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Tecnologia no Marketing: falta de verba e conhecimento são barreiras

Apesar da aplicação ainda ser baixa no país, profissionais de Marketing começam a perceber que o uso de tecnologias é caminho sem volta para garantir resultados nas ações

Por | 02/12/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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O acrônimo Martech ainda é pouco conhecido no Brasil, inclusive pelos profissionais de Marketing, que, no entanto, já começaram a perceber que a aplicação de tecnologia para a efetividade de suas ações é um caminho sem volta. No país, a falta de orçamento é a DOT Digital Group, que constatou que 96% dos profissionais de Marketing no Brasil acreditam que uso de tecnologia é essencial para conquistar consumidores.

Apesar desse resultado, o levantamento identificou que apenas um quarto (25%) dos entrevistados conhecem o conceito de MarTech, que prevê o uso de tecnologia, associada à análise de grandes volumes de dados para elaboração de campanhas de marketing customizadas e adaptadas em tempo real. Entre as ferramentas e serviços mais utilizados pelos entrevistados para ações de marketing estão redes sociais (31%), automação de e-mail marketing (29%), marketing de conteúdo (14%), análise de métricas digitais (13%), geolocalização (7%), uso de algoritmo de aprendizado de máquina (3%), microtargeting (2%) e outro (1%).

Quanto ao que motiva as empresas a buscar novas tecnologias no mercado, 51% dos entrevistados apontam que estão sempre à procura de soluções tecnológicas, 37% admitem que costumam analisar essas ferramentas quando não atingem os resultados esperados, 6% quando um superior solicita, 3% quando escutam falar sobre uma novidade e 2% apenas se têm um orçamento adicional. Sobre investimentos em soluções, a maioria (40%) dos entrevistados aponta que, no último ano (2015), destinou de 0% a 5% do orçamento de Marketing para ferramentas e/ou serviços de tecnologia e só 5% aportaram mais de 50% das verbas para uso de soluções tecnológicas.

De acordo com o estudo, 41% dos entrevistados admitem que as ferramentas de Marketing usadas hoje por suas empresas são insuficientes para atingir os resultados esperados. Sobre as três principais prioridades das áreas de marketing e tecnologia nos próximos três anos estão a análise e monitoramento competitivo (18%), Big Data (14%) e Marketing e Fidelização (12%). O levantamento ouviu 170 profissionais de Marketing em empresas de pequeno, médio e grande portes, entre os meses de agosto e setembro de 2016.

Tecnologia resgata o poder para as marcas
Graças ao grande número de informações distribuídos em rede, as empresas estão sendo abastecidas com dados importantes sobre os hábitos de compra e consumo dos indivíduos. Entender o comportamento desse consumidor empoderado, com mais conhecimento e, principalmente, ofertas é o grande desafio das companhias. Para transformar esses dados em conhecimento, as empresas estão utilizando softwares poderosos capazes de decodificar essas informações permitindo que as marcas ofereçam ações personalizadas e mais eficazes.

Big Data, Internet das Coisas, Gamification, Redes Sociais, Realidade Aumentada e Virtual são apenas algumas ferramentas que já vêm sendo aplicadas há algum tempo e estão revolucionando a maneira como marcas e consumidores se relacionam.

Os gestores atentos à evolução e preocupados em oferecer o melhor resultado para os seus clientes devem dar muita atenção à Tecnologia no Marketing. Em estudo disponível no Mundo do Marketing Inteligência é possível ver qual é a importância, as aplicações e pode dar empresas que estão alinhadas ao Martech.

Tecnologia ganha mais espaço no Marketing:

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