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Google é a marca mais influente entre os brasileiros, aponta pesquisa

Grandes empresas de tecnologia ocupam o top 5 do ranking. YouTube ocupa vice-liderança e Facebook fica em terceiro lugar na quinta edição do "The Most Influential Brands"

Por | 06/04/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Cinco gigantes de tecnologia ocupam o top 5 do ranking "The Most Influential Brands", realizado pela Ipsos. O Google é o primeiro da lista que avalia a influência das marcas sobre os brasileiros. Na sequência aparecem o YouTube, seguido por Facebook, Microsoft e Samsung, respectivamente. Fecham a lista das 10 marcas Nestlé, Netflix, Colgate, e as brasileiras Havaianas e Caixa.

As gigantes da tecnologia lideram o ranking por se destacarem principalmente no driver de Liderança e Inovação, já que para Google e YouTube, que são os primeiros colocados, o peso da dimensão Liderança e Inovação representou 44% da influência. Isto demonstra que os participantes elegeram marcas de referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de entretenimento. Diante de um cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil, a Responsabilidade Social é cada vez mais valorizada.

O estudo analisa como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, que medem, por exemplo, se a empresa faz parte do cotidiano dos entrevistados, se entende realmente as necessidades dos consumidores, inspira confiança, etc. Além de listar as marcas por sua influência, a pesquisa ajuda a entender como outras cinco grandes dimensões - Liderança/ Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e Engajamento - estão correlacionadas com esta influência.

Em 2016, no Brasil, os drivers que tiveram o maior peso na influência foram Liderança / Inovação (37%), Responsabilidade Social (23%) e Confiança (21%). Mesmo com um peso menor, Presença (11%) e Engajamento (8%) também contribuíram na construção de influência. O estudo, que está em sua quinta edição no Brasil. A pesquisa, realizada em 19 países, avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online com 2.016 pessoas.

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