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5 tendências de e-mail marketing para 2017

Automação de plataformas, personalização, retenção de clientes, conteúdo relevante e adaptação aos dispositivos móveis são as dicas apresentadas por Vinicius Correa, da Mailbiz

Por | 20/12/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Não é preciso ser um profeta para vislumbrar o futuro. Ao redor do mundo, analistas e especialistas de Marketing digital utilizam diversos dados e métricas para encontrar estratégias promissoras para os próximos anos. No caso das plataformas de e-mail, não é diferente. Vinicius Correa, CEO da Mailbiz, consultoria de e-mail marketing que visa aumentar as vendas das lojas online, traz cinco tendências de e-mail marketing para o ano que vem.

1 - Automatização de plataformas
É consenso entre os profissionais de marketing que os softwares e plataformas automatizados estarão cada vez mais presentes nas empresas em 2017.  Além de auxiliar na captação e conversão de leads, esse tipo de solução otimiza o uso do tempo. Além disso, as ferramentas possuem melhores performances. Para ter uma ideia, as mensagens automáticas recebem 152% mais cliques do que as não automáticas. No mundo digital, as ações precisam ser executadas com agilidade e precisão. Quando automatizadas, facilitam a execução de todos os processos.

2 - Personalização
Para alcançar bons resultados com o e-mail marketing é preciso levar em conta as preferências e individualidades dos consumidores, e investir na personalização. Nos próximos anos, a criação de personas será indispensável para planejar e executar as ações em suas campanhas. A segmentação pode ser feita por faixa etária, nível de relacionamento com a empresa, dados demográficos e geográficos, histórico de compras ou qualquer outro critério. Assim, é possível ajustar o conteúdo e a linguagem, considerando o perfil do cliente.

3 - Retenção de clientes por meio de materiais exclusivos
Muitas empresas focam em conquistar mais clientes, mas esquecem de focar em manter os que já se inscreveram. Uma boa estratégia de retenção, levando em consideração as preferências do usuário, pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso das ações. Recomendações de artigos relevantes e o oferecimento de conteúdo exclusivo pelo e-mail, por exemplo, podem fidelizar o consumidor à sua newsletter.

4 - Conteúdo relevante
É de conhecimento geral que produzir um conteúdo de qualidade é a chave para o triunfo de sua estratégia. É uma fórmula bastante conhecida, mas que se mantém como uma das mais fortes tendências de e-mail marketing. Foque no conteúdo relevante, atraente, engajador e que tenha como principal objetivo fazer com que o consumidor execute uma ação desejada — como acessar a página desejada ou efetivamente fazer uma compra.

5 - Adaptação aos dispositivos móveis
É preciso tratar os dispositivos móveis como prioridade no cenário contemporâneo de marketing digital. Afinal, a maior parte dos usuários acessa o seu conteúdo por meio de tablets, smartphones e notebooks. Portanto, é muito importante considerar a experiência do consumidor para além do desktop. Por exemplo, o título das suas mensagens deve ter um número menor de caracteres quando visualizadas. Ao aderir aos mobiles, é preciso adaptar o formato do conteúdo e os links clicáveis para que seja lido sem dificuldades.

*Vinicius Correa é CEO e fundador da Mailbiz, empresa especializada em e-mail marketing estratégico para e-commerce

E-mail Marketing, Marketing Digital, Mailbiz, planejamento, engajamento, Vinicius Correa





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