Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Camada popular se reinventa na crise para manter consumo

Enquanto a crise paralisou a classe média, que sentiu bastante a queda na renda e dificuldade de crédito, os mais pobres buscaram renda extra e se adaptaram à nova realidade

Por | 23/02/2017

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Enquanto a classe média sentiu bastante a crise e parou para se lamentar, a camada mais pobre da população foi criar fontes alternativas de renda para se reinventar. A constatação é da antropóloga Hilaine Yaccoub, durante participação no programa Além da Conta, do GNT. "A classe média sentiu muito forte a crise e sentou na calçada para reclamar. As camadas populares foram fazer quindim para vender na rua e criar uma maneira de continuar se divertindo", comenta Hilaine Yaccoub, em entrevista ao programa Além da Conta.

Organizadora do livro Consumo Popular, publicado pela Editora Mundo do Marketing, Hilaine reforça que não há sociedade sem consumo. "Não existe indivíduo que não consuma. Existe uma racionalidade dentro do consumo. Ele é uma questão de expressão, faz parte da construção de identidade. É uma forma de se ver no mundo, de se diferenciar e se incluir dentro dos grupos sociais", reforça a antropóloga.

O livro "Consumo Popular - Contribuições da Antropologia e da Sociologia" mostra que a classe C é plural e formada por diversos grupos que possuem formas de expressão sociocultural distintos, assim como hierarquia de valores e prioridades. Cada fator deste pode mudar conforme idade, estado civil e emocional. Compreender o comportamento desta camada é fundamental para que os gestores desenvolvam ações efetivas que impactem este público. A publicação faz uma radiografia das classes populares e ajuda a compreender melhor a relação com suas marcas, produtos e serviços.

"Consumo Popular - Contribuições da Antropologia e da Sociologia" está disponível em versão física e digital

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss