Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Evite golpes: 5 dicas para a Black Friday não virar ‘Black Fraude’

Monitorar preços, ter cuidado com sites maliciosos e conhecer as políticas de privacidade do e-commerce são alguns passos apontados pelo Fundador da Proxy Media, Francisco Cantão

Por | 08/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Francisco Cantão, Sócio Fundador da Proxy MediaA Black Friday deve movimentar neste ano R$ 2 bilhões consolidando a data como a mais importante do e-commerce, principalmente por conta da recessão econômica. O tíquete-médio neste ano deve ultrapassar os R$ 500,00, segundo projeções da organizadora do evento no Brasil a BlackFriday.com.br.  Os principais artigos buscados pelos consumidores deverão ser smartphones, TVs, notebooks e eletrodomésticos.

Para auxiliar os consumidores a não caírem em armadilhas que levam ao apelido "Black Fraude", Francisco Cantão, Sócio Fundador da Proxy Media, preparou dicas para quem quer aproveitar as promoções. A Proxy Media é a idealizadora do Black Friday de Verdade, campanha que fica no ar até 15 de novembro e incentiva os consumidores a se cadastrarem para receber antecipadamente ofertas exclusivas para a data, além de sortear um prêmio de R$ 10 mil em dinheiro.

Veja cinco passos para escapar de falsas ofertas:

1 - Monitore preços e evite promoções falsas
Verifique os preços cobrados com algumas semanas de antecedência. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive o evento. Há sites comparadores de preços com o histórico dos valores praticados que ajudam a não cair na armadilha de promoções não tão vantajosas.

2 - Preste atenção na política de privacidade
Sabe aquele texto em letras minúsculas que quase sempre está em um canto escondido nos e-commerces? Pois bem, a sua leitura é de extrema importância. A partir da política de privacidade da loja virtual é possível saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de dados do consumidor. Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que 97% dos usuários concordam com estes termos sem ao menos ler o conteúdo. Ou seja, de cada 100 clientes, apenas três sabem os compromissos assumidos pelo vendedor em relação à segurança de dados privados.

3 - Proteja-se de sites maliciosos
Comece instalando programas de antivírus e o firewall e mantê-los atualizados em seu computador. Existem muitos fraudadores que criam cópias de endereços de lojas famosas a fim de roubar dados pessoais e de cartões de crédito. É importante checar no site informações da loja como razão social, CNPJ, endereço e canais de contato, para caso seja preciso localizar a empresa. Se o fornecedor não disponibilizar esses dados, desconfie. Sites que exibem um número de telefone celular como forma de contato devem ser evitados, bem como transações online em lan houses ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

4 - Proteja-se de eventuais defeitos
O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de 30 dias para as lojas virtuais sanarem problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua constatação. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou para o fabricante, à escolha do consumidor. A lei também dá um prazo de sete dias para desistir da compra virtual, sem apontar qualquer motivo, contado a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

5 - Fique de olho no preço do frete
Assim como no caso dos preços dos produtos, verifique os valores cobrados no frete semanas antes. Algumas lojas costumam aumentar o custo da entrega para compensar o desconto dado na mercadoria, e no final das contas o consumidor paga o mesmo valor que teria em data normal.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss