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63% dos consumidores preferem lidar com apenas um provedor de seguros

Conveniência é o principal motivo para a maioria dos respondentes da pesquisa realizada pelo Collinson Group, que entrevistou 2.500 membros de pelo menos um programa de fidelidade

Por | 26/01/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com o aumento da comparação de preços e serviços de agregação, a maneira como as pessoas compram seguro mudou significativamente - a concorrência é acirrada, os preços estão mais baixos e os consumidores usam vários provedores. Os clientes valorizariam uma forma mais simplificada de comprar seguro por meio de um único provedor, é o que aponta a pesquisa do Collinson Group, realizada com 2.500 membros de pelo menos um programa de fidelidade (companhia aérea, hotel ou banco de varejo/cartão de crédito).

Os consumidores têm uma média de quatro produtos diferentes de seguros divididos em três provedores, e 63% dizem preferir lidar com um único fornecedor. Os bancos podem capitalizar esta oportunidade oferecendo produtos de seguros através de iniciativas de fidelidade ou contas de valor agregado e cartões de crédito - melhorando assim a experiência do cliente, aumentando a lealdade e gerando receita incremental.

Quando questionados sobre o porquê de preferir produtos de seguros com um único provedor, 79% citaram a conveniência. Mais de metade (51%) disseram que esperariam melhores preços por permanecer fiel e 39% disseram que esperariam receber benefícios ou recompensas adicionais por permanecer fiel a um único provedor.

Quando perguntados por que eles usam vários provedores, mais de um terço (37%) disseram que seu provedor não oferece produtos diferentes, e mais de um quarto (27%) disseram que não sentem que há algum benefício para permanecer leal. Um estudo global adicional realizado pelo Collinson Group com mais de 6 mil consumidores de classe média enfatiza ainda mais a oportunidade para os bancos, mostrando um alto valor percebido pelos produtos de seguros. Nos resultados, 72% dos clientes de classe média dão muito valor aos seguros de saúde, 66% aos seguros de viagem, e 63% a assistência de cartões perdidos.

Os bancos devem também considerar outros produtos de assistência não-tradicionais, como a proteção de identidade, para contribuir na era moderna do crime cibernético. A pesquisa descobriu que 57% dos clientes consideram a proteção contra roubo de identidade como um serviço altamente valioso, e que os receios sobre segurança de dados influenciam quais marcas ou produtos eles utilizam. Oferecer seguro de proteção de identidade é outra forma que os bancos podem demonstrar o compromisso com seus clientes.

A pesquisa encomendada pelo Collinson Group foi conduzida por Vanson Bourne. Um total de 2.500 consumidores foram entrevistados em setembro de 2016. Os entrevistados tinham que ser membros de pelo menos um dos seguintes programas de fidelidade: companhia aérea, hotel ou banco de varejo/cartão de crédito. Os consumidores pesquisados ​​poderiam ter sido de qualquer idade e sexo.

As entrevistas foram realizadas on-line nos Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura e nos Emirados Árabes Unidos usando um rigoroso processo de triagem de vários níveis para garantir que apenas candidatos adequados tivessem a oportunidade de participar.

A pesquisa de consumidores de classe média Collinson Group foi conduzida pela SSI Research em janeiro de 2016 em nome do Collinson Group. 6125 consumidores entre os top 10 a 15% dos assalariados na Austrália, Brasil, China, França, Hong Kong, Índia, Cingapura, Reino Unido, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos foram consultados on-line.

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