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Notificações Push para web apresentam resultados acima da média

Veja como Insper apostou neste novo canal e teve um desempenho superior a outras mídias. Ação foi veiculada no Mundo do Marketing para promoção de conteúdo e cursos

Por | 15/02/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Alcançar o consumidor por meio de dispositivos móveis já é parte da estratégia de Marketing Digital de muitas empresas. Procurar por novos canais de contato com o consumidor de forma a otimizar os esforços e o orçamento pode se tornar um fator de diferenciação em um espaço onde a atenção é disputada a todo momento como a internet.

Neste cenário, ainda que de forma tímida, as notificações por push via navegadores começam a despontar no Brasil em diversos setores. Sites de notícia, e-commerces e empresas dos mais variados segmentos estão dando os primeiros passos neste canal e algumas já começam a colher os resultados. É o caso do Insper, instituição de ensino focada em educação executiva.

Com investimentos em diferentes canais off e online, além de publicidade em veículos focados em seu mercado, a instituição de ensino está sempre em busca de novas soluções que possam ajudar a captar alunos. A partir de uma proposta feita pelo Mundo do Marketing e da Jeenga, o Insper aceitou experimentar as notificações via push para web para ampliar o escopo de suas ações no campo digital.

Estratégia
Com o propósito de gerar awareness para a marca e cursos oferecidos, a instituição enviou duas notificações para leitores do portal, por meio da plataforma de Automação de Marketing Jeenga. A ferramenta permite, além da contabilização do número de cliques, conhecer o comportamento do usuário após o clique, o que ajuda na hora de gerar relatórios e aumenta as chances de futuras conversões.  

A primeira mensagem levava o usuário à leitura de um conteúdo produzido por um coordenador acadêmico, enquanto uma segunda notificação era mais direta e focada em vendas. "Durante a mensuração dos resultados, verificamos que a abordagem voltada para o conteúdo gerou 72% mais cliques do que a outra, mais focada em nosso portfólio de curso. Notamos ainda uma performance superior do formato push em comparação a outras mídias online", conta Valquiria Ferreira, da área de Marketing e Conteúdo do Insper.

 

Vantagens do canal
Comparada a outros formatos, o push via web se diferencia por ser menos invasivo do que outras mídias e abre oportunidades para múltiplos direcionamentos a partir do clique. Apesar de sua aparente simplicidade no formato, o envio de notificações precisa estar atrelado a uma estratégia maior e conectada a ferramentas que permitem uma análise de desempenho pertinente.

"A vantagem de ter uma plataforma de Automação de Marketing que suporte esse tipo de canal é conseguir efetivamente fechar o ciclo, desde o momento do disparo da campanha até a conversão esperada, que pode ser um cadastro, a contratação de um serviço, uma compra ou objetivos mais específicos", ressalta Daniel Nakahara, Co-Founder & CTO da Jeenga.

Não é apenas a simplicidade que chama atenção deste canal. Seu custo também pode se tornar um atrativo para quem deseja investir nesta ponte de contato com possíveis clientes ou uma base já estabelecida. "Para nossa campanha de awareness, ele tem custo sim, mas quando comparado com outras mídias online ele é consideravelmente mais baixo", explica Valquiria.

Diferencial competitivo
Como toda tecnologia em ascensão, quando atrelada a uma boa estratégia, as chances de resultados positivos são maiores. "Todas as empresas que enxergarem o potencial do push enquanto ele é uma novidade no mercado terão bons resultados. Quando essa tecnologia se popularizar, é possível que as taxas de conversão diminuam como aconteceu com o e-mail e o SMS, por exemplo. Aqueles que se anteciparem ainda tem um bom chão e dentro de um curto prazo, uns 12 meses, ainda estarão na frente", alerta Daniel.

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