Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Dia das Crianças 2017: indústria e varejo miram em experiência

Gasto médio em presentes deve ser 17% menor que o ano anterior. Gestores focam em eventos com brincadeiras, arte e música para atrair pais e filhos aos centros de compras

Por | 11/10/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Dia das Crianças é uma das datas mais celebradas do ano e, para os pais, um evento que representa gastos adicionais em alimentação, atividades e presentes. Apesar do momento econômico difícil vivido pelo Brasil, oito em cada 10 brasileiros (78%) planejam comprar presentes para as crianças da família, segundo estudo feito pelo Tiendeo. Apesar disso, as vendas relacionadas à data mostraram uma queda de até 9% em 2016 em comparação ao ano anterior, conforme indica os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Este número confirma a crescente queda no setor observada desde 2014.

Nesse sentido, o gasto dos consumidores com presentes para o Dia das Crianças também caiu. Cada consumidor gastará em 2017, em média, R$185,00 na compra de presentes, o que indica uma diminuição de 17% no valor se comparado com o ano anterior. De fato, a SPC Brasil e a CNDL apontam que o gasto médio do consumidor em 2016 em presentes para esta data foi de R$ 222,00.

Dentre os presentes mais populares entre os brasileiros estão as bonecas e artigos de moda. Os bichinhos de pelúcia, bonecas e bonecos de ação se destacam entre os presentes mais escolhidos para as crianças menores de três anos e para aquelas que possuem entre quatro e sete anos. Porém, conforme as crianças crescem, os consumidores apostam em presentes mais práticos. Uma prova disso é que os sapatos, as roupas e acessórios entram em cena quando a criança é mais velha, se tornando os presentes mais populares para crianças em uma faixa etária que vai dos oito aos 12 anos e também para os maiores de 12 anos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo AondeConvem, a decisão de compra do melhor presente está baseada nos quesitos preços (44%), seguido da qualidade do produto (28%), possibilidades de descontos (17%), facilidade na hora de fazer o pagamento (8%) e localização do ponto de venda (3%). Para economizar gastos e encontrar as melhores ofertas, é importante planejar as compras com antecedência.

Mais de 80% dos usuários responderam que procuram informações por meio de sites e plataformas antes de realizarem uma compra. Apesar da expectativa mais fraca do que em 2016, varejo e indústria seguem investindo na data em ações que reúnem licenciamentos, workshops, brinquedos e imaginação.

Shopping
O BarraShopping (RJ) preparou uma série de atividades e brincadeiras gratuitas na semana das crianças. Oficinas de mágica e de maquiagem, além de apresentações teatrais estão previstas na programação especial, que acontece de quinta a domingo, das 16h às 18h. Já o Shopping Bay Market (RJ) promove, no mesmo período, diversas atividades gratuitas como teatro infantil, desfile e show de mágica. No dia 13, a Praça de Alimentação recebe um desfile com a participação de 40 crianças, em parceria com as lojas C&A e O Boticário. A apresentação do desfile caberá aos lúdicos personagens infantis "Chapeleiro Maluco" e "Rainha de Copas", inspirados no filme de sucesso "Alice no País das Maravilhas".

Já o fenômeno infantil O Show da Luna!é a atração do Plaza Shopping Niterói (RJ). O desenho animado promete ser a sensação do Mês das Crianças no shopping. Para vivenciar diversas experiências científicas, como Luna e seus amigos fazem nos episódios, o mall criou um espaço gratuito com brincadeiras que incluem lupas, uma estrutura para a criança entender os sons que alguns animais fazem e outras brincadeiras. Um foguete gigante com uma plataforma móvel e óculos especiais permitirão que as crianças vivam grandes aventuras e ainda se divirtam por dentro de um circuito de obstáculos, que terminarão em um escorregador em forma de tubo. Para essa etapa da brincadeira, serão cobrados ingressos no valor de R$ 15 por 15 minutos.

O evento terá um ambiente lúdico, colorido e permitirá que muitas crianças matem a sua curiosidade. Será possível conhecer de perto detalhes de plantas e insetos e entender como a chuva cai, por meio de um experimento com o ciclo da água, que mostra com bolinhas translúcidas como isso acontece. A criançada também conhecerá a técnica de como fazer um desenho animado e poderá se divertir em uma gangorra de estrelas. Serão momentos para toda a família se envolver em responder sobre os grandes porquês que afligem as crianças em idade pré-escolar. Também serão destaques uma bicicleta tripla e o espaço para as crianças tirarem fotos fantasiadas, em um palco montado dentro do evento. As fotos são gratuitas e os pais poderão usar seus próprios telefones celulares ou câmeras fotográficas para registrarem os pequenos.

O Partage Norte Shopping (RN) preparou uma programação especial para entreter os pequenos com os personagens queridos pelas crianças. "Mickey e Minnie" estarão no empreendimento com brincadeiras e muita diversão. A partir das 14h, eles estarão no hall da Cinépolis distribuindo balões e máscaras para a criançada, além de um pocket show, na Praça de Alimentação, com momento para fotos.

Na programação, o musical especial "Era Uma Vez" promete encantar todos os presentes, com muitas canções e histórias. Além disso, na Praça de Eventos, o Jump Mania promete botar a família toda pra gastar as energias. A mega cama seguirá o horário de funcionamento do shopping. No segundo piso, a diversão continua com o Puppy Play e o Mini Cars garantindo um passeio diferente.

Varejo
O varejo segue atento aos desejos das crianças nas ações de Marketing para a data. A C&A, buscou este ano promover experiência que vão além do vestir. Na quinta-feira (12), uma oficina de brinquedos será montada em sua loja do Barra Shopping (RJ), em parceria com um time de curadores do Nem Boneca, Nem Carrinho. As crianças presentes desenvolverão carrinhos de rolimã com madeira descartada, caneta e outros materiais. Os clientes da marca interessados em ensinar aos seus filhos como dar um novo significado a peças que seriam descartadas transformando-as em brinquedos devem se inscrever diretamente no caixa da unidade. O workshop tem 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada, e será ministrado das 10h às 12h.

Já os pequenos que forem em alguns Clubes Melissa do da capital carioca poderão participar de uma festa. As cinco lojas participantes trazem atrações diferentes para a criançada. Os Clubes Top Shopping e Shopping Nova América garantem a presença do Baile dos Crespinhos, para animar a festa. Já os Clubes Melissa Nova Iguaçu e Ilha Plaza oferecem recreação com brincadeiras, para meninos e meninas. Enquanto isso, o Clube Melissa Grande Rio conta com a presença de um carrinho de pipoca, jujubas e outras surpresas. A empresa criou ainda uma bag de colorir, especialmente para o Dia das Crianças. Produzida em material oxford, ela pode ser colorida diversas vezes, já que é lavável. A bag acompanha, ainda, uma caixinha de giz coloridos exclusiva para dar vida ao acessório, e poderá ser adquirida em qualquer loja da rede na compra de duas Melissas, sendo uma delas Mini ou Mel. A promoção acontece enquanto durarem os estoques.

Já o restaurante Abbraccio Cucina Italiana e a Elo Cartões fizeram uma parceria para proporcionar experiência aos pequenos. Todas as crianças que visitarem alguma unidade da rede poderão se divertir como chefs de cozinha e montar suas próprias pizzas de muçarela e, também, confeitar o Mini Girelle, uma sobremesa de chocolate. Para participar da brincadeira, batizada de Piccolino Pizzaiolo, é muito simples: ao fazer o pedido da tradicional Pizza Mozzarella (R$ 22,50), que inclui como cortesia um refrigerante ou iced tea refil, as crianças receberão um kit infantil composto por um avental e um chapéu de chef, além da massa para abrir e rechear.

A obra de arte gastronômica será levada ao forno para depois ser servida. Após a refeição, o mini chef receberá o Mini Girelle, um delicioso bolo de chocolate recheado com creme de chocolate, servido com morango e trufa caseira, que poderá ser decorado com confeitos. A ação Piccolino Pizzaiolo acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30, e aos sábados e domingos durante todo o horário de funcionamento dos restaurantes. Exclusivamente no dia 12 de outubroos pequenos serão presenteados com um copo customizado pela Elo Cartões que traz ainda o personagem infantil do Abbraccio, Piccolino Pizzaiolo, estampado.

Já o Zé do Hamburger (SP) preparou algumas atrações especiais para o público infantil que incluem uma equipe de maquiagem artística e penteados estilosos para transformar a criançada. Já na avenida Sumaré, um artista de perna de pau distribuirá bexigas coloridas da marca para o público.

Produtos
Além dos lançamentos em brinquedos, a indústria vem mirando no público infantil com novidades esportivas, de moda e guloseimas. A A Touch, marca de relógios, se uniu com a Mariner para lançar um modelo infantil para o Dia das crianças. O destaque fica para a função que permite a troca de pulseiras em silicone - material que prioriza o conforto no pulso dos pequenos. O produto chega em cinco variações de cores, possuem caixas leves e mostradores com números grandes.

Já a Topper lançou o Kit Goleada II, edição limitada composta pela bola de campo Strike VIII e pelo tênis infantil com design atrativo e divertido nas numerações 28 ao 36. O kit estará disponível nas lojas de materiais esportivos e no e-commerce da marca por R$ 149,99. Já a Kopenhagen trouxe versões divertidas do Lingato: em novas embalagens lúdicas, os doces Língua de Gato, a Mini Nhá Benta e Chumbinho ganharam brincadeiras de ligue os pontos, palavras cruzadas e labirinto.

As versões infantis dos clássicos da marca foram adaptadas especialmente para as crianças com porções menores, como a Nhá Benta de 20 gramas ou são apresentadas em cores lúdicas, como o Chumbinho, despertando o interesse do público mirim. Todas as criações foram trabalhadas pela eba!design.

Leia também: Potencial do consumidor infantil - estudo do Mundo do Marketing Inteligência.





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss