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Como se preparar para datas comemorativas no PDV

Planejamento e gestão da informação de forma eficaz e ágil são ferramentas essenciais para que os esforços tragam resultados positivos para as vendas no período

Por | 10/07/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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A preparação do ponto de venda para datas comemorativas inclui ações que vão desde as mais visíveis ao consumidor, como a decoração nas lojas, até o esforço conjunto de fabricantes e varejistas para que as vendas no período alcancem o patamar esperado sem gerar problemas como rupturas ou baixos índices de sell out.

As ações para datas deste calendário precisam ser definidas entre fornecedores, varejistas e promotores de venda com a antecipação necessária para envolver todos no processo. Esse tempo pode variar de acordo com o relacionamento estabelecido entre os parceiros, a duração do treinamento da força de vendas e o intervalo necessário para produção dos materiais de promoção.

Em qualquer área, o planejamento é fator primordial para o sucesso da execução. Não seria diferente no Trade Marketing. Desenvolver um calendário com todas as datas importantes para o seu negócio, vislumbrando não apenas datas festivas, mas também oportunidades sazonais, é parte importante desse processo e ajuda a organizar as estratégias para cada período do ano.

Comunique um "estado de espírito"
Tendo seu planejamento já realizado, agora é hora de partir para o plano tático. Comunicar suas ações com antecedência ao consumidor ajuda a lembrá-lo da data e deixá-lo mais disposto a adquirir algum item relacionado ao período festivo. Aqui, ganham importância os materiais de merchandising que ajudam a criar o clima para o evento.

Desenvolver um uniforme diferente para o promotor de venda também pode ajudar a fazer com o que o consumidor compreenda que sua marca teve o cuidado de preparar algo especial para aquele período do ano direcionado para ele ou para aqueles que ele se importa.

Os materiais informativos, como folhetos especiais, ganham destaque como ferramentas que ajudam a racionalizar uma compra, que muitas vezes tende a ser mais emotiva do que racional, pois está relacionada a sentimentos do consumidor com determinada data comemorativa.

"Vestir" os produtos ou adequá-los para a ocasião é outra ação que ajuda a criar o "estado de espírito" da data no ponto de venda e destacar o seu produto no período. A criação de kits comemorativos também pode se tornar uma oportunidade para apresentar outros produtos de uma linha ao consumidor ou elevar o seu ticket médio, aproveitando sua predisposição pela data celebrada no momento.

Faça a gestão de forma eficaz
Não há estratégia que se sustente sem informações precisas. Qualquer gap de conhecimento pode atrapalhar a execução e deixar um cliente frustrado. Por isso, é importante monitorar constantemente a execução e performance das ativações, principalmente nestas datas, onde determinados produtos costumam ter maior procura. Contar com a tecnologia adequada para monitorar seu estoque e reposição ajuda a evitar ruptura, perda de vendas e diminuir a fidelidade do cliente ao varejista pela ausência do produto desejado. Conheça aqui a solução da Compart que pode ajudar você a ter controle em tempo real de suas ações no Trade.

Estabelecer os indicadores chaves de performance para determinada data é uma etapa que deve ser realizada no planejamento e acompanhada ao longo da execução de sua ativação para o período. É por meio desses indicadores que se poderá medir o sucesso dos esforços dedicados à sazonalidade.

Entras as metas que se pode estabelecer para medir seus esforços em datas festivas estão o impacto do aumento da ampliação de espaço de exposição sobre as vendas do produto, as vendas do item em relação a sua categoria, análise do desempenho comparado à sazonalidade do ano anterior e o custo de aquisição por cliente no período. 

Como visto acima, o planejamento é a parte essencial para que qualquer execução tenha sucesso, os riscos sejam minimizados e se possam identificar quais os esforços foram trouxeram mais resultados positivos. É importante ressaltar também que esta atividade não se deve ser restrita apenas às datas comerciais, mas fazer parte da rotina de qualquer gestor, principalmente quando se lida com um time multidisciplinar como na área de Trade Marketing. 

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