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Dia dos namorados será de presentes compartilhados

Apesar da crise, casais buscam opções que possam ser aproveitadas em conjunto, como um jantar romântico. Necessidade do produto influenciará decisão de compra

Por | 09/06/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Apesar da crise financeira no Brasil, muitos casais planejam comemorar o dia dos namorados de maneira especial, seja demonstrando o amor com um presente ou celebrando de uma forma romântica, segundo levantamento feito pelo Tiendeo. Para 73% dos entrevistados, a data será comemorada normalmente. O presente mais popular será um jantar romântico, já que este foi o presente mais escolhido por ambos sexos, tanto como opção para presentear como opção de presente que desejaria receber.

Outros presentes que também fizeram sucesso entre desejados e como opções para dar, foram: roupas e experiências, que podem ser kits de atividades de lazer relacionadas com viagens, gastronomia, bem-estar, entre outros. Os resultados também indicam que o costume relacionado aos presentes também se mantém nesta data especial, já que flores, bombons e jantares românticos continuam sendo alguns dos grandes favoritos.

Em relação aos gastos, os homens afirmam que gastarão, em média, R$ 507,00 na hora de comprar os presentes, enquanto as mulheres preveem um gasto médio de R$ 256,00. Essa informação indica uma diferença de quase o dobro do valor, sendo os homens aqueles que investirão mais dinheiro na hora de comprar um presente ou uma experiência para a parceira/o nessa data. Nesse sentido, é possível extrair do estudo que os brasileiros investirão uma média de R$ 324,00 neste dia.

Presentes
Mais importante do que a utilidade ou a necessidade, o presente do Dia dos Namorados, em 2017, precisará atender ao desejo da pessoa amada. Pelo menos esta é a intenção de 42% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista SCC em sua pesquisa sobre Hábitos de Consumido para esta data comemorativa. Outros 35%, no entanto, quando questionados sobre o que consideram mais relevante e de fato influenciará na decisão da compra do presente, disseram que observarão a necessidade ou utilidade do artigo. Preço, promoção e desconto, assim como marca e qualidade serão levados em conta por 14% e 9% dos entrevistados, respectivamente.

Na prática, quando questionados sobre qual item pretendem comprar, 34% disseram que irão optar por roupas e acessórios. O que representa um crescimento de sete pontos percentuais em comparação ao ano anterior. Jantar romântico, ida à shows e cinema também apresentaram crescimento de sete pontos percentuais e ocupam a segunda posição, com 20% das menções. Perfumaria aparece em terceiro lugar com 14%. De um modo geral, este ano 62% dos entrevistados comprarão presentes, contra 56% de 2016. Destes, 40% irão gastar mais que o ano passado.

O valor médio do presente apresentou uma queda de quatro pontos percentuais. Na comparação com 2016. Cenário um pouco mais positivo se comparado à queda de 17 pontos percentuais observado no ano passado contra 2015. Para esta data, 66% dos consumidores pretendem gastar até R$ 200,00 (35% até R$ 100 e 31% entre R$ 101 a R$ 200), segundo o Boa Vista SCC.

Para entender onde os milhões de usuários brasileiros vão para comprar presentes e celebrar o amor, o Waze analisou os dados de uso do APP nos dias que antecederam a data no ano passado. A ida para os restaurantes em busca de um jantar romântico faz parte da tradição da data: 62% dos casais procuram um lugar para jantar em algum lugar especial. Segundo a plataforma, em comparação a um dia normal, a ida para restaurantes cresce 192% na data.

Flores e produtos esportivos fazem bastante sucesso e tem aumentos significativos como destino das navegações nos dias 11 e 12 de junho de 2016, em comparação aos dias normais: floriculturas cresceram mais de 240% e lojas de produtos esportivos tiveram um aumento de mais de 210%. No mesmo período, rotas para chocolaterias cresceram mais de 177%, e para joalherias aumentaram mais de 173%. As navegações com destino às lojas de roupas aumentaram mais de 165% e aos shoppings, mais de 128%.

Shoppings
Os shoppings mantêm acesa a esperança de vendas mais altas em 2017 para o Dia dos Namorados. Por esse motivo, os estabelecimentos estão investindo em promoções para cativar os apaixonados. No Rio de Janeiro, o Shopping Leblon lançou a campanha Funnyhowflowersdothat.com.uk, que busca mostrar uma declaração de amor ao bairro. Produzido para veiculação online na semana que antecede o Dia dos Namorados, numa parceria com as agências Luuc e 14, o conteúdo traz um drone distribuindo flores a casais que circulam pelos arredores do shopping, em cenários tão familiares para muitos de seus frequentadores.

Já no mall, os clientes são convidados a participar da promoção para a data comemorativa, que contempla a retiradas de um buquê da Balaio de Flores para aqueles que juntarem R$ 400,00 em até duas notas fiscais. A ação vai até o dia 12 de junho e vale para compras em cartão de débito ou crédito.  O shopping oferece ainda uma foto Instax revelada na hora a partir do celular para a produção de um cartão personalizado, além de uma revelação da mesma foto no tamanho 10X15 na Cluster. O shopping também organizou uma série de três bate-papos sobre astrologia e as leis da atração do amor, além dos relacionamentos na atualidade.

Ainda no Rio de Janeiro, o complexo BarraShopping e New York City presenteará os clientes em sua promoção de Dia dos Namorados com "Kits Pipoca", composto por dois copos, um balde e uma almofada de apoio para os itens. Além disso, os consumidores poderão concorrer ao sorteio de dois Hyundai Creta 0Km. Com investimento de R$ 1,3 milhão, a campanha - criada pela Wide Comunicação Expandida-, acontece até o dia 12 de junho e espera trocar 20 mil kits. Para a divulgar a promoção, o BarraShopping aposta em comunicação digital com inserções em sites e portais, e impulsionamento nas redes sociais. Além disso, a praça de eventos do mall ganhará uma decoração romântica, com bancos de madeira formando um coração. A partir de uma ação interativa nas redes sociais do shopping, casais poderão enviar fotos para serem projetadas em um telão que estará no local.

Já o Shopping Metropolitano Barra sorteará 15 vales-compras no valor de R$ 4 mil para aqueles que acumularem R$ 300,00 em compras no mall. O presente será dado para o casal, que receberá dois cartões de R$ 2 mil. Embora os cartões sejam de uso independente, a ideia é que os ganhadores gastem o prêmio juntos em compras no shopping. Serão contemplados 15 casais, em um total de 30 ganhadores. Os participantes de promoções anteriores dos anos de 2016 e 2017 e aqueles que fizerem troca de cupons de segunda a quinta-feira terão cupons em dobro. Para as duas situações, os benefícios serão cumulativos. O sorteio será no dia 14 de junho. A campanha, assinada pela agência Bloom, será veiculada em rádio, cinema, mídias online e redes sociais.

Já o Rio Sul utilizará o conceito "Da Gema", para a data. O termo, lançado em janeiro no dia de São Sebastião, exalta a expressão mais enraizada do que é ser carioca de verdade. No Dia dos Namorados ela será usada para demonstrar o sentimento de amor que o carioca tem em aproveitar as atividades ao ar livre ao lado de quem se ama. Além disso, o shopping sorteará três Scooters Bee Royale 200 para quem comprar acima de R$ 250,00. A campanha conta com mobiliário urbano, anúncios de revista e jornal, spot rádio e cobertura digital com peças para Facebook, Instagram e em jornal. Além de toda a comunicação nos corredores, como cartazes, triedro, flyer, placa aérea e testeira.

Em Natal (RN), o Partage Norte Shopping programou diversas ações, online e no mall. No dia 11 de junho, em parceria com a Cinépolis, os casais vão poder curtir uma sessão especial do filme "amor.com" com 50% de desconto. Para isso, basta ter o aplicativo do Partage, disponível nas plataformas android e iOS, apresentar o banner promocional e dar um beijo apaixonado. Na ocasião, os clientes encontrarão cupidos e um lounge para quem desejar registrar o momento. Haverá ainda apresentações musicais no Varanda Musical.

O centro de compras também organizará um jantar à luz de velas com ornamentação especial para aqueles que escolherem o local para comemorar a data. Nas redes sociais, o shopping estará com um catálogo online de dicas para quem busca um presente e ainda conta com uma galeria de fotos dos paixonados. Para aparecer no álbum basta publicar uma foto com a hashtag #namoradospartage.

Em Minas Gerais, o a agência de comunicação Reciclo é a responsável pela campanha publicitária do Dia dos Namorados do Minas Shopping. Com o slogan "Seja protagonista do seu próprio filme de amor", a criação foi inspirada no filme vencedor de seis estatuetas do Oscar: La La Land. A mídia é composta por anúncios em TV, rádio, internet e jornais de bairro, além de peças de divulgação no mall do Minas Shopping. Até o dia 12 de junho, a cada R$ 200,00 em compras, os clientes receberão um cupom para concorrer a um Renault Captur zero quilômetro. Além disso, nas compras acima de R$ 200,00 os consumidores ganharão uma "almofada pipoqueira" (limitada a uma unidade por CPF e estoque de sete mil unidades), que contém uma almofada (com duas opções diferentes de estampas), um balde de pipoca e dois copos.

Em São Paulo, o ParkShoppingSãoCaetano, mostrará que o objetivo principal do empreendimento é que seus clientes se sintam em casa. Desenvolvida pela Agência BigBee, as peças decorativas do mal mostram um casal em clima de romance que assiste a um filme como se estivesse no conforto de casa. Além disso, a cada R$ 300,00 em compras, a unidade presenteará seus clientes com uma lata com estampa exclusiva com trufas Cacau Show, além de um cupom para concorrer a um Renault Captur e a uma viagem com direito a três acompanhantes para Las Leñas. As compras ou trocas realizadas de segunda a quinta-feira valerão cupons em dobro. O sorteio do carro e viagem acontecerá no dia 13 de junho, às 13h.

Para aumentar ainda mais o fluxo de público e alavancar as vendas no período do Dia dos Namorados, a CCP (Cyrela Commercial Properties) lançou diversas ações promocionais nos shoppings que administra em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Entre os prêmios estão pares de vale-compras de até R$ 10 mil; smartphones Samsung Galaxy S8; e pacotes de viagem com acompanhante para alguns dos destinos mais badalados da América do Sul e Central.

No Shopping Cidade São Paulo, a cada R$ 350,00 reais em compras nas lojas participantes, os clientes podem concorrer ao sorteio de dez pares de vales-presentes no valor de 10 mil reais. Já o Grand Plaza Shopping sorteará cinco pares do smartphone Samsung Galaxy S8 e cinco vale-compras no valor individual de R$ 5 mil para os clientes que cadastrarem compras no valor mínimo de R$ 250,00.

No Shopping D e Shopping Cerrado, os consumidores poderão concorrer ao sorteio de pacotes de viagem para a Costa do Sauípe e cinco vale-compras no valor de R$ 5 mil cada. Oferecer viagens também foi a estratégia para o Tietê Plaza Shopping, que sorteará cinco pacotes, com direito a acompanhante, e cinco vales-presente de R$ 5 mil cada. A promoção sugere três opções de destino: Mendoza (Argentina), Punta Cana (República Dominicana) ou Atacama (Chile).

Redes sociais
Para o Dia dos Namorados, o Ponto Frio apostou em uma comunicação que mostra para os clientes que a rede é o lugar certo para "descomplicar" e achar o presente ideal para o parceiro. Sendo o Twitter uma das principais ferramentas de contato com o cliente, a marca criou o "Divã do Pinguim", tornando o mascote o analista dos seguidores na rede social. Interagindo de maneira bem-humorada e muito próxima dos consumidores, o Pinguim dará dicas de presente, descomplicando os relacionamentos das pessoas que tuítarem pedindo a sua ajuda e também sugerindo cantadas para os solteiros, tudo na sua linguagem divertida.

O filme que vai para TV aberta também segue a linha "Divã", mas com um ator interpretando o terapeuta e ajudando sua paciente a achar uma solução de presente para a data. A personagem desabafa com o analista sobre seu namorado ser muito complicado, cada dia tendo um perfil diferente, como geek, Chef, viciado em séries, entre outros. A campanha, desenvolvida pelo Marketing da rede e pela Y&R, também contará com spot em rádio, comunicação nas lojas, no site e nas mídias digitais até o dia 11 de junho.

Já a Gol, com o objetivo de conectar pessoas ao amor e estimular a percepção dos momentos de carinho entre os casais, lançou o desafio #amoresanonimosGOL, que terá diversas ações durante o mês. A iniciativa foi inspirada e realizada em parceria com o perfil de mesmo nome, criado nas redes sociais, que retrata diferentes casais em momentos apaixonados do dia a dia. Todos os clientes que postarem fotos no Instagram, usando a hashtag da campanha poderão participar.

A empresa selecionará duas fotos que retratam o amor, sendo anônimo ou declarado, e como prêmio os donos das publicações ganharão uma passagem, com direito a um acompanhante, para qualquer destino do Brasil operado pela companhia. Além disso, as fotos escolhidas serão postadas no Instagram da empresa e ainda poderão fazer parte de uma exposição que acontecerá no aeroporto internacional do Rio de Janeiro - RIOgaleão, em junho.

Em complemento a campanha, a companhia aérea levará fotógrafos anônimos até o aeroporto RIOgaleão para flagrar alguns casais apaixonados, cujas fotos serão impressas e entregues para presentea-los. Essa ação será gravada em vídeo e o conteúdo estará disponível nas redes sociais da companhia em breve.

A Netshoes planejou ativações digitais para a data. O vídeo da campanha -disponível na página da marca no Facebook e no canal do Youtube - mostra os hábitos de um casal unido pelo esporte, entoando uma paródia divertida da música Só Você. Além das divulgações na internet, a empresa exibirá a campanha no rádio, Spotify, em relógios de rua (out of home) e nos cinemas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Além do filme, a companhia também aposta no Stories do Instagram. Por meio de um bot, que fará um teste com perguntas sobre relacionamento, como: qual o nível da paixão e seu esporte favorito. Ao fim do teste, o apaixonado chegará a uma lista de presentes com base em seu gosto pessoal, para poder compartilhar com o crush e ajudá-lo na escolha do presente. A campanha conta ainda com uma animação - exibida via Elemídia - que convidará os fãs a enviarem fotos com a hashtag #sovcnanetshoes. Além de aparecer nas telas da Elemídia, as fotos compartilhadas também serão exibidas nas redes sociais da marca.

Produto
A Touch, marca de relógios e óculos do Grupo Technos, focou sua campanha de Dia dos Namorados na questão de gêneros. Com o tema "O amor é foda", o filme mostra situações pelo olhar de pessoas sem gênero definido. São momentos em que o coprotagonista não aparece de maneira explícita, ocultando identidades. As histórias, sem tempo cronológico, são contadas para exaltar todas as formas e expressões do amor. Os personagens surgem experimentando diversos sentimentos, que passeiam entre amor romântico, apaixonado e altruísta. A ideia não é levantar bandeiras, mas apresentar possibilidades de ser feliz e viver o sentimento de forma plena, celebrando as liberdades individuais. No elenco, Lua Blanco, Rafael Sardão, Cirillo Luna, Gabriella Monteiro, Joana Couto, Daniela Laender e Julia Lund.

Já a marca Afghan se uniu à Vizcaya Cosméticos para as ações de Dia dos Namorados. Em todas as lojas da rede no Rio de Janeiro, os clientes que comprarem duas peças estampadas da nova coleção de inverno ganharão um travel size exclusivo da recém-lançada linha de hidratação corporal da marca de cosméticos, batizada Sensations Collection.  A promoção também se estenderá aos clientes do e-commerce da grife. A cada compra no site, entre os dias 5 a 30 de junho, uma degustação da nova linha de hidratação da Vizcaya irá de brinde na entrega.

Já O Boticário lançou duas novas fragrâncias para o Dia dos Namorados. A linha Egeo Bomb convida os casais a viverem relacionamentos intensos e divertidos. As duas versões têm na composição o doce do caramelo com ingredientes contrastantes - como o sal (na feminina) e o couro (na masculina). As novidades vêm acompanhadas de uma loção hidratante para ele, que combate o ressecamento e a sensação da pele áspera e um mousse hidratante corporal para ela. Cada unidade do perfume custa R$ 99,00 e os hidratantes R$ 49,90.

Já a Azul se uniu à Natura para celebrar o Dia dos Namorados. A companhia aérea dará 20 pontos no programa de vantagens para cada R$ 1,00 gasto na compra de produtos no site Natura. A promoção é válida até o dia 11 de junho para todos os Clientes TudoAzul.

Atualmente, a parceria entre as duas empresas oferece três pontos TudoAzul para cada R$ 1,00 gasto em produtos Natura, que podem ser trocados por passagens aéreas da Azul e empresas parceiras, pacotes de viagens completos na Azul Viagens ou produtos no Shopping TudoAzul. Com a promoção, se o cliente comprar um produto Natura de R$ 100,00, por exemplo, ele garante automaticamente dois mil pontos no TudoAzul. Os participantes precisam estar cadastrados previamente no programa de fidelidade

Já a Saraiva, buscou reforçar o conceito do livro como o melhor presente para despertar sentimentos e emoções. Para isso, a ação contará com o selo #LivroDePresente e com uma série de iniciativas nas redes sociais da empresa e no site de e-commerce voltadas, em especial, para os solteiros que desejam conquistar um crush e casais que querem presentear seus parceiros.

Para os solteiros, a empresa adota um tom descontraído e por meio de memes, a campanha traz a mensagem "Dê um livro e abra um coração", que tem como objetivo ajudar aqueles que desejam encontrar um amor ou precisam de um empurrãozinho para atrair o crush. Para ajudar na conquista, a Saraiva oferece uma seleção especial de livros com 15% de desconto nas lojas físicas e desconto progressivo no site de e-commerce.

Depois é a vez dos que já estão em um relacionamento presentearem seus parceiros. A comunicação terá como assinatura "Dar um livro de presente é fazer uma declaração" e busca incentivar os clientes a presentearem seus amados com livros. Durante a campanha, itens de diversas categorias, como livros, filmes e música, papelaria, games e acessórios estarão em promoção. Alguns produtos chegam a ter até 50% de desconto, como é o caso dos filmes e séries. Já na categoria de livros os descontos vão até 30%.

Além disso, como parte da campanha, a Saraiva convidou influenciadores, como Clarice Freire, Pedro Gabriel, Mica Rocha e Lucão, para postarem fotos com declarações de amor, feitas de forma manual (caneta e papel), usando a hashtag #TodoDiaUmTextoDeAmor. Também serão distribuídos nas lojas da rede, marcadores de páginas com frases de amor para deixar os presentes ainda mais especiais.

Leia também: O que a Geração Z espera dos shopping centers - estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

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