Consumo dos brasileiros em compras internacionais muda | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Consumo dos brasileiros em compras internacionais muda

Com menos dinheiro para gastar com compras, como roupas, turistas nacionais estão investindo em acomodação e conversão de moeda. Dados são da Visa Perfomance Solutions

Por | 10/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A prioridade do viajante brasileiro no exterior mudou. Mesmo com a crise econômica, muitas pessoas continuaram saindo do país, mas o comportamento de compra sofreu alterações. Isso é o que mostra um estudo da Visa Perfomance Solutions, consultoria da Visa, que analisou os dados transacionais da rede de pagamentos da empresa, a VisaNet, entre os anos de 2013 e 2015.

O levantamento percebeu uma alteração nos interesses dos viajantes quando visitaram outros países. Vestuário, por exemplo, deixou de ser o item que o brasileiro mais consumia em viagem e caiu para a terceira posição, sendo ultrapassado, em 2015, por investimento em acomodações/hospedagem (14%) e por dinheiro em espécie/conversão (9%). Outros ramos tidos como essenciais, tais como aluguel de carros e de entretenimento, continuam na lista e não sofreram muitas mudanças nesses últimos três anos.

A pesquisa também constatou que o fluxo de turistas brasileiros cresceu para regiões como Europa e América Latina. Estados Unidos e Canadá tiveram a maior queda de volume de transações internacionais, mas continuam como os mais relevantes para o turista nacional, representando 46% das compras com Visa. Desse total, 20% das operações foram concentradas em 4 cidades americanas: Orlando, Miami, Nova Iorque e Las Vegas.

Outra percepção está relacionada aos pagamentos com cartão não presente, que são as transações realizadas quando o consumidor não está na loja ou no local físico da compra, como no e-commerce, por exemplo.  Segundo dados da Visa Perfomance Solutions esse tipo de operação em estabelecimentos comerciais estrangeiros aumentou nos últimos 3 anos. No quarto trimestre de 2015, mais de 40% do volume de gastos internacionais foram realizados em sites ou aplicativos estrangeiros. Em 2013, essa categoria de compra não passava de 30%.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss