Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Brasileiros acreditam que 2017 será melhor do que 2016

População está um pouco mais otimista e maioria acredita que a crise está do meio para o fim. Dados fazem parte de levantamento realizado pelo Ibope Inteligência

Por Redação - 20/02/2017

Apesar tantas decepções no cenário político e dificuldade para manter as contas em dia, o brasileiro está bastante otimista em relação ao ano. Muitos acreditam que 2017 será melhor do que o ano que passou. Este é o resultado de um levantamento conduzido pelo Ibope Inteligência para ver a percepção da população. Mais da metade (55%) acredita que a crise econômica está do meio para o fim. Entretanto, ainda há 41% que acreditam que é só o começo da crise.

Em comparação a 2016, 45% dos entrevistados disseram que este ano será melhor. Três em cada 10 (31%) acreditam que será igual e 21% acreditam que será pior. Mas apesar do otimismo, a população está insatisfeita com a economia do país. Em janeiro, 60% dos brasileiros não estavam nada satisfeitos com o funcionamento da economia no país, percentual levemente acima dos 56% verificados em julho de 2015. 

Compras de Natal
O otimismo com 2017 não foi suficiente para salvar as últimas compras de 2016. De acordo com a pesquisa, apenas 33% da população comprou presentes no Natal, a mais importante para o varejo brasileiro. Entre os consumidores das classes A e B, só metade comprou algum presente. O estudo revela ainda que mesmo quem gastou com presentes, comprou um número menor ao ano anterior, com redução de consumo principalmente nas classes mais baixas.