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Tendências para setor de turismo de luxo

Eventos mundiais, políticos e questões ambientais criaram uma crescente demanda por experiências diferentes. Significado, simplicidade e transformação são motes estratégicos

Por | 27/04/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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As marcas hoteleiras de luxo e os hotéis independentes estão se esforçando para aumentar a fidelidade dos clientes em um mercado de viagens cada vez mais concorrido, alinhando suas identidades de marca com as prioridades dos viajantes, segundo um novo relatório de tendências produzido pela Skift em parceria com a International Luxury Travel Market. O relatório é intitulado "Construindo amor à marca e lealdade no turismo de luxo" e foi apresentado no primeiro dia da Travelweek São Paulo by ILTM.

O mercado consumidor de luxo global cresceu 4% em 2016 atingindo um estimado de US$ 1,06 trilhões, e explora as muitas questões das viagens de luxo, onde "narrativas cansadas" sobre o que viajantes de luxo querem já não é suficiente. Os eventos mundiais, políticos e questões ambientais criaram uma crescente demanda por experiências diferentes.

Com isso, surgem três novas tendências - significado, simplicidade e transformação.  Todas elas se relacionam com os condutores psicográficos dos viajantes e com os gatilhos emocionais. Elas podem ser facilmente explicadas em diferentes contextos, culturas e faixas etárias, fornecendo uma nova maneira de definir o luxo em viagens.

Desafios
Os maiores desafios e oportunidades para o setor de turismo de luxo nos próximos anos virão da crescente convergência online / offline da indústria com a demanda dos consumidores por experiências de viagens mais conscientes, simples e transformadoras. A influência das redes on-line está ampliando a definição de viagens de luxo com a experiência de compartilhar vivências pessoais, levando muitos viajantes a procurar locais cada vez mais inovadores.

O relatório Skift mostra que, quando perguntado sobre como as atividades de viagem evoluíram nos últimos cinco anos, mais de 60% dos entrevistados afirmaram estar mais interessados em experiências de viagens que lhes dão uma nova perspectiva do mundo do que anteriormente. Olhando para as definições de luxo, o relatório aponta os termos "experiências", "personalização" e "localismo" são valores que as marcas deveriam considerar, junto com experiências de imersão sob medida.

Os consumidores estão reexaminando como eles definem valor e propósito em uma era onde a América do Norte e a Europa estão se tornando mais intolerantes e divisivas. Ainda de acordo com o documento ser verdadeiro e transparente, são novas moedas para viagens. Ao mesmo tempo, os hotéis estão se concentrando mais em como eles podem alcançar níveis mais elevados de Customer Lifetime Value (CLV), desenvolvendo melhores dados e estratégias de marketing de conteúdo para atingir perfis específicos de consumidores.

Oportunidades
A pesquisa mostra que os turistas de luxo agora estão confiando mais em empresas de viagens e consultores para orientar seus roteiros, bem como marcas que também estão personalizando seus produtos para combiná-los com os desejos específicos do consumidor individual. Uma das estratégias de hotéis e grupos hoteleiros é redefinir e recriar suas culturas e identidades individuais para alinhá-las com clientes específicos.

O marketing multicanal é agora chave com as marcas que procuram inspiração para desenvolver suas próprias estratégias de conteúdo para comunicar sua cultura. Semelhanças entre a indústria de moda e viagens aparecem no conteúdo on-line entregue por algumas das maiores marcas de moda de luxo do mundo, e suas ligações com viagens.

Os hotéis estão colocando mais ênfase nas viagens em família como os pais exigindo experiências mais ativas e imersivas, e um retorno no tempo em que mostravam para seus filhos o valor de viajar e ficar em acomodações de luxo. Ao mesmo tempo, o bem-estar é agora mainstream no turismo de luxo. A pesquisa de 2016 "American Express Travel" mostra que 49% dos millenials pensam que as academias são uma das facilidades mais importantes do hotel - e 85% dos hotéis têm esse diferencial comparados a 63% em 2004.

Leia mais: Panorama do mercado de turismo - estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

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