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Emojis tendem a aumentar a taxa de leitura

Figuras vem ajudando a melhorar entrega de e-mails marketing em períodos significativos para o varejo ao longo do ano, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais

Por | 03/07/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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O uso de emojis - aqueles pequenos ícones digitais que representam tudo, desde sushi e veleiros até variações infinitas de expressões faciais - tornou-se parte da vida cotidiana e vem ajudando a melhorar a taxa de leitura de e-mails marketing. Em períodos significativos para o varejo ao longo do ano, a utilização desse recurso ajudou a aumentar o engajamento, segundo o estudo "Emoji use in e-mail subject lines - a monthly guide to emojis and email", feito pela Return Path.

Comparando as métricas de mensagens cujas linhas de assunto contêm emojis, com aquelas construídas da maneira tradicional, apenas com textos, houve um aumento no desempenho Os emojis de lábios, por exemplo, são eficientes em campanhas do Dia dos Namorados (aumento de 24% na taxa de leitura e 89% na caixa de entrada), enquanto a imagem de chave inglesa fez muito sucesso no Dia dos Pais (aumento de 20% na taxa de leitura e 83% na caixa de entrada). Por outro lado, a imagem com brinde de taças de champanhe não apresentou engajamento com os assinantes no período do Ano Novo (aumento de 9% na taxa de leitura e 38% na caixa de entrada).

A personalização e adaptação aos dispositivos móveis foram algumas das tendências para 2017 relacionadas aos e-mails marketing, já que o número de consumidores conectados via smartphones vem aumentando consideravelmente ano após ano. Embora esse fator de novidade seja difícil de quantificar em um relatório de pesquisa, evidências indicam uma queda brusca nas métricas de engajamento após o uso repetido de emoji. Isso significa que o que funciona uma vez pode não funcionar sempre.

Para auxiliar os profissionais de e-mail marketing no uso de emojis em linhas de assunto, os especialistas da Return Path listaram seis boas práticas:

1 - Teste em uma pequena amostra: Inicie o uso de emojis em uma pequena amostra do seu mailing. Compare o desempenho enviando para outro grupo mensagens com linhas de assunto tradicionais.

2 - Não exagere: Evite utilizar vários emojis ao mesmo tempo e evite aqueles que são amplamente utilizados.

3 - Certifique-se de que a imagem utilizada faz sentido no contexto e na sua indústria: Um emoji que apresentou alta taxa de leitura no estudo da Return Path pode não ser eficiente em suas campanhas. Para evitar erros, esteja ciente da identidade da marca da sua empresa e tenha cuidado com a utilização de cada emoji. Evite que o uso da imagem seja encarado como uma brincadeira de mau gosto.

4 - Certifique-se de que os emojis sejam visualizados com perfeição:  Enquanto um emoji pode fazer com que o e-mail seja aberto, é provável que os assinantes excluam mensagens cuja linha de assunto tenha um emoji desconfigurado. Verifique se os emojis que você está usando são suportados pelos provedores de caixa de correio e dispositivos que seus assinantes usam.

5 - Saiba qual é o destino dos seus e-mails: Antes de concluir se o uso de emoji foi um sucesso ou um erro, certifique-se de estar mapeando se as mensagens estão alcançando a caixa de entrada e sendo abertas.

6 - Veja como seus concorrentes estão usando os emojis: Existem muitas opções quando se trata de usar emojis em linhas de assunto de e-mail, então fique atento ao uso das imagens pelas demais marcas no mercado, principalmente seus concorrentes diretos. Esta é uma forma de se inspirar ou evitar erros.

Leia também: Comportamento mobile do brasileiro - infográfico disponível para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

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