Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

8 tecnologias que mais influenciarão empresas em todo o mundo até 2020

Inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain e internet das coisas estão na lista apontada PwC. Resultado de uma avaliação realizada com mais de 150 tecnologias

Por | 20/10/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain, o uso dos drones, internet das coisas, robôs, realidade virtual e impressão 3D são as oito tecnologias que mais impactarão as empresas em todo o mundo até 2020. A lista foi apontada pela consultoria PwC, que analisou uma lista com 150 inovações no estudo Tech Breakthroughts Megatrends. Essas tecnologias irão impactar em todos os aspectos do modelo de negócio de uma empresa, independentemente do porte. Algumas influenciarão de forma muito benéfica e outras de forma bastante desafiadora.

Os impactos abrangerão o mercado de trabalho com a criação de novas categorias profissionais, passando pela relação comercial com clientes, definição da estratégia de negócios e de gestão da empresa, até a área operacional, com o uso, por exemplo, de drones, impressão 3D ou inteligência artificial para melhorar a eficiência operacional e fornecer vantagem competitiva.

Inteligência artificial (AI): é um conceito "guarda-chuva" composto de vários subcampos, como a aprendizagem da máquina, que se concentra no desenvolvimento de programas autodidatas. São algoritmos de software capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como a percepção visual, o reconhecimento de voz, a tomada de decisão e a tradução de uma língua,.

Realidade aumentada (AR): é a adição de informação ou recursos visuais para o mundo físico, por meio de uma imagem gráfica e/ou sobreposição de áudio, a fim de melhorar a experiência do usuário em uma tarefa ou com um produto. É distinta da Realidade Virtual (RV), usada para recriar a realidade dentro de uma experiência confinada.

Blockchain: recibo de transações feitas por bitcoin, ou seja, uma  plataforma de distribuição eletrônica que usa algoritmos de software para gravar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. As movimentações são compartilhadas entre várias partes e, uma vez inseridas, não podem ser alteradas.

Drones: veículos aéreos não tripulados controlados remotamente por pilotos ou  de forma autônoma por computadores de bordo em um plano de voo pré-definido.

Internet das coisas: objetos - como aparelhos, veículos e outros - com sensores, software, capacidade de computação e acessíveis por uma conexão de rede que podem coletar e trocar dados pela internet, sendo monitorados ou controlados remotamente.

Robôs: máquinas eletro-mecânicas ou agentes virtuais que automatizam, aumentam ou apoiam as atividades humanas, de forma autônoma ou de acordo com instruções pré definidas. Os Drones também são robôs, mas, devido à sua importância e impacto nos negócios, a PwC optou por considerá-los como uma tecnologia à parte.

Realidade virtual (VR): é a simulação tridimensional de uma imagem ou um ambiente completo dentro de um espaço definido e contido, sendo possível interagir de forma realista. A VR pretende ser uma experiência imersiva e, normalmente, requer equipamentos como capacete e fones de ouvido.

Impressão 3D: é uma técnica de fabricação utilizada para criar objetos tridimensionais, com base em modelos digitais, por meio de camadas sucessivas de materiais - a "impressão". Essa técnica depende de material inovador, incluindo plástico, metal, e, mais recentemente, vidro e madeira, que seriam as "tintas" da impressão.

A realidade aumentada ganha cada vez mais espaço no Brasil, como mostra estudo disponível no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo disponível para assinantes. 





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss