca apoia a luta contra o Câncer de Mama gerando conscientização em seus pontos de venda. Durante todo o mês, a joalheria dinamarquesa convida suas clientes a apoiarem a causa adquirindo e usando joias na cor rosa. A marca também contribuirá financeiramente com ações da Instituição FEMAMA, que capacita pequenas ONGs e promove movimentos que garantem a conscientização ao redor do Brasil.

Inspirada no laço rosa, ícone mundial do combate ao câncer de mama, a Riachuelo desenhou uma lingerie para diferentes idades e perfis, ideal para quem procura conforto e liberdade. Toda a renda líquida da venda da peça será revertida para o Hospital Amparo Maternal, entidade selecionada pelo Fleury, considerada modelo de humanização para a saúde da mulher e que realiza em média 480 partos por mês. Por não possuir costura e nem fecho, a lingerie acomoda todos os tipos de bustos e seu bojo pode ser removido. A peça está à venda por R$ 39,90. Já a Zinzane reverterá 20% das vendas de dois modelos de vestidos para a Fundação Laço Rosa. As peças custam custam R$ 89,99 e R$ 99,99.

Para reforçar a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, a Via Varejo, administradora da Casas Bahia e do Pontofrio, além do e-commerce do Extra, aderiu à campanha Outubro Rosa com o mote "Saúde é atitude. Prevenção é sempre o melhor caminho", contemplando ações durante todo o mês em apoio à causa. Entre as iniciativas, a companhia promoverá o Dia Rosa para que os colaboradores sejam motivados a trabalhar com alguma peça de roupa com a cor da campanha como forma de demonstrarem admiração pelo movimento.

A Via Varejo também distribuirá laços simbólicos para os funcionários e cartilha informativa em todos os 26 centros de distribuição e a fábrica de móveis da empresa, a Bartira. Além disso, está reforçando em comunicado interno que possui suporte psicológico por canal telefônico dedicado a esclarecer dúvidas ou prestar apoio familiar. E para o público externo, a fachada da empresa, localizada em São Caetano, será decorada por um enorme banner com mensagem de conscientização para o assunto.

A empresa também receberá no dia 30, no auditório de uma das instalações da sede, a visita de Luciana Holtz, fundadora, presidente e diretora-executiva na Instituto Oncoguia. A especialista fará uma palestra sobre o tema, abordando fatores de risco, como realizar o autoexame, a incidência da doença em homens, assim como outros tópicos.

Nas redes sociais, o Pontofrio alterou a foto de perfil do Pinguim, mascote da marca, no Facebook e no Twitter, sendo uma das únicas ocasiões no calendário em que sua identidade visual é trocada por um propósito especial. Até o fim de outubro, o personagem terá como plano de fundo a cor rosa com o objetivo de incentivar as mulheres a realizar autoexames periódicos.

Já a Vivo lançou em seus canais digitais a campanha "Outubro Rosa, viva mais as novas atitudes e menos as mesmas barreiras", com mensagens para sensibilizar clientes e colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a Vivo adota o rosa, cor tema da causa, em sua marca comercial nos seus principais canais na internet: site, Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter.  Clientes da operadora também receberão e-mail marketing e SMSs com mensagens de conscientização sobre a campanha. Prédios da Vivo na cidade de São Paulo também serão iluminados pelo rosa da campanha.

Indústria
A Forno de Minas também abraça a campanha de conscientização. A marca é apoiadora do projeto "Casa Delas", espaço contemplativo e interativo que receberá, de 19 a 29 de outubro, ciclo de palestras e debates sobre o câncer de mama, no DiamondMall. A programação especial será composta por painéis de discussão, atividades e lançamento do livro "Amanhã, hoje é ontem", escrito por Daniella Zupo. A apresentação e a discussão dos temas ficarão a cargo do corpo clínico da Oncomed BH - especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas - responsável pelo evento.

A Juxx, fabricante de sucos funcionais no Brasil, doou 108 litros de sucos, nos sabores de Blueberry Zero e Cranberry Zero, para o "Coquetel Outubro Rosa", realizado no dia três de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento organizado pela Fundação Laço Rosa fez parte do calendário da cidade e é marcado pela iluminação especial do Cristo Redentor e de outros pontos de grande circulação, que ao longo do mês ficarão iluminados pela cor rosa.

Organizado anualmente nessa mesma data, o Coquetel Outubro Rosa tem como objetivo chamar a atenção de políticas públicas para a doença e conta com a participação de diversas celebridades, artistas e formadores de opinião. Todos os convites do evento foram revertidos integralmente para a Fundação Laço Rosa, responsável pelo Mês do Outubro Rosa no Rio de Janeiro e que busca transformar a fase dolorosa das vítimas desse câncer em fonte de inspiração para outras pessoas. A Fundação luta para que cresça o número de informações disponíveis para identificar e prevenir o câncer de mama.

A Nestlé®, em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), lançou edições especiais de produtos para apoiar a causa e campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda". Os cereais matinais e biscoitos Nesfit, além dos iogurtes Nestlé Grego unitários, ganharam novas embalagens cor de rosa e a presença do icônico símbolo do alvo azul, com o intuito de conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção da doença. Além disso, as marcas realizarão doações ao IBCC, que serão destinadas a melhorias no atendimento aos pacientes e à amplificação da campanha.

Uma das principais iniciativas da ação "O Câncer de Mama no Alvo da Moda" é a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, organizada pelo IBCC e que acontece há 19 anos em 12 diferentes cidades brasileiras. A 56ª edição do evento foi apoiada por Nesfit e Nestlé Grego e aconteceu no dia 01 de outubro, em São Paulo, dando início às comemorações do Outubro Rosa e reunindo milhares de pessoas em apoio à prevenção do câncer de mama e à conscientização sobre a importância do autoexame. O resultado financeiro proveniente do evento é revertido às atividades filantrópicas do IBCC.





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