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Marcas apostam em relançamentos dos anos 90

Alimentos que marcaram a infância dos consumidores da geração Y passaram a ser um desejo atual. Chocolates da Turma da Mônica e Surpresa estão entre novidades

Por | 10/04/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Alimentos que marcaram a infância dos consumidores da geração Y passaram a ser um desejo atual e é o que a indústria vem procurando atender nos últimos tempos. Depois do relançamento do waffle Mirabel e do bombom Lollo, o próximo item a voltar às prateleiras é o chocolate da Turma da Mônica. Durante o Wave Festival in Rio, no Rio de Janeiro, Mauricio de Sousa anunciou que estão preparando o relançamento do produto, mas com outra fabricante. Nos anos 90, a guloseima era produzida pela Nestlé.

O criador dos personagens do bairro do Limoeiro não deu mais detalhes sobre a data que o produto deve chegar às lojas e nem sobre a nova parceria. Fabricado em 1993, o doce era feito de chocolate ao leite e com algum personagem em alto-relevo em chocolate branco. A embalagem também acompanhava um cartão colecionável com alguma cena engraçada da turma.

Na época do lançamento, a estratégia da Nestlé era competir com marcas líderes no segmento infantil e de chocolate como Garoto e Lacta, além da Arcor e Ferrero que investiam no país com a chegada da Tortuguita e Kinder Ovo. Outro produto da marca suíça que voltou em 2017 foi o chocolate Surpresa. Dessa vez, o item vem como novidade para a Páscoa no formato de ovo. Além dos cards, o produto ainda vem acompanhado de um álbum com mais informações sobre as espécies dos Dinossauros.

A estratégia em resgatar a lembrança de infância dos consumidores parece dar certo e estar no momento propício. A produção de chocolate começou a apresentar sinais de melhora com os dados preliminares até setembro de 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). No acumulado de janeiro a setembro do ano passado, a produção avançou 13% ante o mesmo período do ano anterior, para 393,4 mil toneladas. O mercado brasileiro ocupa o quinto lugar no ranking global de chocolate com um consumo per capita anual de 2,5 quilos.

Leia também: Raio X completo da Geração Y. Quem são e como consomem? Disponível no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo para assinantes.

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