Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Bancos buscam investimentos em Inteligência Artificial

Instituições acreditam que tecnologia é a chave para uma experiência mais humanizada e melhoria do relacionamento com clientes, aponta relatório Accenture

Por | 11/05/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A inteligência artificial está sendo cada vez mais usada pelas instituições financeiras para compreender os desejos e as emoções dos clientes e, desta forma, conseguir uma melhor interação. Cerca de 91% dos executivos brasileiros acreditam que a IA possibilitará a criação de interfaces de usuários mais simples, que ajudarão os bancos a oferecer uma experiência mais humana e pessoal aos clientes, segundo o estudo Accenture Banking Technology Vision 2017.

Além disso, 91% dos entrevistados do Brasil acreditam que essa tecnologia revolucionará a maneira como os bancos reúnem informações e interagem com os usuários, e 82% acreditam que dentro de três anos as companhias implantarão a IA como método principal de interação com seus clientes. Para 85% dos executivos brasileiros a IA acelerará a adoção de tecnologias em toda a organização, provendo aos seus colaboradores as ferramentas e recursos necessários para melhor atender os consumidores.

Quando questionados sobre as três principais razões para incorporarem essa ferramenta às interfaces de usuário, os entrevistados citaram com maior frequência "obter a análise de dados e insights" (60%), "aumentar a produtividade" (59%) e "economia em custo-benefício" (54%). Ao mesmo tempo, os executivos reconhecem os desafios à implementação da IA, citando questões de privacidade (38%), compatibilidade com a atual estrutura de TI (36%) e o fato de que os usuários geralmente preferem as interações humanas (33%).

A tendência "Design for Humans" indica que a chave para aumentar a qualidade da experiência do cliente reside na capacidade de adaptar-se a comportamentos individuais do usuário. O relatório conclui que enquanto o contato humano está diminuindo em termos de volume, a qualidade e a importância do fator humano irá acrescer. Por exemplo, 53% dos entrevistados afirmaram que planejam utilizar o conhecimento detalhado do comportamento humano para guiar novas experiências aos clientes.

Os bancos estão cada vez mais integrando suas principais funções às plataformas de ecossistema digital, em um esforço para gerenciar o relacionamento junto ao consumidor de forma mais ampla. Praticamente todos os entrevistados (98%) disseram acreditar que isso é "de alguma forma" ou "muito" importante adotar um modelo de negócios baseado em plataforma e envolver-se em ecossistemas com parceiros digitais, com 30% dos entrevistados brasileiros afirmando que suas organizações já estão tomando medidas agressivas para integrar ecossistemas.

O relatório foi desenvolvido com base em uma análise feita por um conselho consultivo, formado por mais de duas dúzias de indivíduos, entrevistas com visionários de tecnologia e especialistas da indústria, além de uma pesquisa realizada com quase 600 executivos do setor bancário. O tema do relatório deste ano, "Technology for People", convoca os executivos de bancos a desenvolver tecnologias que ajudem a alinhar seus produtos e serviços com o que os consumidores desejam, quase que em tempo real.

Assim como em edições anteriores do Technology Vision, o Technology Vision 2017 está estruturado em torno de tendências-chave levantadas pela pesquisa. As cinco tendências identificadas no TechVision 2017 são: "AI is the new UI (Experiência Acima de Tudo)"; "Ecosystem Powerplays (Além das Plataformas)"; "Workforce Marketplace (Invente o seu Futuro)"; "Design for Humans (Inspire Novos Comportamentos)"; e "The Uncharted (Invente Novas Indústrias, Defina Novos Padrões)".

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss