Automação no ambiente de trabalho é vista de forma positiva | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Automação no ambiente de trabalho é vista de forma positiva

Pesquisa Future of Work, da Adobe, mostra o que as pessoas pensam sobre o trabalho no futuro e como a relação com robôs impactará a rotina corporativa

Por | 15/05/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A tecnologia vem impactando diretamente o modo com que os profissionais de Marketing pensam e executam suas ações. Na rotina de trabalho deles, a automação mudará muito mais do que a forma de se conhecer o cliente e aplicar uma estratégia: envolverá toda a estrutura corporativa. Isso não vem assustando os trabalhadores da área, pelo contrário, a maioria das pessoas afirma que os robôs estão ajudando no ambiente de trabalho ao realizar as atividades operacionais, o que deixa mais tempo livre para que os colaboradores possam concentrar-se nas ações mais estratégicas e criativas, segundo levantamento Future of Work, da Adobe Digital Insights.

Ainda que algumas menções expressaram preocupação sobre como robôs e automação podem impactar negativamente o trabalho - a maioria dos dados mostra que as pessoas acreditam que essas tecnologias proporcionam economia de tempo (30%) e análise de dados (25%). Alguns elementos mostram que o receio de que máquinas podem fazer tudo sozinhas é muito menor em comparação aos benefícios que o avanço tecnológico já trouxe.

O estudo aponta também que até as áreas mais voltadas às ciências humanas são as que, recententemente, passaram a incorporar grandes volumes de dados que ajudam na tomada de decisões: é o chamado People Analytics, que utiliza uma gama de informações relacionadas à pessoa para melhorar todos os níveis de negócio de uma empresa. As áreas de RH (44%) e Gestão (18%) lideram os tópicos de discussão sobre o tema.

Para a Adobe, a ideia de usar o analytics para recrutar, melhorar o gerenciamento, substituir avaliações de desempenho e melhorar ambientes de trabalho é algo inerente ao futuro do trabalho. Os dados disponíveis devem ser usados não somente a serviço do Marketing e para a performance do negócio, mas também internamente com os colaboradores, que são os responsáveis por fazer a máquina funcionar.

Com relação aos desejos dos colaboradores, o levantamento mostra que flexibilidade é a motivação fundamental para os funcionários. Podemos também ver mais pessoas se movendo em direção a essa jornada flexível no tipo do contrato e caminhando para a "Gig Economy" - tipo de mercado que contempla os trabalhos freelancers, em que as empresas contratam os trabalhadores para serviços pontuais e ficam isentas das obrigações CLT, como número de horas trabalhadas.

Quanto ao transporte, Hyperloop e carros autônomos são a forma como os trabalhadores sonham se locomover até a empresa, com 1,1 milhão de menções positivas em 2016. O Hyperloop e sua aparência e a velocidade espacial tiveram 50% mais sentimento positivo do que o ônibus e duas vezes mais sentimentos positivos do que os táxis. Tesla, BMW, Ford, Volvo e GM são as cinco principais marcas relacionadas aos carros autônomos.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss