Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Comportamento do consumidor digital em 2016

Smartphone impactou forma de brasileiros lidarem com as marcas. Compras via mobile saltaram de 41% para 71% e atendimento via Whatsapp ainda é carência

Por | 22/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O ano de 2016 foi desafiador para as empresas e marcou na forma com que a tecnologia vem modificando a forma das pessoas pensar, agir e se relacionar. Mais do que nunca, os aparatos tecnológicos estão influenciando constantemente o modo como os brasileiros pesquisam e compram produtos. Isso vem transformando radicalmente mercados, soluções e empresas. Fazer compras pela internet, por exemplo, já é um hábito comum dos brasileiros.

Entre aqueles que fizeram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses, 58% visitaram de dois a cinco sites antes de concluir a compra e 56% fizeram pelo menos uma compra pelo smartphone, segundo pesquisa da OpinionBox. A prática de compras pelo smartphone saltou de 41% em 2015 para 71% em 2016. Esses aparelhos também são cada vez mais utilizados para as tarefas do dia a dia. Uma amostra é que 37% dos internautas já pediram carro ou táxi por aplicativo, 38% já solicitaram comida também pelo celular e 26% dos já compraram ingressos via APP.

O levantamento também mostrou que as pessoas também adoram utilizar seus smartphones para socializar e trocar informações. Os aplicativos mais presentes na tela dos smartphones são WhatsApp (73%), Facebook (49%) e Instagram (30%). A ferramenta de troca de mensagem instantânea, por sua vez, é a grande favorita dos brasileiros, apontando uma ótima oportunidade para as empresas. Cerca de 74% dos usuários do WhatsApp gostariam de se comunicar com empresas pelo aplicativo - 70% gostaria de receber promoções, 68% tirar dúvidas ou ter ajuda de suporte técnico e 66% comprar produtos ou serviços.

Até mesmo a febre do Pokémon Go foi avaliada para conhecer melhor o comportamento do consumidor. O jogo, que colocou milhões de pessoas nas ruas atrás dos monstrinhos, dividiu a opinião dos brasileiros e significou um marco na área de Marketing. Pouco mais de um mês após o aplicativo ser lançado no Brasil, 93% conheciam o jogo, 44% já haviam experimentado e 30% dos jogadores fizeram compras dentro da plataforma.

A internet está inserida na vida das pessoas, sejam elas de qual geração for e 2016 deixou lições a respeito disso. As novas tecnologias permitem que empresas de qualquer setor estejam mais próximas de seus consumidores, no entanto, é preciso superar as barreiras que impedem algumas marcas de crescer para que tenham um 2017 de novas e melhores vendas.

OpinionBox, Comportamento do Consumidor, Whatsapp, Mobile





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss