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5 lições de gerenciamento das empresas digitais

Foco no cliente e inovação são temas recorrentes. Empresas convencionais replicam determinados aspectos particularmente nas áreas de Negócios, Gerenciamento de Risco e Recursos

Por | 03/01/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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As empresas da área de tecnologia comumente são associadas à inovação e ousadia. As empresas convencionais, no entanto, podem replicar determinados aspectos das companhias de origem digital, particularmente em três áreas principais: Negócios, Gerenciamento de Risco e Recursos. O cenário da ciência de gerenciamento moderna e o sucesso estratégico de forma geral podem ser copiados por qualquer companhia que queira estar alinhada com o pensamento de liderança superior, os padrões de raciocínio e as competências aplicadas - algo que hoje já é tido como diferencial nas corporações.

O instituto de pesquisas Gartner fez recomendações oriundas das empresas 100% digitais, criadas após 1995, que mudaram a ciência de gerenciamento até então considerada moderna, focada na fabricação em massa e na indústria automotiva. Hoje, as empresas de origem digital são aquelas cujos modelos operacionais e capacidades têm como competência central a exploração de informação da era da Internet e as tecnologias digitais.

As organizações convencionais por serem resistentes à ideia de que podem reproduzir alguns desses conceitos acabam se fechando, quando deveriam pensar e atuar de maneira diferente. Veja abaixo 5 pontos que as companhias tradicionais podem aprender com as de origem digital:

1. Um dos pontos que podem trabalhar é ter como foco os negócios e encarar a sua missão como algo claro e que deva ser entendido por todos. Além disso, as empresas de origem digital exploram e testam ideias sem medo. Alguns testes podem acabar mesclando com outros, como ocorreu com o LinkedIn, que hoje possui áreas como Soluções de Talentos, Inscrições Premium e Soluções de Marketing. A companhia trata os modelos de negócios de maneira fluida e, se o experimento falhar, eles tentaram algo diferente.

2. Outro ponto importante é concentrar nos usuários e criar a melhor experiência para eles. O foco incessante no usuário final parece ter sucesso no mundo digital bem-sucedido.

3. As companhias convencionais ainda tomam decisões baseadas no instinto, já as empresas de origem digital utilizam todas as ferramentas e dados existentes para guiar as decisões. Os riscos são geridos até mesmo considerando os erros. Nos negócios tradicionais, a maioria dos projetos deve ter sucesso - e os departamentos de TI estão bloqueados dentro dessa mentalidade, quando deveriam ter o pensamento de que as falhas acontecerão. As tomadas de decisão devem considerar a orientação de dados, tentando tudo o que é possível, se debruçando sobre métricas antes de criar.

4. Outra lição que fica é que, quando as empresas de origem digital se expandem, elas tentam não incluir tanta burocracia e isso engloba o excesso de pessoal. A quantidade de funcionários não reflete mais o sucesso de uma companhia. Para a fluidez e agilidade das ações, cada vez menos pessoas compõem uma equipe. Elas preferem investir muito dinheiro em poucas pessoas do que uma quantia mediana em um time muito grande.

5. É importante considerar ouvir os profissionais de TI. Eles podem passar importantes feedbacks que podem atualizar o CEO sobre ideias mais recentes e que podem melhorar o negócio.

Gerenciamento Digital, Gartner, Inovação

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