Vontade dos filhos influencia pais na hora das compras de Natal | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Vontade dos filhos influencia pais na hora das compras de Natal

Em caso de frustração, 49% das crianças exigem ganhar o presente desejado em outra data. Parcela de responsáveis atrasará contas de casa para conseguir atender pedidos

Por | 06/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Com a crise econômica limitando os gastos do brasileiro neste Natal, os presentes mais modestos e as lembrancinhas devem ser os protagonistas deste fim de ano. Apesar do esforço dos pais em conter os gastos nesse período, as crianças podem reverter esse pensamento e motivar os pais a pagarem mais do que gostariam nos presentes. Cerca de 53,8% dos responsáveis admitem que seus filhos participam do processo de decisão das compras de presentes de Natal, seja em conjunto com os pais (40,5%) ou por decisão exclusiva das próprias crianças (13,3%), segundo um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em 42,3% dos casos, os presentes são escolhidos unicamente pelos pais. A pesquisa revela ainda que entre as mães, é mais comum que a criança escolha sozinha o presente (18,4%, contra 8,6% dos homens), enquanto para os pais, a escolha compartilhada entre criança e adulto ganha espaço - 48,4% dos homens contra 31,9% das mulheres. De acordo com quase metade (49,1%) dos pais entrevistados, se o presente recebido não agradar o gosto do filho a frustração é compensada com a promessa de que a criança ganhará o presente desejado em outra ocasião.

Em 34,2% dos casos, os filhos ficam tristes e frustrados, mas logo se esquecem do pedido ou não pede outro presente no lugar. Há, no entanto, casos mais extremos: 0,9% dos pais ouvidos no levantamento relataram que, em situações assim, seus filhos geralmente choram, fazem birra e até chantageiam na esperança de ganhar o presente desejado.

O levantamento também mostra que para satisfazer a vontade dos filhos no Natal, com a compra de brinquedos e presentes, 6,1% dos pais acabam tomando atitudes extremas, como deixar de pagar alguma conta, sacrificando as finanças da casa. Entre indivíduos das classes C, D e E, o percentual sobe para 8,1%. Neste fim de ano, as contas básicas, como água, luz e telefone (2,9%), cartão de crédito (2,0%) e impostos de início de ano (1,2%) serão as mais atrasadas com essa finalidade. 

Veja mais: Natal: cenário e oportunidades em um ano desafiador - conteúdo exclusivo para assinantes.

Natal, Crianças, Geração Alpha, SPC Brasil

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss