Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Dia das Crianças: ações tentam retomar o crescimento nas vendas

Diversão continua sendo o mote das campanhas, mas dessa vez com um apelo mais lúdico e simples. Vendas no online devem crescer 11,5%, de acordo com pesquisa da E-Bit

Por | 11/10/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Com um ano fraco nas vendas em datas comemorativas, o mercado espera bons resultados para o Dia das Crianças. A quinta data mais importante do varejo movimenta, além das lojas de brinquedos, os segmentos de vestuário e calçados infantis, artigos esportivos, eletrônicos, celulares, alimentação e lazer. A Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, prevê um crescimento nominal de 11,5% no faturamento das vendas online para o período da data deste ano.

O valor movimentado deve chegar a R$ 1,64 bilhão (maior que R$ 1,47 bi, em 2015). Entre 28 de setembro e 11 de outubro, período de 14 dias que antecede a data comemorativa, quatro milhões de pedidos serão feitos com tíquete médio de R$ 413,00. Em comparação com o ano passado, o número de pedidos deve ter aumento de 3,8% e o valor médio das compras deve crescer 7,4%.  A Ebit também aponta quais tipos de produtos devem ser os favoritos para presentear as crianças, dentro da categoria de brinquedos. Os cinco itens principais são bonecas, fantasias, blocos de montar, bonecos e personagens, e jogos diversos, respectivamente.

Os eletrônicos também têm a sua vez e devem ser a opção de presente de alguns pais. Pensando nisso, os celulares e tablets tendem a ser os produtos mais anunciados em mídia impressa e televisão neste Dia da Criança. As duas categorias já respondem por 56% dos anúncios deste ano, enquanto os presentes mais tradicionais como brinquedos e jogos respondem por 35%, e as bicicletas 9%, na prévia da quarta data mais esperada do ano pelo varejo, segundo dados da Shopping Brasil. 

Veja algumas ações preparadas pelas marcas para 2016.

Fazer o bem
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes realizou entre os dias 1 e 7 de outubro a campanha "Esqueci na GOL", como objetivo unir pessoas, presenteando crianças de todo o Brasil. Aqueles que quiseram participar da iniciativa puderam levar brinquedos em bom estado para os seus voos, que foram recolhidos pelos comissários e guardados com uma tag especial. Nela foi possível, inclusive, deixar uma mensagem de carinho para alguém que irá receber o presente.

Os brinquedos doados serão entregues para crianças atendidas por diferentes entidades do país que fazem parte do programa de voluntariado da empresa, o Colaborador Cidadão. A cada brinquedo "esquecido" a bordo, a GOL também se compromete em doar mais um para que mais crianças possam celebrar a data com um brinquedo especial.

Já o Vá de Táxi, aplicativo para chamada de corridas parceiro da Porto Seguro, firmou uma parceria com o projeto social Taxistas do Bem para divulgar a campanha "Faça uma criança feliz", que tem por objetivo arrecadar brinquedos para serem distribuídos em comunidades carentes de São Paulo e região metropolitana, no dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças. As doações foram feitas até o dia 9 de outubro no posto de arrecadação do Taxistas do Bem, que fica localizado na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

A organização internacional de combate à pobreza, ActionAid, lançou a campanha #oPresenteQueEuQuero. A iniciativa, criada pela Artplan, convida as pessoas a aderirem à tradicional troca de fotos de perfil que toma o Facebook nesta época do ano, mas dando visibilidade a crianças que fazem parte do programa de apadrinhamento da ActionAid, e precisam de apoio hoje. Para participar, basta acessar o hotsite da campanha e escolher entre as fotos de 10 crianças. Quando uma pessoa apadrinha uma criança pela ActionAid, o dinheiro que ela doa mensalmente vai para o projeto realizado na comunidade onde a criança vive, beneficiando, assim, um conjunto de indivíduos e não apenas uma família. E ela se corresponde com a criança por meio de cartas, em uma comunicação totalmente mediada pela organização. O valor da doação mensal para o programa de apadrinhamento da ActionAid é de R$ 52,00.

Varejo
Para comemorar o Dia das Crianças, a Uncle K preparou uma ação especial para os adultos. No mês de outubro, os clientes que realizarem compras de qualquer valor ganharão a Carteira Cubo Mágico, produzida em edição limitada, em papel que não molha e não rasga. A promoção é válida enquanto durarem os estoques, nas lojas da Tijuca, Icaraí e Juiz de Fora, além do e-commerce.

Já a rede Pompéia apresenta uma campanha interativa e divertida. Por meio de um quiz, a marca estimula adultos e crianças a entrarem na brincadeira interagindo com o comercial. Foram criadas cinco versões de vídeo para TV e três versões para web. Cada um apresenta uma pergunta diferente, com questões como "Quantas vezes o menino ruivo troca de roupa" ou "qual a cor do bambolê da menina?". Além do filme, a marca apresenta também um catálogo com brincadeiras que abrange crianças de várias idades, além de mostrar os looks especiais da nova coleção de verão. O catálogo está disponível para download no site junto com um molde de Tangram - tradicional quebra-cabeças com figuras geométricas de origem chinesa, em que é possível montar várias formas divertidas.

A Fnac se prepara para a demanda de final de ano e amplia sua linha de produtos destinados a crianças na faixa etária de 0 a 13 anos. Agora, o universo de produtos infantis da Fnac conta também com jogos clássicos (como, por exemplo, Monopoly, Genius, Banco Imobiliário, War e Jogo da Vida), produtos para iniciação às artes plásticas (como cavaletes, telas e massa de modelar) e bichos de pelúcia, como os grandes sucessos Beanie Boo´s (DTC) e Tsum Tsum (Estrela).

Um catálogo especial, com 24 páginas, reúne mais de 200 sugestões de presentes para crianças de 0 a 13 anos. Como parte integrante do catálogo, páginas cheias de brincadeiras e atividades divertidas. Em cada loja da rede, uma cartola mágica surpreenderá os visitantes. Todos os clientes que fizerem compras até o dia 16 de outubro ganham o direito de retirar uma surpresa de dentro do objeto. Além disso, todos os associados Fnac têm 30% de desconto em todos os itens. As lojas também oferecerão programação especial, com oficinas, shows e contação de história. O Especial Harry Potter tem aulas de poções e oficina de artefatos mágicos, preparando a turma para os aguardados eventos de lançamento da edição em português de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, no dia 30 de outubro.

Já a Saraiva preparou uma ação com personagens do universo online. Os youtubers RezendeEvil e Malena estampam as peças criadas pela rede para a data. Com linguagem moderna, a campanha busca engajamento do público infanto-juvenil. Além deles, outras personalidades marcam presença na ação, contando quais brincadeiras e/ou games marcaram a infância: Bibi Tatto, Christian Figueiredo, Ítalo Matheus, Lucas Lira, Mandy Candy, Pam Gonçalves e Zangado, a blogueira Babi Dewet e as escritoras Carina Rissi e Isabela Freitas. Em depoimentos pessoais, é possível conhecer um pouco mais sobre a história de cada um deles.

Para aproximar cada vez mais as crianças do universo lúdico e cultural, a Saraiva, junto a seus parceiros, programou uma série de eventos especiais que irão animar as lojas durante todo o período. São mais de 200 ações, como contações de histórias e oficinas literárias e recreativas, com destaque para atividades de mágica, massinha e Minecraft. Além disso, no próprio dia 12 de outubro, algumas lojas da rede terão carrinhos de pipoca, que deixarão a data ainda mais gostosa.

No mundo da moda, as marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre prometem transformar o Dia das Crianças em um momento inesquecível. Nas compras acima de R$ 699,00, o cliente escolhe um kit desenvolvido especialmente para celebrar a data: uma cabana mais um saco de dormir. A promoção é válida até o dia 12 ou enquanto durarem os estoques das lojas.

Para comemorar essa data tão esperada pelos pequenos a Marisol dará um banquinho em papelão com cara de bichinho nas compras acima de R$ 249,00. A promoção é válida até o dia 12, ou enquanto durarem os estoques das quatro lojas da rede - Shopping Palladium em Curitiba (PR), no Shopping Eldorado em Campo Grande (MS), no Partage Shopping em Campina Grande (PB) e no Boulevard Shopping em Belo Horizonte (MG).

Entre a vontade de ganhar um brinquedo ou incrementar o guarda-roupas com as mais exclusivas peças de seu personagem predileto, a Riachuelo apostou na estratégia de oferecer os dois juntos. Na compra de três itens, a criança ganha um brinquedo desenvolvido pela The Marketing Store Brasil, líder de mercado na produção de produtos promocionais. Entre os itens estão lanternas com dínamo do Adventure Time, Minions Saltadores, braceletes que lançam tazos dos Avengers, Batman, Superman, Tartarugas Ninja, luminária na forma de Minnie, que projeta figuras no teto, uma frasqueira fashion da Barbie e até um porta-joias com colar exclusivo da Frozen.

Para o Dia das Crianças, a C&A faz uma viagem ao mundo da fantasia e traz para a realidade ideias que acompanham todas as fases de meninos e meninas, desde bebês até as linhas kids e teen. São peças 100% algodão inspiradas nos personagens da Disney, e em super-heróis das histórias em quadrinhos. Para bebês, bodies estilo fantasia com desenhos de Mickey, Dálmata, Branca de Neve e Minnie e para as meninas apaixonadas por Barbie camisetas com a estampa da it-girl, vestidos rosa e jardineiras em tom de azul claro. Os meninos entram em cena com camisetas, regatas, bonés e bermudas estampadas com super-heróis como Capitão América, Batman e Super-Homem.

Já o Walmart preparou um especial para o Dia das Crianças com o objetivo de estimular as brincadeiras fora de casa. No hotsite criado pela companhia, além dos brinquedos, é possível encontrar várias dicas de como se divertir com os pequenos em vários ambientes. Para facilitar a escolha do presente, o site agrupou as sugestões de acordo com os tipos de brincadeiras, separadas por Terra da fantasia (princesas e bonecas), Agora é no play (escorregadores e piscinas de bolinhas), Explore o mundo lá fora (bicicletas, miniveículos, skates elétricos e Nerfs), Apertando os botões (jogos, consoles e acessórios eletrônicos), Brincar de aprender (brinquedos educativos), além dos clássicos jogos de tabuleiro e super-heróis. Há também a possibilidade de escolha de acordo com a idade da criança ou pelo preço do presente -  até R$ 49,00 até R$ 99,00 e acima de R$ 100,00.

A Chilli Beans, em parceria com a Mattel, preparou uma promoção em que, na compra de qualquer modelo de óculos de sol infantil, que faz parte do licenciamento, o consumidor ganha um brinde especial para complementar o presente. Para as meninas, opções de modelos nas cores rosa, roxo e branco, e shapes quadrados e gatinho. O gift (copo e batom) são da Barbie. Já para os meninos, tons de azul, marrom, verde e notas claras, com armações esportivas e clássicas. A Hotwheels preparou um copo e uma lanterna para deixar a data ainda mais radical. A promoção é válida até 12 de outubro ou até durarem os estoques.

Inspirada nas atividades infantis por meio das quais as crianças aprendem a desenvolver as habilidades que irão precisar ao longo da vida, a Tok&Stok lançou a campanha "Movimento Brincadeira Turma da Mônica" em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A marca busca incentivar turminhas do Brasil todo a celebrar a brincadeira, colocando todo mundo para se mexer.

A coleção traz lançamentos como um ski duplo bem divertido, um andador sapato equilibrista, um jogo de tacos, entre outros. Todos coloridos e com estampas dos famosos personagens Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão. Para completar a diversão, a loja ainda apresenta produtos recreativos como cavalo e carneirinhos de balanço, pufes de bichinhos e biombo de teatrinho, além de móveis especialmente fabricados para decorar e divertir como beliche com escorregador, cama com cabana, estante para guardar e brincar de trenzinho.

Internet
Para ajudar quem ainda está com dúvidas de como presentear no dia 12 de outubro, o Buscapé criou a ação "Uni-Duni-Tê, quem escolhe meu presente é você!", que por meio de um questionário auxilia o consumidor a encontrar a opção ideal para a data comemorativa. Além de poder utilizar os filtros de idade, faixa de preço e tipo de produto, o usuário tem acesso a um dinâmico quiz em que é convidado a responder perguntas a respeito da criança a ser presenteada. Dessa forma, um algoritmo cria um perfil do pequeno e oferece curadoria de produtos selecionados que se ajustam às suas preferências.

Ao final do questionário, o consumidor pode fazer o download do resultado da sugestão em forma de cartão-presente para entregá-lo junto ao produto escolhido com a ajuda do Buscapé. Em meio à seleção de ofertas, o usuário ainda tem acesso à personalização de um paper toy, que pode ser impresso, e uma série de conteúdos com dicas do universo infantil.

Para reviver os tempos do Sítio do Pica-Pau Amarelo e comemorar o Dia das Crianças, a Academia da Carne Friboi criou um especial com receitas exclusivas inspiradas nos personagens e disponibiliza ainda um divertido e inédito livro de colorir para as crianças. Em vídeos gravados no cenário do seriado, as atrizes Suely Franco, que interpretou a Dona Benta, e Dhu Moraes, que fez o papel da Tia Nastácia, ensinam, ao lado do chef de cozinha Guga Rocha, receitas inspiradas nos personagens.  Os pratos foram criados com exclusividade para a ação e contam com delicias como o Bolinho da Tia Nastácia, preparado com carne moída, Pasteizinhos mágicos da Emília, recheados com costela desfiada, Segredos de Narizinho, um escondidinho de fácil preparo, e a Panelada do Saci, um cozido de alcatra com legumes.

Além disso, a Academia da Carne Friboi disponibiliza, gratuitamente, um divertido Livro de Colorir criado com exclusividade para a plataforma neste Dia das Crianças. As imagens trazem os personagens em divertidas cenas de preparo das receitas e promete entreter a criançada. O material está disponível para download na plataforma.

Lançamentos
As marcas tradicionais de brinquedos apostaram na data para apresentar seus lançamentos do ano. A Lego comemora o Dia das Crianças deste ano trazendo ao Brasil lançamentos das linhas City, Ninjago e Star Wars. Já a Estrela traz novidades que prometem alegrar a data, unindo os pequenos e os grandinhos, como o Molha Cuca, Tortada do Chef, as amiguinhas estilosas da coleção Look Fashion, entre outros. A companhia preparou uma série de ações para esse final de ano, como licenciamento e co-branding.

A Penalty preparou um kit especialmente para essa época do ano.  A caixa Mini Campeões traz um meião e um calçado exclusivo, que pode ser usado desde uma partida de futsal com os amigos até as aventuras diárias do colégio. O calçado conta com uma biqueira protetora que resiste aos altos impactos e está disponível nas cores azul e verde limão; laranja, preto e cinza; branco e pink, azul, laranja e preto. O kit já está à venda nas lojas de produtos esportivos em todo o território nacional e o preço sugerido é R$ 99,99. A numeração dos calçados varia do 26 ao 36.

Já a Lorenzetti desenvolveu as Duchinhas Divertidas, que tornam o banho uma extensão do lazer, proporcionando uma experiência mais animada. Composta por oito modelos em formato de patinho, golfinho, peixinho, tartaruga, polvo, sapo, jacaré e hipopótamo, a linha de é produzida em borracha macia, que permite o manuseio da criança sem o risco dela se machucar. Além disso, a tinta utilizada é atóxica, garantido o cuidado com a saúde dos pequenos. Indicada para crianças de 1 a 7 anos, as duchinhas são desenvolvidas para serem encaixadas na ducha manual, possibilitando a remoção rápida e prática.

Shoppings
Os shoppings são outra categoria que se empenham em fazer do Dia das Crianças um período especial não apenas de compras, mas também de lazer. Este ano, em especial, os centros de compras vêm investindo no relacionamento e em diferentes serviços para atrair o público. Os shoppings do Grupo Partage promovem uma série de atividades em homenagem ao Dia das Crianças. O Partage Shopping Rio Grande recebe, até o dia 16 de outubro, a exposição "Mundo Jurássico". A atração conta com mais de dez réplicas de dinossauros espalhados pelos corredores.

O Partage Norte Shopping Natal criou o "Solte a Voz Kids", concurso musical que promete descobrir os pequenos talentos da região. Durante o mês de outubro, serão realizadas as eliminatórias. Oito candidatos disputarão a semifinal, no dia 23 de outubro. Destes, cinco irão para a grande final, no dia 30. A premiação está dividida em: primeiro colocado - um iPhone 6S -  segundo, um iPad e o terceiro, um notebook. Além disso, o campeão terá uma música reproduzida em uma rádio local.

No Partage Shopping São Gonçalo as atividades estão relacionadas ao universo circense - brincadeiras, oficinas e apresentações. Os pequenos que visitarem o empreendimento poderão se divertir com as seguintes atrações: oficina de malabares, show de malabarismo, pintura facial, bola mania (escultura com bola no palito), show de palhaços, oficina de mágica e um show de mágica inédito. No Partage Shopping Betim, foi montado um parque de camas elásticas Air Jump, que promete fazer a criançada tirar o pé do chão. Além disso, a Piscina Gigante de Bolinhas estará disponível no shopping durante todo o mês de outubro e dessa vez ainda maior, com quase 300 metros e mais de 500 mil bolinhas. Também foi construída a Frozen Time, uma superpista de patinação no gelo, com cerca de 200m² e capacidade para receber até 50 patinadores simultaneamente.

O Partage Shopping Parauapebas realiza um Campeonato de Jiu-Jitsu Infantil, um concurso de calouros mirins, a apresentação do espetáculo `Encantadas´, um jogo lúdico sobre educação no trânsito, um evento de dança e uma feira de adoção de animais, ao longo do mês. O Partage Shopping Campina Grande terá um cronograma especial para a criançada. Várias atividades lúdicas que estimulam a criatividade e a concentração fazem parte da programação, como aulas de circo, mágica, música, contação de histórias e oficina de cupcakes. No Partage Shopping Mossoró, os pequenos poderão curtir a Feira de Adoção de Animais, o Paint Ball, a Exposição Kids, com fotos de crianças, e uma exposição robótica.

As crianças que forem ao ParkShopping Campo Grande encontrarão a exposição "Na Era dos Dragões" e o espaço da Galinha Pintadinha, com atrações de aventura, como circuito de arvorismo e tirolesa. O Shopping Metropolitano Barra montou a oficina "Tem Criança na Cozinha" e a Piscina de Bolinhas gigante. A culinária também foi tema para a ação do Recreio Shopping, que está com o evento Mini Chef Saudável. De 8 a 12 de outubro, crianças até 12 anos se divertirão na cozinha e aprenderão a importância de uma boa alimentação. 

Outros shoppings do Rio de Janeiro promovem ações especiais para o Dia das Crianças.  Os shoppings: Bay Market, Center Shopping Rio, Pátio Alcântara, Santa Cruz Shopping, Shopping Grande Rio e West Shopping estão com atrações para os pequenos como: oficinas de pipas, peça infantil, ações circenses, distribuição de vales-brindes e muitas brincadeiras.

Alimentação
Para comemorar essa data tão especial, a Kopenhagen apresenta o Kit Gourmet do Lingato - mascote da marca.  Os pequenos que adoram ajudar na cozinha poderão, com o auxílio dos pais, ser mini-chefs por um dia e preparar uma receita de um delicioso fondue de chocolate com frutas, que vem no verso da caixa. Além da receita, o kit acompanha 148 gramas de pastilhas de chocolate, um avental e um chapéu do Lingato. O kit estará disponível em todas as lojas da empresa pelo valor de R$ 59,00.

O Outback Steakhouse presenteará todas as crianças no Dia das Crianças com um cantil exclusivo customizado com os personagens infantis do Outback, o canguru e a crocodilo. O brinde estará disponível em todos os restaurantes da rede no Brasil apenas na quarta-feira, dia 12, ou enquanto durarem os estoques. Além disso, as crianças de até 12 anos de idade podem se deliciar com o Kid´s Menu, que traz refeições especiais e exclusivas para a garotada.

Já a Chocolates Brasil Cacau disponibilizou uma variedade de produtos infantis que podem ser combinados de acordo com a preferência do cliente. As embalagens em formato de casinha do Cartoon Network oferecem três opções: Meninas Superpoderosas, Gumball e Hora da Aventura. Além disso, o sucesso Maleta Equestria, com as personagens de My Little Pony, também volta às lojas. Outro produto que retorna a pedido dos consumidores é o Squeeze das Meninas Superpoderosas e do Gumball, que foram vendidos na Páscoa desse ano.

Leia também: Dia das Crianças: 5 passos para melhorar as vendas

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss