Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

94% dos empreendedores fariam tudo de novo mesmo diante de dificuldade

Brasileiros não se arrependem de investir em um negócio próprio. Motivação não é se tornar uma grande empresa, mas sim ter qualidade de vida. Dados são da pesquisa da GoDaddy

Por | 27/10/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Nove em cada 10 empreendedores brasileiros (94%) repetiriam toda a sua trajetória mesmo sabendo das dificuldades que enfrentariam para ter o próprio negócio. Determinação e garra são os principais fatores para chegar ao sucesso no empreendedorismo para 85%. Os dados fazem parte de pesquisa global "Future of Work", realizada pela GoDaddy para identificar o perfil de quem quer ser o próprio chefe. O levantamento contou com a participação de cerca de sete mil pessoas (2.500 proprietários de pequenas empresas), em 11 países (Austrália, Brasil, China, Canadá, Hong Kong, Índia, México, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e Cingapura) em agosto de 2016.

A pesquisa também levantou dados geracionais por país, indicando que, apesar das diferenças de idade, no Brasil as Gerações Y, X e Baby Boomer não diferem tanto na vontade de empreender, exceto pelo momento em que se encontram em suas carreiras: 62% da Geração Y tinha um emprego fixo quando decidiu empreender e apenas 9% partiu para o próprio negócio porque foi despedido. Em contrapartida, 56% da Geração X tinha um emprego fixo quando decidiu empreender, mas 26% começou o próprio negócio por ter sido despedido. 

Boa parte da Geração X é empreendedora por necessidade: precisaram encontrar formas alternativas de renda e ocupação, e o empreendedorismo pareceu a opção mais viável, em tempos em que as empresas estão apostando em demissões ao invés de contratações. Os Baby Boomers não ficam para trás quanto a isso: 20% deles também começaram o próprio negócio devido à perda do emprego.

Pouco mais da metade (57%) dos Baby Boomers tinham um emprego fixo quando decidiram empreender. 11% da Geração Y decidiu empreender quando era estudante, 10% dos Baby Boomers também tomaram essa decisão quando ainda estudavam, porém apenas 4% da Geração X tomou a mesma decisão quando estudante. Por conta do contato muito próximo da tecnologia desde muito jovem, a Geração Y é considerada empreendedora por natureza. Com facilidade de se ambientar no universo online, eles encontram na Internet muitas informações e facilidades para criar um negócio inovador. Por isso, quando ainda estudantes sentem o despertar da vontade de empreender.

A maior motivação para empreender para 35% dos respondentes é a flexibilidade de trabalhar quando, como e de onde quiser. 29% consideram a segurança em ter o próprio negócio (e não correr o risco de perder o emprego) a maior motivação. Quando vistos por geração, os dados não são tão discrepantes: 34% da Geração Y, 34% da Geração X e 39% dos Baby Boomers afirmaram que a maior motivação para empreender é a flexibilidade de trabalhar quando, como e de onde quiser; 29% da Geração Y, 30% da Geração X e 28% dos Baby Boomers consideram a segurança em ter o próprio negócio (e não correr o risco de perder o emprego) a maior motivação.

Além disso, ser uma grande empresa da Fortune 500 é prioridade baixa para as três gerações entrevistadas: 8% dos Baby Boomers, 7% da Geração X e apenas 5% da Geração Y afirmaram que se tornar uma empresa da Fortune 500 é a maior motivação.

A Geração Y demonstrou níveis mais altos de consciência social: 14% considera ajudar o mundo a resolver um problema a maior motivação para empreender, contra 6% da Geração X e 7% dos Baby Boomers. Apesar disso, a responsabilidade com o planeta é uma prioridade para 82% dos participantes (considerando-se as três gerações), que optariam por ter um negócio que lucrasse menos, mas priorizasse a sustentabilidade ambiental. E, nesse caso, os Baby Boomers são os mais conscientes: 87% priorizariam o meio ambiente, contra 75% da Geração Y.

Num panorama geral, podemos perceber que o brasileiro tem espírito empreendedor, pois apesar do atual momento econômico, no Brasil, 94% dos empreendedores brasileiros entrevistados disseram que, sabendo tudo o que sabem hoje, fariam tudo de novo. E disseram mais: 85% acreditam que a chave para o sucesso no empreendedorismo é determinação e garra.

GoDaddy, Empreendedorismo, Startup, Millennials, Baby Boomer

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss