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Content Trends 2017: 16 estatísticas inéditas de Marketing de Conteúdo

Pesquisa conduzida pela Rock Content traz resultados sobre o uso de conteúdo na estratégia das empresas e as principais dificuldades para se colocá-lo em prática

Por | 06/07/2017

publicidade@mundodomarketing.com.br

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Em 2015, com a primeira edição da Content Trends passamos a conhecer mais sobre as estratégias de Marketing de Conteúdo, que na época os estudos sobre o mercado ainda eram pouco exploradas no Brasil. Com 2233 respondentes e a produção de um relatório com informações muito relevantes sobre o mercado, decidimos realizar novas edições anualmente. Assim, no ano passado, o foco era entender as tendências dessa prática no país e como a sua adoção continuava evoluindo ao longo dos anos.

Agora, em 2017, já estamos na terceira edição. Retomamos os resultados já conhecidos nas versões anteriores, e exploramos mais a fundo algumas informações para oferecer um estudo ainda mais completo. Com o recorde de participação, 3650 respondentes, produzimos o relatório com as principais estatísticas e benchmarks do mercado.

Desenvolvimento da pesquisa
Para recolher todas as respostas, disponibilizamos de forma online o questionário do estudo em questão, entre os dias 02 e 16 de maio. Para sua divulgação, enviamos para uma base de contatos via email, além de promover via Facebook, Google+, Linkedin, e Twitter da Rock Content. Com o intuito de entender o panorama da produção e do consumo de conteúdo no país, dividimos o questionário em duas partes. Uma com perguntas específicas para os profissionais que trabalham em empresas que adotam Marketing de Conteúdo e outra para aqueles que não trabalham atualmente ou que não atuam em negócios que praticam a técnica de conteúdo.

Resultados
A pesquisa revelou que a prática da estratégia de Marketing de Conteúdo já uma realidade em cerca de 71% das empresas. Os outros 29% que não a adotam, alegam, principalmente, falta de tempo e de equipe disponível (38,9%), desconhecimento da estratégia (31,8%) e falta de budget (16,2%) como empecilhos para a prática.

Porém, um dado interessante é que cerca de 68,9% das empresas que não adotam o Marketing de Conteúdo apresentam a pretensão de adotar a estratégia.

Ao analisar as respostas, também foi possível encontrar dados valiosos que dizem respeito aos ganhos que se pode alcançar com o Marketing de Conteúdo. Cerca 53,5% das empresas que adotam a estratégia conhecem o número de visitantes mensais que recebem.

Em contrapartida, 66,7% dos negócios que não adotam desconhecem essa taxa. Entre as inúmeras vantagens do Marketing de Conteúdo estão:

  • A geração de 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam;

  • O alcance de 1,8 vezes mais visitantes para os negócios que realizam publicações nos blogs;

  • A conquista de até 4,2 vezes mais visitas nas empresas que produzem mais de 13 conteúdos por mês.

Além disso, o estudo também revela informações relacionadas ao consumo de conteúdo de forma online, o qual é feito por 98,2% dos respondentes. Para esses usuários, o smartphone é o dispositivo mais utilizado para esse fim, com cerca de 87% de adesão.

Também questionamos sobre qual é o canal mais usado para encontrar conteúdos e informações. De acordo com os participantes, a busca orgânica do Google (84,7%) e as redes sociais (83,1%) são os favoritos.

Essas são apenas algumas das inúmeras descobertas da Content Trends 2017. Confira aqui o relatório completo, com mais de 70 páginas, e conheça o panorama do Marketing de Conteúdo no Brasil!

Veja também o infográfico da pesquisa abaixo:

 

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