Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Homem brasileiro se envolve mais com as marcas no momento da compra

Fatores emocionais influenciam mais os consumidores masculinos no Brasil do que em outros países, aponta a pesquisa “O Homem Ideal, entendendo através das culturas”, da Kantar TNS

Por | 25/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Do ponto de vista do consumo, o homem brasileiro tem um envolvimento emocional com as marcas que tenham algum significado para ele muito mais forte que os consumidores de outros países. O europeu e o americano, apesar de terem um componente emocional, praticam uma compra racional. O brasileiro não só compra o produto, como procura interagir com a marca: ele busca saber o que ela está fazendo e no que ela acredita. Esta constatação faz parte do estudo "O Homem Ideal, entendendo através das culturas", realizado pela Kantar TNS, que identificou o perfil comportamental do homem brasileiro em comparação com os americanos, chineses, alemães, indianos e ingleses.

O levantamento mostra que enquanto os americanos prezam a imagem, os chineses levam em consideração a confiança e a prudência, já o brasileiro é informal: quer estreitar distâncias a todo custo, prioriza o afetivo e as relações pessoais. Além disso, aceita ser amado ou odiado, mas nunca esquecido. O uso da improvisação é fundamental no jeito brasileiro de fazer as coisas e os negócios. É praticamente como uma lei, revela a pesquisa qualitativa da Kantar TNS.

O brasileiro tem um reflexo que tenta converter cada situação em uma oportunidade. O "jeitinho brasileiro" é a sua maneira de conseguir o que quer de forma suave e inteligente. Nem sempre de acordo com as leis, mas deve ser uma solução pacífica que não trará repercussões para os entes queridos. Outra característica identificada no estudo é o esforço em evitar conflitos. Para isso, faz uso de uma conversa mais "doce" e favores comerciais, criando um conjunto de habilidades que promove o seu reconhecimento social.

O brasileiro também valoriza o dinheiro como forma de sucesso embora a vaidade e o consumismo não sejam suas únicas características: são altamente apegados aos familiares e a suas amizades. Em relação à família, revela a pesquisa da TNS Brasil, o sexo masculino sempre a coloca em primeiro lugar, antes mesmo até do dinheiro. Seu maior desejo é ser amado e estimado por parentes.

O material Ideal Man classifica os homens em algumas categorias como "o homem comparado com outros homens", "homem versus mulher", "seus propósitos", "his x factor", "modus operandi", "seus ajustes às circunstancias". O estudo ilustra como as culturas nacionais podem lidar com as mesmas questões de maneira diferente e é permite que as marcas globais tenham profundo conhecimento sobre como articular suas proposições gerais dentro das culturas nacionais.

A pesquisa completa "O Homem Ideal, entendendo através das culturas", realizada pela Kantar TNS está disponível no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss