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Estoque virtual – ações para contornar o problema e minimizar riscos

Tecnologia é aliada para evitar diferenças nos registros de produtos, mas boas práticas e parceria com promotores são fundamentais para prevenir esse inconveniente

Por | 15/08/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Quando há divergência entre os valores que constam nos registros e a quantidade de real de produto disponíveis em uma loja configura-se o chamado estoque virtual. Essa situação nada agradável pode acarretar uma série de problemas no ponto de venda, entre eles a tão temida ruptura e as consequentes perdas de vendas.  

Entre as razões mais comuns que levam a essa discrepância de dados estão avarias nos produtos causadas por consumidores de forma indevida, furtos, quebras ou equívocos nos registros dos produtos. Em 2015, um estudo realizado pela Neogrid, mais da metade das perdas em vendas no varejo (56%) foram causadas por falhas de execução nas lojas. Desse percentual, o estoque virtual foi responsável por 30% das perdas enquanto os outros 20% foram provocados por gôndolas desabastecidas, (mesmo constando com produtos suficientes no estoque da loja).

Existem medidas que podem ajudar a evitar os riscos do estoque virtual e minimizar seus efeitos.  E os promotores de venda são figuras fundamentais nesse processo, ajudando a fiscalizar se a reposição está sendo realizada com a frequência adequada ao giro do produto. Outra ação que pode ser praticada pelos promotores é verificar constantemente o estado dos produtos antes de serem acondicionados nas gôndolas.

No caso de perecíveis, por exemplo, o promotor pode indicar para o varejista sobre a proximidade do vencimento das validades dos produtos para o que parceiro tome alguma atitude e produza alguma ação que acelere o giro do mesmo. Quando se trata de produtos não perecíveis, mas que ainda sim podem sofrer algum tipo de dano físico, o quanto mais cedo o promotor alertar ao varejista e fornecedor sobre o problema e solicitar a reposição do mesmo, menor a probabilidade de gerar erros e incongruências nos relatórios.

Tecnologia como aliada
A comunicação constante entre promotores de vendas e gestores também auxilia a agilizar processos e evitar problemas relacionados ao estoque virtual. Mas essa comunicação precisa ser feita de maneira assertiva e com a plataforma adequada para documentar os problemas, e atualizar em tempo real as demandas dos diferentes pontos de venda. A Compart, empresa focada na gestão inteligente de Trade Marketing, oferece uma solução que agrega estas funcionalidades, permitindo aos gestores extrair o máximo possível de informações dos PDVs e utilizar esses dados para obtenção dos melhores resultados. Saiba mais sobre esta solução neste link.  

A organização do banco de informações sobre os dados de armazenamento é outra medida importante para se evitar o estoque virtual. Duplicidades devem ser eliminadas nos registros, para minimizar as margens de erros. A manutenção de inventários periódicos, contabilizando com frequência as quantidades e saídas de itens do estoque, ajuda também a manter os dados atualizados e dimensionar os pedidos de reposição.

Os colaboradores do varejo podem ainda colaborar para evitar o estoque virtual. No checkout, por exemplo, a validação dos produtos deve ser feita da forma adequada: cada código de barras deve ser validado uma única vez, mesmo para itens da mesma marca. Caso contrário, poderão ser registrados no caixa a saída de itens iguais, quando na verdade SKUs diferentes foram levados pelo consumidor ao checkout, levando a incongruência de dados do estoque.

Como apresentado, evitar o estoque virtual é uma ação que envolve parceria entre fornecedores, promotores de venda e varejistas, que com ações isoladas e em conjunto colaboram para que todos os envolvidos na cadeia tenha um resultado positivo, proporcionado também ao consumidor a satisfação de levar para casa o produto desejado.

Compart

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