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5 dicas para entender e explorar ao máximo o seu potencial de mercado

Ter uma boa dimensão do potencial de mercado traz segurança para que a sua produção e o seu planejamento comercial estejam adequados à realidade do negócio

Por | 08/11/2016

publicidade@mundodomarketing.com.br

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Quanto dinheiro existe nas mãos dos seus possíveis clientes para adquirir um produto ou um serviço? E mais do que isso: onde estão estas oportunidades? A localização do público-alvo está totalmente conectada à sua capacidade de produzir, vender e rentabilizar dentro de um determinado período.

Empresas que pertencem a setores com relação direta ao consumidor final, como as de varejo e indústria, encontram no fator geográfico uma solução efetiva para mensurar o mercado, compreender o seu alcance de vendas e planejar ações visando a redução de custos e o aumento da lucratividade.

Para tal, uma ferramenta de geomarketing se apresenta como a solução ideal. Imagine um sistema composto de mapas inteligentes, repletos de informações georreferenciadas sobre a população brasileira, como renda, hábitos de consumo e estilo de vida, além de informações detalhadas sobre o mercado B2B. O OnMaps, software na nuvem Geofusion, é capaz de entregar tudo isso, para que você trace estratégias comerciais bastante assertivas sem sair do escritório.

Confira, então, como entender o potencial de mercado da sua empresa com cinco dicas de geomarketing.

1 - Conheça a capacidade das suas unidades
Esta é uma indicação voltada principalmente às redes de varejo, serviços e ensino. Ao mapear as unidades e entender o comportamento dos consumidores no entorno de cada uma delas, essas empresas verificam quais pontos possuem mais potencial de crescimento. Onde vale a pena investir mais? Qual é o mix de produtos/serviços ideal para cada ponto? O OnMaps te dá essas respostas.

2 - Dimensione e organize a sua força de vendas
Equipes comerciais com muitos vendedores prospectando em campo enxergam no geomarketing um grande aliado. Os dados de mercado imputados no OnMaps mostram onde está e qual é a concentração do seu mercado-alvo em todo o País, quarteirão a quarteirão. Assim, você desenha e delimita áreas de atuação para cada profissional, evita a chamada sobreposição de vendas e otimiza a prospecção.

3 - Realize ações de marketing direcionadas
Muitas vezes, em um mesmo bairro, o perfil de consumidor muda bastante. Podem existir áreas com maior número de trabalhadores e outras com predomínio de estudantes, por exemplo. No OnMaps, você sabe exatamente qual é o público que mora ao redor ou frequenta o entorno das suas unidades. Assim, pode executar ações de marketing que promovam produtos e serviços com total aderência a determinado target.

4 - Defina suas estratégias de expansão
Por meio das informações georreferenciadas sobre as pessoas e o mercado brasileiro, sua empresa decide com segurança sobre quais são as regiões mais prósperas para expandir. Usar o OnMaps é saber onde se concentra o seu público-alvo e quais são os municípios e bairros em que a sua empresa pode vender mais. Agilize análises do entorno e evite trabalhos de campo desnecessários.

5 - Alavanque o negócio com inteligência competitiva
Você sabe como e onde agir em função da presença da concorrência? Se os seus concorrentes investem mais em um determinado local, pode ser uma pista para você também seguir esse movimento. No OnMaps, você monitora, em mapas, a presença de todos os players importantes, conhecendo tendências de aberturas e fechamentos de unidades.

Utilize o geomarketing e deixe o achismo de lado. Tome decisões com o apoio de informações confiáveis sobre locais onde a sua empresa já atua ou deseja atuar. Com o OnMaps, você conhece tudo sobre o mercado brasileiro e descobre onde pode cortar custos e vender mais.





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