Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Vendas e Marketing são áreas valorizadas no mercado de trabalho

Apesar da crise econômica, campo tornou-se extremamente estratégico no momento de instabilidade. Nível de cobrança por resultado aumentou exigindo mais do profissional

Por | 08/08/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Apesar do mercado de trabalho encontrar-se desestabilizado pela crise político-econômica, as áreas de Vendas e Marketing foram as menos afetadas. Ao longo de 2016 essas duas áreas passaram por um cenário de instabilidade econômica, mas perante outros setores sofreram um impacto menor por se tratar de um campo extremamente estratégico nesse momento de mercado, segundo o Guia Salarial Hays 2017. O nível de cobrança por resultado aumentou expressivamente e o seu maior foco foi manter-se competitivo, em busca de alternativas e oportunidades de novos negócios, seja no mercado local como no internacional.

Para recrutamento, o processo de tomada de decisões tornou-se mais criterioso, demandando a análise de uma grande quantidade de variáveis e assim, tornando-se mais demorado. De um modo geral, houve uma grande estagnação no mercado B2B, bem como no segmento de infraestrutura, levando em conta a retração da indústria e a crise político-econômica, respectivamente.

Em contrapartida, cresce a movimentação no mercado do agronegócio e indústrias específicas como ingredientes e fragrâncias. Em vendas, os requisitos essenciais como a formação acadêmica no setor e a rede de relacionamentos no mercado tem sido fundamental na busca de executivos comerciais em nível pleno/sênior. Para gestores é necessária uma atualização na forma como direcionar e exigir os resultados no negócio, é preciso gerir olhando valores humanos sem perder a essência final que é o resultado coletivo. Dentre as posições trabalhadas em 2016, um destaque especial aos Desenvolvedores de Negócio para Brasil e Latam e posições de Marketing com foco em estratégia e inovação.

Para 2017 vemos um cenário conservador, mas um pouco mais otimista e com o mercado voltando a estabilizar, as contratações tendem a acontecer de forma mais intensa a partir do segundo semestre deste ano. Os profissionais mais procurados pelo mercado serão de Marketing Digital, Inteligência de Mercado e Vendas Técnicas. Fortes habilidades interpessoais e idiomas, como inglês fluente e muitas vezes o domínio do espanhol são exigidos pelos empregadores.

Outros perfis que estão em alta são os Gerentes de Relações Governamentais, Gerentes de E-commerce, Produto/Categoria e Nacional de Vendas. Por outro lado, os gestores de Ponto de Venda, Merchandising, Gerente de Inovação e Expansão são os perfis menos solicitados. Para os gestores entrevistados, se atualizar e exigir os resultados do negócio, sem se esquecer dos valores humanos ou do cuidado da perda da essência final que é o resultado do coletivo. Em 2016, os perfis que mais se destacaram foram os Desenvolvedores de Negócio para Brasil e Latam e posições de Marketing com foco em estratégia e inovação.

Para a consultoria, a retomada do crescimento do setor oferece uma boa perspectiva aos profissionais que buscam desenvolvimento na profissão, ou recolocação no mercado de trabalho. É importante que o foco estratégico continue voltado à evolução do negócio, pensando sempre em seus públicos de interesse. Dessa forma, é possível o progresso não apenas de Vendas e Marketing, mas de toda economia brasileira.

Leia também: Tecnologia no Marketing exige novo perfil profissional - estudo do Mundo do Marketing Inteligência.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss