Regulamentação da Profissão de Marketing é aprovada na Câmara | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Regulamentação da Profissão de Marketing é aprovada na Câmara

Redação final foi aprovada em reunião deliberativa extraordinária após dez anos da criação do projeto de lei que padroniza direitos e deveres de profissionais da área

Por | 19/09/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que disciplina a profissão de mercadólogo, que é o profissional que trabalha com Marketing, e o documento segue para o Senado. A redação final confere ao profissional da área a responsabilidade pelo planejamento e operacionalização de ações no mercado, com desempenho de atividades nos ambientes interno e externo de uma organização. O texto, que tem como relator o Deputado Luiz Fernando Faria,ainda indica quem poderá exercer a profissão. 

O Projeto de Lei 1944/07, do Deputado Felipe Bornier, foi apensado à PL 1226/07 de autoria do ex-deputado Eduardo Gomes e desapensado em agosto desde ano em face do arquivamento do projeto original. O material passou por algumas emendas e alterações, mas uma década após a apresentação da proposição, não consta nenhuma citação ou regulamentação a respeito da área digital ou de atribuições relacionadas ao Martech - algo que diversos especialistas indicam como o futuro da área.

Nas poucas tecnologias ou aberturas para ferramentas que o documento traz constam como algumas atribuições a análise de geomarketing na distribuição dos produtos e serviços, com identificação de ameaças e oportunidades de mercado, da relação custo e benefício dessas escolhas, bem como dos meios e instrumentos a serem utilizados na distribuição. Além de responsabilizar o profissional peladefinição de ferramentas de comunicação e derelacionamento a serem utilizadas no mercado interno eexterno, a fim de facilitar a produção e a gestão dainformação.

A versão aprovada define ainda como mercadólogo os portadores de diploma de nível superior em Marketing, devidamente registrado, expedido por instituição brasileira de ensino superior oficialmente reconhecida ou diploma de nível superior em Marketing devidamente registrado, expedido por instituição estrangeira de ensino superior ou ainda os que, comprovadamente, já exerciam atividades da área até a data de publicação desta Lei.

Histórico
Apesar de o projeto em questão ser de 2007, o interesse na regulamentação da profissão completa 10 anos neste ano. Em 2005, a primeira proposta que versava sobre o tema foi de autoria do então deputado federal Eduardo Paes e ex-prefeito do Rio de Janeiro. Com a saída dele para assumir o governo municipal carioca, o projeto foi arquivado. Em 2007, o texto foi apresentado pelo então deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). No mesmo ano, proposta semelhante foi apresentada por Bornier e começou a tramitar na Câmara. Após alerta ao Mundo do Marketing, o texto foi apensado ao projeto inicial.

O projeto que pode mudar a nomenclatura de Marketing para Mercadologia e intitula os profissionais da área como Mercadólogos estava parado desde 2015, mas antes disso chegou ficar outros três anos sem alterações, quando foi registrada a última movimentação na CCJC. Ele já passou por dois arquivamentos automáticos por conta do fim das legislaturas. A proposta gera discussão no mercado e, entre os destaques, aparece a eliminação de estrangeirismos, comuns na área. 

O texto prevê ainda reserva de mercado, já que apenas profissionais formados em Mercadologia poderiam atuar no segmento. Em 2015, a pedido do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), um dos autores da proposição, o PL 1226/07 foi desarquivado e retomou da fase em que parou. 

Leia também: Tecnologia no Marketing exige novo perfil profissional - estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

 

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss